Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

ThunderFreak

Cirrus
Registo
10 Set 2014
Mensagens
64
Local
Brejos de Azeitão
Ainda não percebo muito disto, mas corrijam-me se estiver errada. As previsões do stormy têm em conta o CAPE, e como se pode ver pelas saídas no GFS os maiores valores encontram-se realmente a SW, havendo energia suficiente para a ocorrência de tempo severo caso haja algum "trigger". E pelo que percebo da sua interpretação é que a probabilidade de isso ocorrer é baixa mas existe. Isto porque o que ele indica não é que vai acontecer e vejo sempre comentários a criticar, chateia um pouco.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Intensa actividade eléctrica ao largo do litoral centro e norte:
qSkAvaW.gif

mykujlq.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,631
Local
Almada
Boa tarde.
Por enquanto as previsões feitas pelo stormy, estão a sair furadas.Aqui na margem sul nada e pelo que vejo nos posts dos utilizadores deste forum, nenhum regista algo fora do normal.No site do IPMA ,no quadro de observação de superfície ás 16:00h no que concerne a precipitação os valores emtodas as estações são de 0mm.
Vamos aguardar pelo final do alerta ,que será ás 06:00h de 4ª feira.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Sinceramente também acho que hoje as previsões do Stormy vão saír ao lado... Embora continue a achar no geral as suas previsões bem úteis e cheias de conhecimento :thumbsup:
Não estou a ver 1 mm sequer a cair aqui... mas veremos :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A previsão não se concretizou em termos de localização, mas isso deve-se a falha nos dados iniciais de posicionamento. 3000 DEA's apenas a pouco mais de uma centena de quilómetros do litoral são uma confirmação:

contabilidade feita aqui: http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-litoral-centro-outubro-2014.7882/page-105#post-453183


Obviamente não posso concordar com essa análise. A previsão de convecção ao largo, bem longe da costa, a decair ao longo do período, era algo bem claro em todos os modelos, a começar pelo qual o público em geral mais olha, o GFS. Não houve nenhum erro na previsão e localização apontadas pelos modelos numéricos, mas sim claramente um erro grosseiro na localização e extensão sobre terra dessa actividade na previsão aqui colocada pelo colega stormy, que uma vez mais se deixou levar pelo entusiasmo passando claramente ao lado das evidências claras em todos os modelos de previsão. Há que ser realista e encarar isso.


De qualquer forma, não querendo alimentar caos e mais off-topic neste tópico da Previsão, se pretenderem continuar a discussão sobre acerto de previsões, seja no tópico do Seguimento Meteorológico Livre, e neste vamos deixar o assunto por aqui sff.
É que se virem a sequência de posts até aqui já vai o tópico um pouco desvirtuado...

Aqui sff:
http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre.7798/page-15

Obrigado!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
A previsão já esteve melhor para o sul do país onde era modelada uma frente que ficaria quase estacionária sobre a região dando um acumulado jeitoso. Actualmente foi tudo retirado ficando as regiões mais a Sul apenas com chuviscos e a precipitação a ir pra os sítios do costume essencialmente do eixo Lisboa/Évora para cima, isto na frente prevista para o ínicio de Novembro ou seja Sábado. No entanto parece que ainda haverá muitos ajustes pois depende da interação desta frente com o anti-ciclone a Leste. Se este o permitir, a frente poderá progredir mais para leste e dar um resultado diferente. Depois uma nova frente no Domingo (entrada de noroeste a jeito litoral Norte e Centro) e outra frente na Terça que poderá progredir para Sul até ao Mediterrâneo dando algumas chances de precipitação ao Sul (O Algarve é a região sempre fora dos acontecimentos). A partir daí a tendência é para bastante chuva um pouco por toda a bacia do Mediterrâneo resultado de uma grande depressão que se irá formar.
As temperaturas essas irão para valores normais para a época.

Os modelos andam sempre a adiar a possibilidade das depressões descerem mais em latitude e a formação de cut-off's ao nosso largo pelo que vamos ter de esperar por melhores dias.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bom mesmo é o facto do vento se ir tornar do quadrante Norte e claro, para além de trazer nebulosidade e chuva, fazer descer as temperaturas para algo mais condizente com a época. Estou farto de calor... :calor:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Amanhã e até Sabado espera-se alguma actividade convectiva que poderá ser pontualmente forte em partes do litoral centro.

Analise/Discussão

Em altura uma nova perturbação avança na circulação de oeste e aprofunda-se ao largo de PT continental mantendo-se semi-estacionária.
No sector leste desta ondulação, uma area de forçamento dinamico e de intensificação do fluxo de niveis altos afetca PT continental.

Á superficie uma margem frontal pouco activa aproxima-se lentamente de NW, e um sector quente avança sobre o território...neste sector quente há convergencia de humidade num eixo que entra de SW até aprox. Lisboa-Leiria, numa area onde há confluencia entre um Low Level Jet associado á frente fria a oeste e outro que transporta ar Mediterraneo desde Cadiz-Algarve.

A entrada de ar de caracteristicas tropicais maritimas á sfc em conjunto com o arrefecimento em altura resultam em valores de SBCAPE até 1500-2000J/Kg, a convergencia nos niveis baixos e o (fraco) forçamento em altura deverão ser suficientes para gerar alguns focos convectivos pontuais.

A actividade será em geral benigna, salvo numa faixa +- entre Sines e o Cabo Mondego, onde há um overlay mais interessante entre o maximo de CAPE/forçamento e shear ( 0-6km shear>10m/s)...a presença de fluxo de SSE á sfc e SW aos 500hpa confere alguma helicidade ao shear e tudo em conjunto indica possibilidades de organização convectiva, provavelmente em segmentos multicelulares.

Estas células estarão num ambiente favoravel á ocorrencia de precipitação excessiva, granizo e em menor grau rajadas marginalmente severas, e por este motivo coloco um nivel amarelo.


NcNm7jU.png