Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É um facto. Este mês, e pela tendência dos principais modelos, começa a revelar mais estabilidade e tempo de Verão que qualquer outro mês mais típico (Julho e Agosto). Qualquer dia, as férias de Verão começam a ser gozadas em Maio ou Junho ou Setembro, com todas as vantagens monetárias e de menos confusão que estes meses acarretam :). Julho e Agosto são/foram demasiado instáveis, ora cavados, ora depressões perto das nossas latitudes, alternados com um ou outro dia quente (principalmente Agosto). Maio, e pelos vistos Setembro, o contrário.

Engraçado que no meio desta estabilidade de Setembro, o próximo fim de semana terá uma descida das temperaturas devido ao deslocamento de uma depressão a caminho do UK, para depois as temperaturas voltarem a subir a partir de 2ª feira, com o AA novamente a NW da PI. Claro que isto de engraçado não tem nada, especialmente para quem trabalha durante a semana e goza as suas folgas ao Sábado e Domingo e quer aproveitar os últimos dias de Verão para "veranear"... :shocking: Enfim, um pequeno desabafo apenas :unsure:

Quanto a essa depressão em deslocamento para a UK acho que há possibilidade de periodos de chuva fraca no litoral norte no sábado.
 


Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
E assim é bom apanhar pelo menos 15 dias de sol para que quando o outono voltar a sério até nos sabe ainda melhor a chuva;):D
 

Roque

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
41
Local
Lisboa
Como foi referido, vamos ter o AA em cima de nós, nestes dias de Setembro, coisa que pouco tivemos nos meses de Julho e Agosto. Pode ser ignorância minha, mas sempre pensei que o sol fosse o responsavel pela intensificaçao e a localizaçao do AA dos Açores, ou seja onde quero chegar é que o mês de Setembro em termos de horas de sol, tem menos do que os meses de Julho e Agosto, o que me faz pensar que esta situaçao nao seria muito normal agora.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Como foi referido, vamos ter o AA em cima de nós, nestes dias de Setembro, coisa que pouco tivemos nos meses de Julho e Agosto. Pode ser ignorância minha, mas sempre pensei que o sol fosse o responsavel pela intensificaçao e a localizaçao do AA dos Açores, ou seja onde quero chegar é que o mês de Setembro em termos de horas de sol, tem menos do que os meses de Julho e Agosto, o que me faz pensar que esta situaçao nao seria muito normal agora.

Tem a ver com padrões atmosfericos, á nossa latitude é perfeitamente aceitavel e comum o verão durar até inicios de Outubro, pois só a partir dai é que os anticiclones subtropicais deixam de exercer tanta permanencia como o fazem entre Junho e Setembro.

Mas tal como por vezes eles estão mais fracos que o usual em Julho ou Agosto, tambem podem estar mais fortes que o normal em Setembro ou Outubro.
Nas nossas latitudes nunca nos livramos completamente dos atniciclones, nem mesmo no Inverno..
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É de facto impressionante a descida acentuada de temperaturas para Sábado e Domingo, com possibilidade de chuviscos no litoral norte e centro, para voltar a subir de novo a partir de 2ª feira, e principalmente após uma semana tão quente como esta...:shocking: É caso para dizer que o AA também tira folga ao fim de semana :confused:. Que pontaria "azarada".

Vou começar a negociar as minhas folgas com o meu chefe para meio da semana até a época de Verão acabar, isto de folgar aos fins de semana, em tempos de "veraneio", não está a dar certo...:angry: Sorry pelo desabafo/off-topic...

Conclusão: temos Verão para durar, com uma pequena folga precisamente no fim de semana...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Por falar em o tempo voltar a aquecer a partir de 2ª feira, aparentemente o AA vai-se fixar muito próximo da zona de "bloqueio", a O/SO do UK, o que nos vai trazer umas correntes de E/NE por cá... E não parece querer abandonar muito esta posição durante uns valentes dias, isto a julgar pela tendência dos principais modelos... Quem diria, a meio de Setembro, algo como tivemos em Abril e Maio... Julho e Agosto deviam colocar os olhos nisto :).

