Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Um dia vamos ter um Furacão vamos sim, todos os anos os modelos prevêem um, e não morro antes de ver um furacão. :D:rolleyes::lol:

Agora mais a sério, o dito furacão virou uma cut-off muito boa para o Sul, por mim, não mudava mais está no sítio e posição correcta. Venha de lá seja furacão, cut-off para acabar com esta monotonia que já chateia e o calor desde de Abril também chateia. :D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O calor sim, esse estará de despedida...


A despedida do calor não é para já. Não é calor abrasador,mas próxima semana possivelmente continuam as temperaturas de 26/27 no litoral. Temperaturas de Verão.
E o vento na próxima semana vai ser fraco,baseando-me no GFS.
Ou seja se ainda há pessoas de férias,vão ter uma semana a sério de Verão.Melhor que esta que passou.
Calor de despedida,não sei quando se pode declarar isso.Até Outubro pode haver calor,perto dos 30ºC.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É um facto, atendendo aos modelos. Quem deseja dias mais frios e chuva terá de esperar. É que o ECMWF, a partir de Domingo, coloca o AA na zona das ilhas britânicas/França/Alemanha, com uma pressão no seu núcleo cada vez maior ao longo da semana, forçando uma corrente de SE no continente... O geopotencial é bastante elevado... Para o final da semana, o ECMWF coloca o AA bem na zona das ilhas britânicas, com uma pressão central de... 1035 hPa... :shocking:

Parece-me um cenário estranho este, principalmente nesta altura do ano, mas tal tendência implica temperaturas bastante amenas, para não dizer quentes, e só não o serão mais devido à altura do ano em que nos encontramos, com os dias mais pequenos. O vento será também fraco, aparentemente. Que Setembro este... Parabéns aos que tiraram férias neste mês, excelente palpite ;).

Situação a acompanhar.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas não é possivel que uma cutt off consiga se aproximar de nós uma vez que o AA está mais a norte??

Sim é possível, mas depende de n factores, que resumimos de sorte :p
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mas não é possivel que uma cutt off consiga se aproximar de nós uma vez que o AA está mais a norte??

Em meteorologia, tudo é probabilidade, tudo é possível (mais ou menos provável)! Mas lá por observarmos um anticiclone mais a norte à superfície, o que é que isso nos diz em altitude?? Um pouco, mas quase nunca o suficiente! Para haver intrusão de uma massa fria, é sempre importante verificar as condições em altitude. O anticiclone lá por estar centrado nas ilhas britânicas, não significa que não esteja centrado por cima de nós em altitude!
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Eu acredito que o AA não vai ser sufuciente forte para afastar as depressões do continente, já que mais tarde ou mais cedo vai ter que ceder;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu adianto!!! a partir dos dias 4 ou 5 de Outubro

Atenção que isto é mera especulação, não é bem pra ser levado a sério, não há garantias de nada :D :lmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.