Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por rozzo 29 Set 2014 às 11:07.

  1. Fernando Costa

    Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Ago 2014
    Mensagens:
    197
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Como é que é possível? Inacreditável. Bom ainda ontem os principais modelos sobretudo o GFS não previam precipitação para Domingo e hoje já mete. Eu sempre disse que a instabilidade poderia estender-se para além do fim-de-semana. Mas agora já não sei nada. Os modelos estão muito instáveis. O que parece uma Certeza é a descida das temperaturas sobretudo a mínima já a partir de Sexta-feira. De resto prefiro não dizer muito para não ficar mal. :)
     
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    O que se passa é que antes a frente de dia Quinta Feira seria uma frente muito mais estacionária de movimento bem mais lento. Neste momento a partir da hora do almoço de Quinta já só estará na região sul, quando antes estaria ainda na região centro. Devido a isso os acumulados no dia de Quinta já serão bem menores a norte e centro face ao anterior previsto.
    Por aqui a frente passará no final da tarde de Quinta e não me parecendo haver grande convectividade não espero grande actividade por aqui com talvez uns 10 a 15 mm acumulados !

    As minhas atenções estão agora centradas no fim de semana, para ver se sai dali algum "cozinhado"
     
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Só o modelo GFS e GEM não mostravam nada, ECM e UKMO sempre mostraram, mas ainda é tudo muito incerto para o fim de semana !
     
  4. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,430
    Local:
    Estarreja
    Os modelos não... O GFS apenas. Não é uma questão de mudanças, simplesmente a frente atravessa o território no sentido NW - SE. Hoje choverá com intensidade sobretudo a norte do sistema Montejunto - Estrela, amanhã abaixo deste.
     
  5. Fernando Costa

    Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Ago 2014
    Mensagens:
    197
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Só comprova que o GFS anda mais as aranhas e os outros modelos nomeadamente o ECM têm andado mais certinhos. Acho que podemos ter precipitação no fim de semana sobretudo no Domingo, mas sem grande significado e mais para as regiões centro e sul. Digo eu não sei. Esperar para ver.
     
  6. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas

    Para amanhã espera-se alguma actividade severa em especial no centro e sul, um nivel de risco moderado é assim colocado para partes dessas regiões.

    Analise/Discussão

    Um forte ciclone extratropical mantem-se a oeste do UK.
    Na periferia sul, uma forte região de fluxo troposferico mantem-se, afectando a PI....durante o periodo dá-se uma gradual amplificação e translação de um cavado associado a uma injecção de ar polar no Atlantico central, pelo que o fluxo em altura vai lentamente rodando para SSW/SW.

    Em resposta a esta alteração do padrão em altura, e á injecção de vorticidade nos niveis altos, intensifica-se o regime de advecção quente á superficie, e há uma activação da margem frontal, que entretanto se torna estacionária entre o Litoral Centro e o sistema central.

    Ao longo da margem frontal, os modelos de mesoescala colocam uma area de ciclogenese a entrar aprox. pelo vale do Tejo.

    O gradual arrefecimento nos niveis altos, o aumento da advecção quente á superficie e o aquecimento diurno resultarão em valores de CAPE até 1000J/Kg.

    Neste ambiente caracterizado por forte convergencia frontal paralela ao fluxo troposferico intenso, deverão nascer células que beneficiarão de shear moderado, e que se organizarão em training lines/Multicell clusters com risco evidente de precipitação excessiva ou mesmo notável, assim como rajadas pontualmente severas.

    Proximo ao nucleo de ciclogenese que entra pelo vale do Tejo, perfis de shear mais rotacionais deverão gerar helicidade suficiente para sugerir um risco tornádico marginal.

    É de referir que alem da precipitação excessiva de caracter convectivo, há igualmente modelos a criar um rain shield convectivo-estratiforme a norte da frente fria ( Anafrente/levantamento Isentropico), que poderia gerar grandes acumulados de precipitação entre a região oeste e a area de Montejunto-Estrela durante a tarde.


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,976
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    [​IMG]

    Boas Stormy,

    boa análise como sempre, mas achas mesmo que em parte do NW e Norte (segundo o mapa ), com esta sinóptica não há risco de tempo mais "severo" com aguaceiros e trovoadas eventualmente fortes?

