Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Reportorio

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
105
Local
Miratejo, Vasco Esteves Bx (Seia)
A meteorologia não ´uma ciência de adivinhação ou sensações. Mas tenho uma forte sensação que alguma humidade mais forte ou mesmo chuviscos irão aparecer muito em breve 2 a 3 dias máximo, depois explico porquê se se confirmar esta sensação. Peço desculpa por este caso off-topico.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estou agora a ver o "tempo presente" (de 1 hora atrás, na realidade) no site do ipma e estou espantada com uma série de registos, nomeadamente Gago Coutinho com 23,7C, muitíssimo inferior ao Litoral Norte. O interior desde Castelo Branco para cima também parece ter escapado do calor, embora a previsão já acusasse esta situação na Guarda. Agora, se compararmos o "tempo presente" com o mapa ao lado ("previsão"), constatamos que das duas uma: ou alguns locais demoram muito mais para aquecer ou a previsão já falhou redondamente ali, e ainda estamos na segunda. Há ainda uma terceira hipótese, que é de já terem atingido a máxima a já terem arrefecido muito, mas acho que não. ;)

Por vezes nestas situações do quadrante Leste, localmente o grande estuário do Tejo talvez traga uma moderação das temperaturas para a zona oriental de Lisboa. Às 12h utc ainda a temperatura ia a subir, chegou aos 27º, a máxima prevista era 28º, não ficou longe. ;)
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=579&idEstacao=579
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Por vezes nestas situações do quadrante Leste, localmente o grande estuário do Tejo talvez traga uma moderação das temperaturas para a zona oriental de Lisboa. Às 12h utc ainda a temperatura ia a subir, chegou aos 27º, a máxima prevista era 28º, não ficou longe. ;)
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=579&idEstacao=579

Pois, e depois também vi que existem inúmeras estações para Lisboa, e eu não sei se a previsão é para uma suposta média destas estações ou se adoptam alguma para referência. Para ter uma ideia mais precisa o ideal seria trabalhar com os dados de todas as estações do ipma e verificar cada caso, quando acontecem os picos de temperatura, comparar, verificar a HR e vento, levar em consideração os factores orográficos, etc. Mas obrigada pelo feedback! :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O relatório mensal de outubro vai ser muito interessante... esta vaga de calor terá certamente valores que terão de ser reportados à Organização Meteorológica Mundial.

Há 3 anos atrás foi o Outubro mais quente desde que há registos, nos dias 13, 14,15 havia máximas nos 36ºC. E o calor já vinha muito instalado de trás, e havia também alguma seca.
Penso que este evento, espero, não chega a esse nível.
Para acompanhar este evento de calor em termos de climatologia e ir fazendo o balanço dia a dia, usemos o outro tópico de Monitorização Clima de Portugal:
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2014.7460/page-9#post-452040
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Mas tenho uma forte sensação que alguma humidade mais forte ou mesmo chuviscos irão aparecer muito em breve 2 a 3 dias máximo, depois explico porquê se se confirmar esta sensação. .
É o reumatismo a dar ar de sua graça ? :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
tudo muito parado por 6-7 dias... uma saída suave do mês de outubro.

Na run das 00h o GFS tinha mudado de ideias, e descia o anticiclone de tal maneira que entrava o oeste logo no fim de semana, mas na das 06h voltou atrás. Este calor vamos pagá-lo bem caro, e quase me parece impossível manter-se estabilidade com tanto calor e ainda as anomalias positivas das temperaturas superficiais do oceano envolvente

http://www.nhc.noaa.gov/tafb/atl_anom.gif
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não me parece que vá ser tanto tempo, os modelos deverão começar a cortar no calor, logo encurtando o tempo que irá durar. Mas se for muito tempo, também não é nada estranho, é quase mais comum termos vagas de calor fora do verão que no verão.

Parece que o calor irá continuar pelos próximos dias, nunca pensei que se mantivesse tanto tempo, é impressionante como ainda subestimo muitas vezes este tipo de situações e eventos, já apanhei tantos escaldões com este tipo de situações e não aprendo, tenho sempre a esperança que o calor não seja tão prolongado/forte mas afinal no nosso país aquilo que mais reina é o calor e não o frio, eventos frios são sempre aquém do esperado, os eventos de calor tal como aquele que se vive reinam quase sem fim.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Parece que o calor irá continuar pelos próximos dias, nunca pensei que se mantivesse tanto tempo, é impressionante como ainda subestimo muitas vezes este tipo de situações e eventos, já apanhei tantos escaldões com este tipo de situações e não aprendo, tenho sempre a esperança que o calor não seja tão prolongado/forte mas afinal no nosso país aquilo que mais reina é o calor e não o frio, eventos frios são sempre aquém do esperado, os eventos de calor tal como aquele que se vive reinam quase sem fim.

