Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
5sAXHQL.gif

O AROME deslocou o grosso da precipitação um pouco para o oceano, a perder intensidade em terra. Todavia, será precipitação forte e persistente e não será pouca, portanto aos calcanhares do evento, penso que os avisos do IPMA estão excelentes. Neste momento só vendo.
 
  • Gosto
Reactions: ruka e StormRic

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No médio-longo prazo..

Vamos seguir com atenção a situação para o final da semana, já que daqui a 4 dias o Furacão Gonzalo deverá ser absorvido na circulação de latitudes médias, transitando para um ciclone extratropical.

Este processo traduz-se numa grande injecção de energia na frente polar, e geralmente tem efeito de amplificação das ondas de rossby a jusante...ou seja, é normal que a dorsal sobre os Açores se fortaleça empurrando a cut-off que o GFS/ECMWF estão a prever mais para leste do que aquilo que é modelado de momento.

Tudo isto dependerá da intensidade que o Gonzalo terá no momento da transição extratropical, e tambem da evolução da perturbação 91L, caso esta tambem se fortaleça, é de esperar que a dorsal entre as Canárias e os Açores seja fortalecida, contribuindo para aproximar a cut-off de PT continental.

Há um particular interesse nesta cut off porque a mesma está assoicada a uma corrente/pluma tropical nos niveis baixos, e no caso de afectar o território, poderia resultar num evento convectivo significativo.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia Stormy e para a RAM? Situacao prevista para domingo se confirmar se ..nao sera nada bom...muita precipitacao durante muitas horas
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se de novo uma situação de risco moderado por precipitação excessiva e em menor grau rajadas.

Analise/Discussão

Mantem-se um vasto campo ciclonico no Atlantico norte, e uma região Aticiclonica no NW de Africa, entre os dois uma faixa de forte fluxo troposférico arrasta uma pluma tropical.
Durante periodo em analise, uma short-wave cruza o NW da Peninsula, com uma região defenida de forçamento dinamico na entrada de um maximo de velocidade do jet.
Á superficie uma massa de ar tropical avança para norte, um maximo de vorticidade associado aos restos da ex-Fay deverá acompanhar este fluxo tropical.

A interacção entre o ar energético+vorticidade á sfc e a short-wave em altura deverão gerar uma area de cicogenese, que segundo a maioria da modelação, não terá uma expressão significativa.
No entanto, os fortes processos dinamicos associados a estes sistemas conferem alguma incerteza na previsão.

A região NW deverá ser a area que apresenta uma situação mais interessante...com o nucleo de baixa pressão a passar a NW, um sector quente caracterizado por um forte low level jet com advecção/convergencia intensa de humidade assim como shear moderado/forte de caracter direccional deverão criar um ambiente propicio á organização da convecção em sistemas multi e supercelulares, com fenomenos de training possiveis.
No entanto, a short-wave em altura não deverá injectar ar muito frio acima dos 600hpa, pelo que os gradientes verticais serão fracos, resultando em CAPE que no maximo atingirá 500J/Kg.
Ainda assim, a pouca convecção que surgir impulsionada por mecanismos dinamicos, deverá colocar um risco evidente de precipitação excessiva e rajadas severas...caso a cobertura nebulosa seja pontualmente menos espessa e permita maior aquecimento diurno, é possivel que surja uma bolsa de maior LLCAPE, e um tornado fraco/tromba não é de excluir.

Por estes motivos, um nivel laranja está garantido..um nivel vermelho é para já excluido dado o CAPE marginal.

PdOcXBz.png
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Modelos estão em concordância para um inicio de semana quente que bem vai fazer falta :cool:

Até lá ainda muita chuvinha para acumular especialmente aqui no Minho
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:::::::::::Analise de mesoescala:::::::::::::

sw8rZgW.png


Já é bem visivel no satelite, canal de vapor de agua (WV) , uma short wave forte e bem defenida associada ao campo depressionário a norte dos Açores.
Outra area de ciclogenese intensa aproxima-se de W, e deverá fundir-se com a depressão-mãe nas proximas 24h.

O impulso no jet causado por esta 2a ciclogenese deverá mover a short wave rapidamente para NE, cruzando o NW Peninsular durante o dia de hoje.

Á superficie uma vasta area de ar tropical com vorticidade resultante dos restos do furcacão Fay deverá continuar a ser empurrada para NE até ao norte de PT continental.

A interacção destas duas já é visivel, com o forte MCS que está de momento a sul dos Açores...a evolução desse MCS é algo incerta, mas os modelos estão relutantes em colocar valores de CAPE significativos, pelo que é de supor que o MCS degenere antes de chegar á Galiza/Norte de PT, a menos que se verifiquem mecanismos dinamicos compensatórios.
Ainda assim, o forte forçamento dinamico e a instabilidade marginal deverão a ser capazes de suster convecção pontualmente severa durante o dia de amanhã na região NW, pelo que a situação deverá ser seguida com atenção.
No caso do MCS sobreviver, há uma indicação clara de que a evolução da perturbação sinoptica poderá estar a ser mais intensa do que o previsto, e o nivel de risco deverá aumentar, pelo que não se podeexcluir um upgrade para nivel vermelho durante as proximas 6-8h.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Para a semana teremos calor com Anticiclone na região de França e com a conjugação de cut-off a SW da Península Ibérica teremos fluxo de leste e máximas perto dos 30ºc...que rica surpresa =)
O ar quente do norte de África a ser arrastado até nós...