Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu queria dizer que era de magnitude maior em termos de ser na altura do mês que é, excluindo isso obviamente que o de 2011 foi bem maior. Desse modo, sim, apenas em Faro houve recordes absolutos, mas a temperatura nos outros sítios não subia tão alto a fim de Outubro há muito tempo.

Mas na minha opinião isso torna-se menos gravoso porque veio no seguimento de Setembro, agora o que se está a passar nunca ninguém pensaria que tal fosse acontecer, muito menos com esta magnitude e ainda menos depois de chuva e alguma frescura pelo país todo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: rozzo e SpiderVV


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
As temperaturas acima da média estão para continuar, embora com uma clara moderação nos próximos dias!
Espero não levarmos com temperaturas acima de 20 ºC e anticiclone até ao final do 2º terço de Novembro. :( Mas creio que a mudança poderá estar nos primeiros 5 dias desse mês!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Pelos vistos , o anticiclone poderá ser de menor duração do que parecia À primeira vista .

À vários dias que vinha sendo modelada a possibilidade de mudança de padrão a partir do próximo dia 28 pelo ECM . Penso que , neste momento , é claro que , pelo menos no Norte , vai haver uma mudança de padrão a partir da próxima terça - feira . Aliás , esta nebulosidade média - alta que apareceu desde ontem por aqui não costuma enganar , é uma mudança de padrão a aproximar - se .

Está a ser a nossa semana do " verão de S . Martinho " ( para mim tem todas as caraterísticas disso ;claro que posso estar enganado e mais para a frente aparecer outro anticiclone para me contrariar ) .
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na animação de satélite percebe-se que essa nublosidade são as bigornas em dissipação das células geradas sobre Montalegre/Larouco/Gerês
FuXsbj1.jpg


http://www.sat24.com/zoomloop.aspx?ir=false&region=eu&lat=41&lon=-6

Na carta sinóptica de superfície às 12h utc há efectivamente já delineada uma linha de instabilidade, curiosamente mesmo em cima de um pequeno núcleo anticiclónico:
goUodV1.gif


Nas últimas horas pressão atmosférica em queda em Bragança:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=575&idEstacao=575

A rega rendeu 4,5 mm, nada mau.

2w515ld.jpg

Parece que nada nem ninguém previu isto :lmao:
Esperam-se interpretações...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Parece que nada nem ninguém previu isto :lmao:
Esperam-se interpretações...

Claro que depois de acontecer é fácil criticarmos, mas...
Acho que é mais caso para dizer... Ninguém no IPMA estava atento a isso... Havia algumas ligeiras chances nos modelos...

Fw8nc22.png


gfVkH6o.png




E ainda para mais, do outro lado da fronteira não foi bem essa a "não" previsão... :inocente:



lR5u2qe.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guimeixen

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Claro que depois de acontecer é fácil criticarmos, mas...
Acho que é mais caso para dizer... Ninguém no IPMA estava atento a isso... Havia algumas ligeiras chances nos modelos...

Fw8nc22.png


gfVkH6o.png




E ainda para mais, do outro lado da fronteira não foi bem essa a "não" previsão... :inocente:



lR5u2qe.jpg

É uma crítica para o IPMA, isso assumo totalmente. Para nós aqui, claro que não.
Considero que não é nada profissional emitir uma previsão daquele teor à meia-noite e deixá-la ficar quando de certeza estavam a observar as alterações. É não dar importância às regiões e populações, neste caso do interior. Se eu por hipótese fosse Montalegrense e baseado nas previsões do IPMA tivesse agendado uma obra para esta tarde que não pudesse ser molhada, teria prejuízos. Mas se, mesmo ao início da tarde, ao voltar a consultar a previsão, estivesse lá dito "possibilidade de ocorrência de aguaceiros isolados... nas regiões do interior, ou montanhosas..." ou algo do género, teria cancelado. Senão, para que é que servem as previsões oficiais?
 
  • Gosto
Reactions: vamm

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Essa precipitação é estranha. Realmente está no radar. Qual é o tipo de nuvens associado? Será possível arranjar uma foto :nicephoto:?

E no RainAlarm até parece aproximar-se de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Aliás parece que já houve um aguaceiro fraco ali perto de Ponte de Lima:
ixZC3Tk.jpg

Wz8xaTW.jpg

M3xEsTY.jpg

zMT3jO0.jpg


Desconfio que deve ser reflectividade em virga.

Pois, mas mesmo assim pode ser virga, só me convenço com uma observação directa.
O IPMA diz nada, fala só de "temporariamente muito nublado por nuvens altas". Ora nuvens altas só podem dar virga por isso é que eu estava a pedir a alguém que fizesse uma observação visual se possível.

Se não tivermos confirmação directa ficamos sem saber. Era importante termos a certeza de que caíu mesmo chuva no solo, ou não, para aferirmos a precisão das previsões dos modelos e interpretar correctamente o que vemos nos radares. Porque pelas imagens de satélite não concluo coisa alguma, parecem-me cirrus, não vejo nuvens de convecção em desenvolvimento.

Às 18:30 estava sobre A-ver-o-mar ainda com eco verde. :)
LV6RwIv.jpg

Ontem andei a tentar esclarecer o que parecia que já não estava de acordo com as previsões. Isto não era já um sinal?
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu não faço críticas fáceis. Faço-as baseado em trabalho de acompanhamento, de seguimento, de observação, de recolha de elementos dentro das minha limitadas possibilidades amadoras, muitas horas de trabalho que despendo, claro, com todo o gosto.
O IPMA, pago por todos nós, tem uma inércia confrangedora. Fácil é fazer uma previsão à meia-noite e deixá-la ficar para o dia todo. Se ontem soubessem que iria chover em Montalegre hoje, a previsão emitida à meia-noite seria a mesma?
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Não me admiro das vossas criticas, até porque se essa previsão fosse para uma cidade como Lisboa ou Porto (digamos assim) de certeza que tinha sido anunciada, mas uma vez que é para os "taralhocos" do interior e de outras terras pouco significativas para "Portugal", óbvio que nem se iriam dar ao trabalho de escrever umas linhas sobre o assunto. Mesmo assim... já houve várias provas de que o profissionalismo não se aplica até para as grandes cidades.
Acredito que tenham previsto isso, mas vão informar o quê numa zona onde não existe "nada"? Vão dar-se a esse trabalho para quê se essas pessoas não usam internet e mal apanham TDT? Algumas terras nem sequer têm um número de habitantes significativo!
(desculpem, mas é assim que realmente o interior é tratado... como zona de passagem ou lugar que não rende nada para o interesse das pessoas)

De qualquer das formas (fugindo à minha zanga), vocês queixam-se aqui muitas vezes do IPMA e dou-vos todo o meu apoio. O sistema tem erros e erros enormes!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há um tópico para o IPMA.
http://www.meteopt.com/forum/topico/ipma-novidades-duvidas-e-criticas.5154/

Esse tópico existe por duas razões.
Para não se poluir em demasia este com criticas ao IPMA que são sempre muito populares, e para o próprio IPMA aceder num só local a criticas, sugestões, e elogios já agora. Porque a maior parte das pessoas que critica o IPMA nem sequer se dá ao trabalho de lhes fazer chegar as criticas, e eles agradecem feedback bom ou mau do seu trabalho.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Bom... parece que este calor é para continuar. As coisas já estiveram bem melhores em termos de previsões! Só no norte é que a temperatura deve baixar mais com a entrada em Novembro.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que ainda antes do fim do mês deverá ocorrer alguma precipitação neste já bem regado Outubro, pelo menos segundo o GFS:

gfs-2-90.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000