    Olhando ao satélite é bem visível uma frente em formação ao largo e traz células embebidas.. :trovao:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #82 Snifa, 8 Out 2014 às 15:24
    Última edição: 8 Out 2014 às 15:41
    stormy, Paelagius e Joaopaulo gostaram disto.
  8. icewoman

    icewoman
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Dez 2009
    Mensagens:
    720
    Local:
    funchal
    Boa tarde

    Para a RAM a previsão é dentro deste genero?
    obg
     
  9. jpmartins

    jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Out 2007
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    A previsão feita pelo Stormy é para amanhã.
    A frente que falas (que será o sector frio) vai afectar ainda hoje o Litoral Norte e tendo em conta a imagem de satélite acredito que possa haver umas trovoadas. :)
    Corrijam se estiver errado.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Pelas imagens satelite parece-me que pouco mais vai haver esta noite aqui no burgo.:facepalm:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Boas,

    Olhando aos modelos constato que no que toca ao dia de amanhã tem sido retirada muita precipitação e a mesma mais confinada a um curto período de tempo. O pessoal do norte e centro ainda vão ter mais umas horas com precipitação, sendo por vezes intensa mas a madrugada já será bastante calma especialmente na região Norte. Ao inicio da manhã a frente estará na região centro e depois durante a tarde estará na região sul.
    Tudo muito volátil ainda pois agora os modelos colocam a frente mais estacionária na região sul persistindo desde a tarde de Quinta até á manhã de Sexta, sendo que alguns modelos até colocam precipitação no Algarve durante quase o dia todo. Precipitação persistente mas sem ser forte.
    Para Sábado e Domingo enorme indefinição ainda com os modelos UKMO e ECM a mostraram um fim de semana de muita chuva no Centro e Sul sendo que os mesmos vieram reforçar esse cenário nesta saída. Estes modelos indicam dois momentos de precipitação (um a varrer de sul para norte no sabado) e o outro no Domingo de oeste para leste. O cenário de Sábado tem caracteristicas que podem surpreender por ser uma frente quente e humida.
    Depois o que se passar entre Domingo e terça influenciará claramente o que se passará no resto da semana. Vejam por exemplos as diferenças entre UKMO, ECM e GFS para perceberem melhor.

    Veremos o que vai acontecer ..... porque isto até as 24 horas de distância isto tem mudado imenso !
     
  12. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    :::::::::::::::Analise de Mesoesala::::::::::::

    Segundo a analise de Sat e ás saidas dos modelos mesoescalares, uma complexa margem frontal semi estacionaria afecta de momento PT continental, numa faixa entre o litoral Centro e o Interior NE.

    Associada a esta margem frontal, uma linha convectiva de movimento lento afecta o Litoral Centro.

    Uma area de vorticidade gerou-se nesta linha, em resposta ao forçamneto dinamico/actividade convectiva, e um vortice convectivo de mesoescala ( MCV) afectou a região norte, com a rede amadora de PWS a detectar um padrão de circulação e pressão consistente com o diagnostico dos modelos/Sat.

    Uma nova area de vorticdade/Ciclogenese associada a esta area frontal permanece a SW, e deverá mover-se para NE, interagindo com o suporte dinamico fornecido por uma extensa ondulação em altura que se situa entre o UK e os Açores.

    [​IMG]


    Previsão

    - Nas proximas horas entra em vigor o meu nivel de risco Laranja para partes da região centro e sul, por precipitação excessiva, rajadas pontualmente severas e em menor grau, tornados.

    - Espera-se a formação de varios segmentos convectivos lineares de movimento lento, dependendo da extensão e intensidade da actividade, poderá ser necesário um upgrade para nivel vermelho.

    -Na região nordeste, o MCV deverá enfraquecer lentamente dado o arrefecimento nocturno e a possivel ingestão de ar frio pós frontal nos niveis baixos, no entanto há que continuar a monitorizar esta perturbação á medida que afecta o distrito de Bragança e entra pela Galiza.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas..