A tendência para já parece ser de "secura" para este mês...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De acordo com os modelos parece que não se afigura nada de novo nos proximos dias com o AA em cima de nós numa posição de tal bloqueio.
Tal situação deverá manter-se pelo menos até dia 20 Setembro e depois logo se verá ...

Ainda uma nota desde cerca do dia 20 Agosto ou algo genero que a NAO tornou-se positiva e segundo as previsões deverá manter-se pelo menos até dia 18 Setembro (alcance).
Sinceramente era o cenário que eu queria neste momento era uma NAO +

Antes agora que mais tarde ....
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
E a run das 12h do GFS insiste no "bloqueio"... E de que maneira... Foi aquilo que não tivemos absolutamente em Julho e Agosto...

Se as previsões se confirmassem, muito possivelmente teríamos uma onda de calor em Setembro, com tantos dias com o AA estacionado na zona da Biscaia, sem se mover muito, e intensificando-se inclusivamente para os 1035 hPa. Correntes de E/NE bem vincadas, secas e que no litoral oeste, principalmente, se revelariam quentes (embora não escaldantes, como em Julho ou Agosto).

Mas tudo isto é ainda futurologia, mas será situação a acompanhar. Certo é o fim de semana de chuviscada para voltar a aquecer a partir de 2ª feira... :confused: Senão muito possivelmente a onda de calor ocorreria já...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
De acordo com os modelos parece que não se afigura nada de novo nos proximos dias com o AA em cima de nós numa posição de tal bloqueio.
Tal situação deverá manter-se pelo menos até dia 20 Setembro e depois logo se verá ...

Ainda uma nota desde cerca do dia 20 Agosto ou algo genero que a NAO tornou-se positiva e segundo as previsões deverá manter-se pelo menos até dia 18 Setembro (alcance).
Sinceramente era o cenário que eu queria neste momento era uma NAO +

Antes agora que mais tarde ....

Sim, até dia 20 mantem-se este cenário, em principio, sendo que entre dia 21 e 26 poderemos ter uma mudança de padrão...o que eu antecipo para Outubro e Novembro tem que ver com a redução da actividade tropical e a quebra da dorsal Atlantica, permitindo uma fase de instabilidade de SW/W antes de entrarmos numa fase de NAO/AO+ mais intensa durante Dezembro.

Para já a actividade tropical e extratropical teem mantido um padrão mais estavel, e com o Nate e a Maria temos a certeza que haverá mais fuel nas proximas semanas para alimentar as depressões atlanticas, o que consequentemente deverá manter a dorsal subtropical saudavel e proxima á PI.

Apesar de tudo, como sistemas dinamicos e de dificil previsão, o Nate e a Maria poderão tomar um comportamento diferente do que os modelos teem vindo a modelar, podendo isso afectar o estado do tempo por cá de maneira imprevisivel..mas para já, a filosofia tem sido a indicada e parece coerente em praticamente todos os modelos.
 

madmario

Cirrus
Registo
18 Ago 2011
Mensagens
21
Local
Malveira, Mafra
Então os meus amigos experts aqui do forum o que me dizem do tempo que irá fazer este Sábado e Domingo na zona do Guincho em Cascais ?

O site da meteorologia não me esclarece o suficiente ... :huh::huh:

Desde já o meu obrigado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Então os meus amigos experts aqui do forum o que me dizem do tempo que irá fazer este Sábado e Domingo na zona do Guincho em Cascais ?

O site da meteorologia não me esclarece o suficiente ... :huh::huh:

Desde já o meu obrigado.

O fim de semana será caracterizado por um abaixamento das temperaturas máximas. Para o Guincho é provável que o dia de Sábado tenha mesmo precipitação fraca. Ambos os dias apresentarão vento por vezes moderado de NW.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.