Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AndréFrade 1 Set 2011 às 00:08.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Concordo plenamente, a minha previsão sazonal também aponta precisamente para esse cenário, com nada de depressões vindas de Noroeste mas sim fluxo de Sudoeste/Oeste com provaveis Cut-Offs, e isto somente no Outono (Outubro e Novembro)

Quantos aos modelos temos um padrão claro de NAO+ nos proximos 10 dias ou 15 dias ...

2. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Eu acredito mais em situações de NW, no Inverno, e não serão muitas...

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Sim falei em Sudoeste e Oeste no Outono obviamente ... como bem dizia, e quanto ao Inverno espero um Inverno de acordo com os tempos modernos, ou seja mais seco do que o habitual e tem que tem sido a tendencia das ultimas decadas essencialmente com Janeiro até Março bem mais secos que o habitual .... mas falta ainda tanto tempo, e ainda pode mudar ...

Resumindo, Sudoeste e Oeste até Novembro, e depois Noroeste pro Inverno, embora coisa pouca ....
    Quanto ao sudoeste e oeste espero um ciclo entre 2 semana de Outubro até 2 semana de Novembro ...

PS: Fim de Off-Topic pra mim, que este tópico é de modelos a 15 dias ...

4. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    E por falar em modelos a 15 dias, o GFS continua a apostar no "bloqueio" durante uma semana pelo menos, para lá do próximo fim de semana, com a ISO 20ºC a 850 hPa bem em cima do continente... Impressionante, digo eu.

O ECMWF não é tão "generoso" portanto... a ver vamos... Acho que vamos ficar num meio termo entre os 2 modelos...

Certo é que este fim de semana é melhor arranjar alternativas à praia para quem estava a pensar ir pois quem vê a semana que tem estado pode estar "ansioso" pelo fim de semana mas pode tirar o "cavalinho da chuva" :unsure: (e é bem capaz de chover mesmo :D). O calor tem regresso marcado a partir de.... 2ª feira... :shocking:

5. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    Venham correntes de SW que é da maneira que chove a sério no sul:D

6. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Como já aconteceu noutras ocasiões o calor vai "fintar" o fim de semana, no entanto a chuva deve se ficar pelo litoral Norte e centro;)

7. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    A minha filha adora praia, ainda é pior que o pai, e está toda ansiosa pelo fim de semana... Como ela ainda não tem idade para ler e ver este fórum :), já lhe estou a dizer que o São Pedro não quer nada com ela no que a praia/calor/bom tempo diz respeito para o fim de semana... E tal como disseste e muito bem, já aconteceu noutras ocasiões, mas neste fim de semana vai ser realmente notório. Os pais trabalham durante a semana portanto nada feito... :( A ver vamos o que reserva o próximo. Se o GFS tiver razão, não haverão motivos para preocupação neste aspecto :). Mas duvido. Inclino-me mais para o ECMWF.

Fim de off-topic :).

8. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    A partir de meados da próxima semana os modelos mostram possibilidade de instabilidade. O que acham?

9. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Cada vez mais evidente nos modelos está a dissolução da dorsal atlantica para o fim do mês, com ondulações do jet a vir de W, inclusivé sistemas hibridos/subtropicais a poderem formar-se no Atlantico.

A tendencia para um final de mês interessante, com instabilidade e temperaturas ainda altas está a fixar-se.:D

10. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Eu pensava que era só para o final do mês!??

11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Ninguém sabe ao certo. As futurologias são arriscadas, nesta altura então ainda mais.

12. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Grande divergência entre o GFS e o ECMWF para o final da próxima semana. Ambos são semelhantes para o início da semana, com o AA a fortalecer-se sobre nós, portanto uma subida das temperaturas relativamente a este fim de semana que, como era de esperar, está bastante mais fresco face ao que tivemos durante a semana :unsure:. Mais para a frente... o GFS continua a insistir no AA a fixar-se na zona de "bloqueio" (O/SO do UK) e a trazer sobre nós uma corrente quente e seca de E/NE; o ECMWF "desfaz" o AA, com entrada de ar marítimo bastante mais fresco.

Vai ser engraçado seguir as tendências :). Ficaremos num meio termo?

13. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    E quando digo "desfaz" refiro-me à zona de "bloqueio" onde o GFS o coloca, perto da Biscaia :).

14. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Então está tudo a dormir, é só sol e tempo estavel até ao final do mês;)?

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Pelos vistos, até ao final do mês é quase só isso sim.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página