Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Alguem me sabe dizer se esta frente traz alguma conectividade?

Caro Trovoadapower, julgo que queria perguntar se a frente trará alguma convectividade, certo?

Não sou muito entendido, mas julgo não ser o caso.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Claro que sendo uma frente atlântica, o "grosso" da precipitação é mais estratiforme, mas havendo a ciclogénese a NW, não é nada de descartar poder vir alguma convecção (com trovoada) "embebida" na frente.

E claro, o pós-frontal tem sempre chances razoáveis de trovoada. Mas na própria frente está longe de excluída a possibilidade de conter Cb's.

Tal como Hotspot colocou no meteograma, há ali CAPE razoável à passagem da frente.

E não estando nada garantido, não é por acaso que a previsão do Weatheronline para Lisboa é esta possibilidade:

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mesmo.. Por exemplo para viana do castelo, ás 9h de domingo tem previsto 32mm de precipitação.. :eek:

É mesmo uma situação para acompanhar..

Está prevista de facto precipitação significativa e é uma situação a acompanhar sobretudo no Minho e Douro Litoral.

Mas faço apenas um reparo: Esses 32 mm obviamente não são no instante 9h: é um acumulado no intervalo compreendido entre X horas e as 9h (depende da fonte que consultaste) ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O Windfinder é confiável? É que acabaram de agravar as previsões de rajada de vento para praticamente todo o lado no Domingo e ás vezes já tem acertado.
Não se baseia no GFS?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Bem o acumular de precipitação segundo o freemeteo para Braga é qualquer coisa :eek:

99,1mm esta semana, sendo 74,8mm só no Domingo

http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2742032&la=18

Pois é caro amigo!!!

O Hirlam é assustador para a província de Pontevedra e região do Minho em Portugal!!! :surprise:

wwisx0c2d3.gif


O ECM também dá valores impressionantes para o Minho e Douro Litoral nesta altura do ano !!!
510232010093000084.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
100 mm no Porto ( segundo o GFS ) sendo que grande parte cai no Domingo, é realmente muita água...:rain:


gfsgraphicphp.png



Amanhã já se terão melhores "certezas"...contudo é uma situação a acompanhar sem dúvida! De forma preventiva verificar sarjetas, ( ainda hoje vi uma série delas entupidas, até garrafas de plástico tinham a tapar....a câmara continua a não ligar nada à limpeza urbana e depois as coisas acontecem....) vejam se os canais/canos de escoamento das vossas varandas ou terraços estão perfeitamente desentupidos ... no fim a situação até poderá não ser assim tão activa como os modelos mostram agora,mas mais vale prevenir, e com antecedência...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)
A jeito de analise rápida...

........GFS/HIRLAM............

Estes modelos estão a colocar uma situação interessante para o fim de semana..sabado teremos a aproximação de um cavado, com uma boa advecção de ar TM no bordo E e uma frente fria de moderada actividade associada a um nucleo de baixa em dissipação a N da Galiza...
A frente progride para E aproximando-se do extremo NW de Portugal durante a noite de sabado para Domingo.
No Domingo teremos outra situação interessante...A W/WNW da Galiza uma perturbação embebida noutra area de advecção tropical Progride rapidamente para E/ENE interagindo com um cold core em altura, tambem associado á ondulação do jet/cavado..a combinação de massas de ar com elevado potencial á superficie com o frio em altura e divergencia, associada ao jet, nos niveis altos leva a processos de intensificação rapida, com a baixa resultante a cruzar o extremo norte da Galiza perto das 1800z de Domingo.

Este sistema secundario tornar-se-há dominante, absorvendo a frente que se aproximava do nosso territorio, logo na manhã de Domingo....assim teremos uma linha ocluida ou uma "overruned cold front"...pacivel de gerar precipitaçõ forte devido aos forcings e grande dimamica vertical e das proprias massas de ar, sob forte advecção de vorticidade...sem esquecer os efeitos orograficos resultantes da interacção da frente com as terras altas do norte e centro

Resumindo, teremos um Domingo ( especialmente a norte do Tejo) com precipitação por vezes forte a muito forte ( 40 a 80mm podendo ser superior em alguns locais) e ventos fortes de SSW rodando para WNW ( estes ultimos dependendo do cavamento exato da depressão, que pelo que se tem visto supõe-se algures por volta dos 980hpa...mais perto teremos maiores certezas).

Situação, portanto, a acompanhar;)

.............................

No médio prazo, teremos uma semana dominada pelo fluxo zonal, em que o territorio ficará sob massas de ar TM que circulam no bordo E/NE/N do AA, em interacção com as baixas extratropicais que dominam o atlantico norte (nada mais que frentes de actividade em geral fraca).
Assim sendo espero que, até 5f, o tempo esteja ameno e com alguma nebulosidade...a precipitação será ocasional, especialmente no Norte...e os ventos serão de componente W.

O final da semana trará a entrada de uma nova crista anticiclonica, e fluxo de E/SE com bom tempo e subida, possivelmente acentuada das temperaturas...isto segundo as tendencias actuais do GFS.

.............................

Um pequeno side note...o ECMWF tem andado pouco fiavel..e agora anda a deparvar no medio/longo prazo ( sim...mais que o costume:lol:)...por isso não se fiem nele..pelo menos nos proxs dias:thumbsup: