Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Foi só a run da 18z, mas o GFS começa a querer convergir também para o cenário há vários dias previsto pelo ECM. Se assim for, o ECM mostra-se em grande forma, a prever com bastante precisão cenários improváveis a mais de 200h, e a run das 18z do GFS, muitas vezes menosprezada e com razão, seria, tal como sucedeu diversas vezes o ano passado, a primeira a captar um evento interessante. A confirmar amanhã de manhã. Depois, ainda falta a afinação final, pois ainda acho pouco provável que o Alentejo e o Algarve sejam contemplados com algo de relevante. Mas isso é para ir discutindo nos próximos dias.
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... mas o GFS começa a querer convergir também para o cenário há vários dias previsto pelo ECM. Se assim for, o ECM mostra-se em grande forma, a prever com bastante precisão cenários improváveis a mais de 200h, ... A confirmar amanhã de manhã....

Ainda não estamos livres , tal a distância, de um dar o dito por não dito e o outro dizer agora o que não houvera dito...
Mas a confirmar-se o que o ECM há muito tem dito,
pois que sim senhor,
ECM - 3 GFS - 0 com 2-0 ao intervalo.
Mas cuidado: Em meteorologia , a tão largo horizonte , não há "vitórias anunciadas " ...
nestes 1ºs "derbys " do Outono, nem sempre o modelo pior classificado é "derrotado" .
A confirmar amanhã ( hoje) de manhã? Não será ainda demasiado cedo?
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Embora o cenário já esteja de certo modo preparado, ainda não há certezas do que estará para vir...
Mas quando todos os modelos começam a afinar e a apontar para o mesmo, muito provavelmente neste próximo fiz de semana teremos a 1ª grande animação deste Outono, e se no Norte parece ser certo...já mais a Sul só futuras previsões ditarão a "sorte"...
Preparem-se os gurdas-chuvas...:rain:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A confirmar amanhã ( hoje) de manhã? Não será ainda demasiado cedo?


Hoje confirmou-se a inversão de tendência por parte do GFS, pois só uma run, ainda por cima a das 18z é insuficiente para se afirmar que o GFS cedeu em relação ao europeu. Como é óbvio, ainda está longe da confirmação final de tal cenário, mas neste momento estão ambos parecidos para sábado e domingo, sendo que o GFS apenas prevê um evento rápido e isolado, enquanto o ECM põe vários dias de instabilidade.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

ainda falta muito tempo... mas como já disseram o GFS parece estar a seguir o ECM, segundo a última run 6z a chuva deverá regressar em especial ao Norte e Centro já a partir da próxima sexta feira...para sábado poderá ser mesmo forte na região Norte::rain::rain:

gfs2132n.png


ainda faltam muitas runs dos dois modelos principais, até lá muito vai mudar e ser ajustado...mas já é uma boa tendência!:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
ainda faltam muitas runs dos dois modelos principais, até lá muito vai mudar e ser ajustado...mas já é uma boa tendência!:thumbsup:

O melhor dessa tendência é ver que a frente traria boas quantidades de precipitação de norte a sul. Acumulações superiores a 20mm em praticamente todo o continente (excepção feita para o litoral algarvio).

gfspiprec150.png


gfspiprec156.png


Vamos aguardar...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
bah... com o passar dos dias essas previsões vão diminuir bastante..é sempre assim :(

pessoal digam me uma coisa, esta frente poderá trazer conectividade?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A confirmarem-se as tendências, e como já aqui foi referido, o próximo fim de semana poderá ser de precipitação significativa:

rtavn1384.png


rtavn1564.png


Claro que ainda faltam alguns dias (e esta é a saida das 06Z), e o mais provável (ou não) será as próximas saidas atenuarem esta situação. Mas se esta situação se confirmar mesmo, então o fim de semana em Coimbra será mais complicado para a malta que vai ver os U2 (onde me incluo), prevendo-se que as filas para entrar sejam muito "molhadas"!

A ver vamos...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A última saída do GFS foi extremamente exagerada. Creio numa frente + pós frontal a render entre os 50 mm no litoral norte e os 10 mm no alentejo e alguns chuviscos no algarve. Já seria bom para a época do ano. E também acredito que a janela não se feche após o fim de semana, acho que o ECMWF vai continuar a levar a sua avante, e àquele anticilone que o GFS nos atira para cima para meados de 5 de Outubro, irá acontecer-lhe o mesmo que aconteceu à circulação de leste com iso 18 que o GFS previa para o próximo fim de semana até ontem à tarde.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Yep, também me parecem exageradas as últimas saída do GFS!
Em termos de valores concretos, costumo ligar bastante ao GFS em cima do acontecimento, costuma ser bastante jeitoso em quantidades de precipitação em frentes, a curto prazo! Pelo menos a versão antiga, esta vamos ver..

Fica aqui a média da precipitação segundo o Ensemble do GFS de hoje:




Comparando com o ECMWF, parece mais a Sul agora o GFS e mais carregado, provavelmente demais..

De qualquer forma, o que caracteriza o ECMWF, e talvez o faça também ser tão "ponderado" e certeiro à distância, é a sua moderação e suavização dos campos. Portanto, ainda na linha do que disse no início, fio-me muito no ECMWF à distância a ver os padrões, se realmente vem depressão, frente etc, a mais de 5 dias, mas não ligo assim tanto à intensidade dos campos específicos em detalhe, portanto não me admira que depois de acertar bem na previsão da frente, o ECWFM mais em cima carregue um pouco mais os campos e acabe parecido com esta previsão mais "tardia" do GFS. Pode acontecer..