Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É assim tao grave? Que alarmismo queres criar ?
Alarmismo é diferente de histeria, alarmismo é mais sinónimo de estar alerta, que é algo que as pessoas deviam estar.
As pessoas geralmente não estão alerta para nada, ou então, estão histéricas e tomam atitudes descabidas....natureza humana, meu caro.

Uma pluma de poeiras tão densa como está a ser modelada pode causar bastantes chatiçes, nomeadamente a pessoas que sofrem de doenças crónicas respiratórias..
É claro que a maior parte da poeira vai estar em suspensão a um par de kms acima da superficie, mas logicamente que alguma deverá misturar-se com o ar das camadas inferiores, dai que possa ser chato para as/algumas pessoas.
 


jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Para pessoas com problemas de asma e afins é importante ter especial atenção sim! Eu que o diga.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Quando se acaba uma frase com "tá a ficar bonito tá" fica-se sempre com a ideia que algum de mau vai acontecer.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Relativamente á RAM, teremos uma situação potencialmente complicada em especial amanhã.

RAM Sab21h----2f06h

Segundo os modelos globais e o mesoescalar WRF teremos uma forte perturbação do jet a afectar a região, que deverá ao longo este periodo estrangular e isolar-se numa cut-off com movimento lento para NW.

A RAM deverá ficar a leste e sueste do nucleo da perturbação, numa região de forte forçamento dinamico e fluxo intenso em todos os niveis.

O suporte dinamico oferecido pela perturbação/cut-off deverá resultar no cavamento de uma depressão a NW da RAM, colocando a região num fluxo humido e quente com advecção abundante de ar tropical maritimo....o arrefecimento em altura em conjunto com este ar energético á superficie deverá gerar CAPE até 1000-2000J/Kg.

A presença de um forte Low level jet de S/SE acompanhando o sector quente deverá potenciar o levantamento orografico,pelo que desde logo deverão haver condições favoraveis á ocorrencia de chuvas orograficas importantes na vertente S/SE da Madeira.

Por outro lado, a interacção desde fluxo forte de SE nos niveis baixos com o jet de niveis altos que entra de SW deverá criar perfis de shear forte de caracter rotacional, pelo que a convecção que surgir ( em especial no eixo térmico pré frontal durante a tarde de Domingo) deverá benificiar de condições favoraveis á organização em MCS/Multicelulas não sendo de descartar algumas estrutura supercelulares.

Os riscos mais evidentes desta actividade prendem-se com a ocorrencia de precipitação pontualmente excessiva, rajadas severas e granizo.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Peço desde já desculpas pelo off topic, mas uma vez que o assunto se formou aqui, se eu colocasse as perguntas em outro tópico dificilmente seriam respondidas, e também não sei de um tópico apropriado.
Isso tem a ver com os cuidados que devemos ter para a semana que se aproxima, e para além de cuidados com a hidratação eu gostaria de perguntar se esta poeira pode entrar pela casa adentro. Há outro caso de asma em casa para além do meu, e eu também sou terrivelmente alérgica, conforme que confesso estar preocupada.
Se eu mantiver as persianas cerradas já será o suficiente para evitar a poeira ou terei de fechar os vidros também?
Queria sugerir à moderação a criação de um tópico a abordar os problemas que podemos ter com certas condiçőes meteorológicas, e como tentar minimizá-los ou mesmo evitá-los, acredito que fosse útil.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Peço desde já desculpas pelo off topic, mas uma vez que o assunto se formou aqui, se eu colocasse as perguntas em outro tópico dificilmente seriam respondidas, e também não sei de um tópico apropriado.
Isso tem a ver com os cuidados que devemos ter para a semana que se aproxima, e para além de cuidados com a hidratação eu gostaria de perguntar se esta poeira pode entrar pela casa adentro. Há outro caso de asma em casa para além do meu, e eu também sou terrivelmente alérgica, conforme que confesso estar preocupada.
Se eu mantiver as persianas cerradas já será o suficiente para evitar a poeira ou terei de fechar os vidros também?
Queria sugerir à moderação a criação de um tópico a abordar os problemas que podemos ter com certas condiçőes meteorológicas, e como tentar minimizá-los ou mesmo evitá-los, acredito que fosse útil.

Observando as cartas de previsão das poeiras, só o sul será atingido com algum significado, mas não é consensual:
Domingo
vNVef9V.jpg


Segunda
o3tJNCL.jpg


outra animação para poeiras em altitude:
http://www.bsc.es/projects/earthscience/visor/dust/spain8/dld/latest/dld.loop.gif

Comparar com estas previsões ao nível do solo:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en

http://www.bsc.es/projects/earthscience/visor/dust/spain8/sfc/latest/sfc.loop.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Névoa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Se eu soubesse não tinha falado na poeira.lol
Eu não estava a criar alarme, é uma situação perfeitamente normal derivado à circulação e ventos.
Só importa uma coisa, o pessoal alérgico e com asma etc para ter um pouco de precaução. :)

Não, é assim tão normal essa situação, para mais com essa cor. É uma cor bastante mais comum no deserto do Sahara do que no sul do país, que eu lembro-me nunca vi tal situação, mas posso estar a cometer uma gaffe.

17510493_CFTdU.jpeg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se eu soubesse não tinha falado na poeira.lol
Eu não estava a criar alarme, é uma situação perfeitamente normal derivado à circulação e ventos.
Só importa uma coisa, o pessoal alérgico e com asma etc para ter um pouco de precaução. :)

Ainda bem que alertaste para a situação, não é alarmismo, é prevenção e é algo que normalmente não damos a devida atenção. Note-se que não é só as poeiras, investigação mostrou que também são transportadas bactérias e esporos.
Exemplos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1932751/
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/07/100726094751.htm

Este trabalho parece-me especialmente relevante:
http://acm.eionet.europa.eu/docs/ETCACM_TP_2011_4_health_effects_sahara_dust.pdf
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Brunomc e Névoa

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite ,

O IPMA , na sua previsão mensal , parece que está convencido que o " verão " que " regressa " amanhã vai durar até meio de novembro .

Incrível a semelhança deste ano com 99 , ambos com verões chuvosos e setembro e primeira metade de outubro extraordinariamente chuvosos .

E depois ? Em 99 ,a partir de meados de outubro veio anticiclone e mais anticiclone .

Continuando a ser uma cópia de 99 , acredito que poderemos ter anticiclone até ao natal ou lá perto .

Acabou a festa ( para quem gosta de chuva ) .
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite ,

O IPMA , na sua previsão mensal , parece que está convencido que o " verão " que " regressa " amanhã vai durar até meio de novembro .

Incrível a semelhança deste ano com 99 , ambos com verões chuvosos e setembro e primeira metade de outubro extraordinariamente chuvosos .

E depois ? Em 99 ,a partir de meados de outubro veio anticiclone e mais anticiclone .

Continuando a ser uma cópia de 99 , acredito que poderemos ter anticiclone até ao natal ou lá perto .

Acabou a festa ( para quem gosta de chuva ) .

As semelhanças só valem se forem extensivas a todo o globo, ou pelo menos ao Atlântico, incluindo a estação dos furacões e as SST. Será necessário investigar estes dois últimos aspectos, pelo menos.