    Previsão para 6f e update para 5f18h----6f00h

    Para o periodo entre o fim da tarde de amanhã e o fim da tarde de 6f mantem-se uma situação favoravel á ocorrencia de tempo severo,em especial no sul, onde coloco um nivel de risco moderado.

    Analise/Discussão


    A partir das 18h de amanhã, e até á tarde de 6f, uma margem frontal dinamica com varios nucleos de ciclogenese/vorticidade afecta o sul do território.

    Uma extensa ondulação em altura associada a um ciclone extratropical no Atlantico NE coloca-se entre os Açores e a Peninsula.

    No bordo leste do cavado, forte fluxo troposferico e uma serie de pequenas short-waves/vort max acompanham uma pluma tropical que se retira lentamente para sul á frente de uma complexa area de fronto/ciclogense.

    Esta area dinamica e complexa afecta o terço sul de PT continental, onde se espera um ambiente caracterizado por shear moderado e CAPE até 1000J/Kg proporcionado pela presença de crescentes gradientes termicos verticais entre o ar tropical á sfc e polar maritimo em altura.

    A presença de forçamento dinamico e de um ambiente termodinamico favoraveis deverão levar á genese de varios focos convectivos, que dado o shear essencialmente unidireccional, deverão tomar caracteristicas lineares ou multicelulares com risco evidente de precipitação excessiva e rajadas severas.

    Proximo a linhas mais activas ou vortices de superficie, o aumento da convergencia deverá levar a perfis de shear mais rotacionais..dado o forte low level jet é provavel que na presença de areas com shear rotacional adequado surjam supercelulas com risco algum tornádico.

    Um Upgrade para nivel vermelho poderá ser necessário caso haja melhoria dos parametros termodinamicos, mas para já apenas há confiança num nivel laranja.



    [​IMG]

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    ::::::::::::Analise de Mesoescala::::::::::::

    Segundo os ultimos frames do Sat é seguro dizer que se formou uma depressão a SW de Lisboa.

    A depressão encontra-se embebida numa margem frontal e apresenta uma circulação fechada, com uma area de convecção a SW do nucleo associda a uma frente fria, e uma area frontal mais difusa, convectivo-estratifrorme , a NE do nucleo, compaitvel com uma frente quente.

    A area frontal na qual está inserida prolonga-se até PT continental, onde uma frente fria quase estacionária está a servir de foco para a genese convectiva persistente.

    [​IMG]

    Na imagem acima está tambem assinalada uma short wave ( tracejado castanho) e uma area de forçamento dinamico com criação de nuvens altas ( laranja).

    Nas proximas horas, a interacção entre a recem-formada depressão e esta short-wave/area de forçamento em altura poderá resultar numa intensificação gradual da depressão, e numa melhoria das condições termodinamicas previstas para o dia de hoje em PT continental.

    Tendo em conta isto, a possibilidade de ocorrencia de tempo severo aumenta, e estou perto de colocar um nivel vermelho para algumas areas do Alentejo principalmente por precipitação excessiva ( >100mm24h).
    De momento o unico factor que me tem levado a manter o nivel laranja tem a ver com a alguma inconsistencia nos modelos, que torna a situação algo incerta..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    MIGUEL_DKs, vamm, keipha e 2 outras pessoas gostaram disto.
  15. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    8,663
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    [​IMG]


    A level 1 was issued for southern Portugal and south-west Spain mainly for excessive rain.


    Southern Portugal to southern France

    A cold front remains quasi-stationary over Iberia and France/Germany. Rich low-level moisture is present along the boundary. Latest Lisbon sounding also indicates that lapse rates are steep enough for CAPE in the order of 500 J/kg. Frontogenetical forcing is expected to support further thunderstorms that will continue to move north-east along the frontal boundary. These storms may be capable of producing excessive rain. Well-organized storms are not ruled out, especially across southern France where more than 15 m/s 0-3 km bulk shear are available. Supercells may develop in the noon and afternoon hours. These storms may produce tornadoes given also rather strong low-level vertical wind shear. Additionally, a few hail or wind reports are not ruled out.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    MIGUEL_DKs e StormRic gostaram disto.

Partilhar esta Página