Acho que é normal que não estivéssemos a prever tanto calor no final de Outubro, eu também estava bastante céptica no início, e também ando a recriminar-me por isso. Mas sim, concordo muito, aqui o calor é um factor de risco, e não o frio, é com o calor que temos de ter muito cuidado.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Há 3 anos atrás foi o Outubro mais quente desde que há registos, nos dias 13, 14,15 havia máximas nos 36ºC. E o calor já vinha muito instalado de trás, e havia também alguma seca.
Penso que este evento, espero, não chega a esse nível.
Para acompanhar este evento de calor em termos de climatologia e ir fazendo o balanço dia a dia, usemos o outro tópico de Monitorização Clima de Portugal:
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2014.7460/page-9#post-452040

Mesmo assim algumas localidades andam proximas dos 36ºC, principalmente nos distritos de Beja e Faro, pelo menos de acordo com o IPMA
Mnh1lMV.png

1AsvjsZ.png


A "mini-seca" começou dia 19 de Outubro e pelos vistos só vai durar até dia 30 de Outubro, talvez nos primeiros dias de Novembro já chova...
Pelo menos as temperaturas minimas vão baixar até aos 14ºC (Imagino que no norte baixe até aos 10ºC)
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje está previsto ser o dia com maior concentração de poeiras do Sahara à superfície. Os locais mais afectados parecem ser, segundo estes mapas de previsão, o noroeste e o Algarve. A Madeira também terá, especialmente nas zonas altas.
aPt3MBz.png
NQGBXQV.png

trIMYpM.png
cRBBTDI.png

imagens retiradas de:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
onde também se pode ver que se prevê o prolongamento da situação até ao fim de semana, mas com valores já gradualmente mais baixos das concentrações.
As concentrações podem atingir, segundo esta previsão, valores à volta de 100 microgramas por metro cúbico de ar. Considerando que o valor-limite anual de proteção da saúde humana é 40,0µg/m3 e o número máximo de vezes permitido pela legislação que os valores médios diários podem ser superiores a 50,0 µg/m3 é de 35 ultrapassagens por ano, isto para as partículas de dimensão até 10 micrómetros (PM10), a persistência de apenas 4 a 5 dias desta situação não é preocupante em face dos valores, esses sim preocupantes, resultantes da poluição antropogénica (por exemplo, veículos, especialmente nos meios urbanos). A preocupação vem apenas de que é um acréscimo à poluição quotidiana que já suportamos nas cidades.
A leitura do último relatório anual da Agência Portuguesa do Ambiente, "Identificação e Avaliação de Eventos Naturais no ano de 2012 em Portugal" dá-nos uma perspectiva destes fenómenos relativamente frequentes.
http://www.apambiente.pt/_zdata/DAR/Relatorio_Eventos_Naturais_2012.pdf
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tenham calma que está a ser modelada chuvinha para dia 28 :w00t:.

Da modelação à concretização vai uma certa distância... na run das 6h de hoje o GFS só coloca a chuva como abrangendo todo o território continental no dia 4 de Nov, o que a mais de 300 horas de distância é... futurologia. A situação nesta altura é como um pião que titubeia mas que não se consegue dizer exactamente quando é que vai cair.
 
  • Gosto
Reactions: Candy e Zapiao

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Previsão de diminuição acentuada das concentrações de poeira à superfície que efectivamente já está a ser confirmada pela observação:
k0o1n8u.png
DpZvSyp.png

AlQ1i1n.png
Db6puDH.png

os valores já são inferiores a 25 microgramas por metro cúbico, portanto abaixo do limiar de 40 tomado como referência de protecção da saúde.

A extensão da previsão aos próximos dias, http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en mostra que as concentrações vão manter-se baixas e persistindo mais na metade norte como efeito marginal da permanência nas áreas interiores e montanhosas da península ibérica espanhola. Da Galiza aos Pirinéus haverá ainda concentrações relativamente elevadas podendo ultrapassar o valor 100, mas deste lado da fronteira não excederão os valores baixos, até 25.

O arquipélago da Madeira continuará até dia 26 com concentrações que nas zonas altas podem atingir valores acima dos 100; nos Açores concentrações baixas ou insignificantes chegarão a partir do dia 26.