Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
O IM já tratou de colocar o Norte e Centro do País em alerta amarelo, em grande parte devido ao vento e chuva.

Em grande parte devido ao vento sim, mas devido à precipitação é o parâmetro onde há menos distritos sob esse aviso, 3: Viana, Braga e Porto.

Vento (litoral - 70km/h): Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Vento (terras altas - 90km/h):
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Agitação Marítima (4 a 5m): Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Precipitação (períodos de chuva passando a regime de aguaceiros por vezes fortes): Viana do Castelo, Braga e Porto.

Aviso amarelo em todos os parâmetros.
 


Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Em grande parte devido ao vento sim, mas devido à precipitação é o parâmetro onde há menos distritos sob esse aviso, 3: Viana, Braga e Porto.

Vento (litoral - 70km/h): Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Vento (terras altas - 90km/h):
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Agitação Marítima (4 a 5m): Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Precipitação (períodos de chuva passando a regime de aguaceiros por vezes fortes): Viana do Castelo, Braga e Porto.

Aviso amarelo em todos os parâmetros.


Sim, penso que pode dizer-se que o Litoral Norte é o que vai levar mais com um "pouco de tudo".
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pessoalmente já larguei os modelos, não se entendem nos cenários modelados, tanta diversidade e discordância estava-me a por maluco. Vou seguir toda a situação por satélite.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas.
Parece que finalmente vamos ter alguma precipitaçao digna desse nome principalmente no Norte.Aliás na minha zona(Felgueiras) deverá ser um Domingo animado com bastante precipitaçao e vento.Para já o ceu esta bastante nublado por nuvens altas e o vento é moderado mas por vezes já sopra com alguma intensidade.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boas.
Parece que finalmente vamos ter alguma precipitaçao digna desse nome principalmente no Norte.Aliás na minha zona(Felgueiras) deverá ser um Domingo animado com bastante precipitaçao e vento.Para já o ceu esta bastante nublado por nuvens altas e o vento é moderado mas por vezes já sopra com alguma intensidade.

Boa tarde Meteofan,

O vento que sopra neste momento não é nada comparado com o que vem mais para a frente (Principalmente amanhã Domingo c/ vento de SW): :surprise:

Bem podemos dizer que Braga e toda a região do Minho vai levar com uma rega decente para não dizer "excelente" de forma a minimizar os efeitos da seca. :rain: :rain: :rain: :thumbsup:

A final de contas já entramos oficialmente no Outono as 14H49 UTC (15H49 Hora local) e acho que a estação vai começar em grande neste cantinho de Portugal....

Um bem-haja a todos os Meteoloucos....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom em relação aos modelos pouco ou nada de novo a acrescentar, pois nestas runs das 12h, o GFS, NOGAPS e o Hirlam mandam a depressão para o meio do Atlântico, e nós ficariamos mercê do cavado a Noroeste que daria boa precipitação a Norte e Centro mas que prejudicaria claramente o Algarve.

o ECm das 00h é de sonho para o Algarve, mas que não passa de um sonho pois cheira-me que todos os modelos nesta run vão convergir para o mesmo cenário: prevalência do cavado a Noroeste e a NADINE a ir parar para o meio do atlântico.
Eu fico doido como é que o ECM consegue ver uma depressão a Noroeste a conseguir puxar uma depressão (NADINE) bem a Oeste da Madeira. Não tem nexo nenhum .... a NADINE teria que estar praticamente em cima da Madeira.

Tenho a certeza que o ECM vai dar uma volta de 180º nesta run das 12h, infelizmente... pois alguém tem que ceder :sad::sad::sad:

EDIT: o UKMO junta-se ao mesmo cenário, será que o ECM vai continuar na sua casmurrice, ou irá ceder. Eu tenho a certeza que vai ceder dado que a sua previsão não tem qualquer sentido ....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom em relação aos modelos pouco ou nada de novo a acrescentar, pois nestas runs das 12h, o GFS, NOGAPS e o Hirlam mandam a depressão para o meio do Atlântico, e nós ficariamos mercê do cavado a Noroeste que daria boa precipitação a Norte e Centro mas que prejudicaria claramente o Algarve.

o ECm das 00h é de sonho para o Algarve, mas que não passa de um sonho pois cheira-me que todos os modelos nesta run vão convergir para o mesmo cenário: prevalência do cavado a Noroeste e a NADINE a ir parar para o meio do atlântico.
Eu fico doido como é que o ECM consegue ver uma depressão a Noroeste a conseguir puxar uma depressão (NADINE) bem a Oeste da Madeira. Não tem nexo nenhum .... a NADINE teria que estar praticamente em cima da Madeira.

Tenho a certeza que o ECM vai dar uma volta de 180º nesta run das 12h, infelizmente... pois alguém tem que ceder :sad::sad::sad:

Nem sequer se pode dizer que haverá recuo, uma vez que o ensemble do ECMWF nunca corroborou a saída operacional. De qualquer modo a run das 12z do GFS é aceitável para o Algarve, com cerca de 20 mm na quarta-feira (se bem que a Andaluzia fique com a melhor parte):
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Mas só pra perguntar, a frente parece que se encontra bastante degradada e com pouca convecção!?! ou ela ainda vai de fortalecer?;)

Não me parece degradada, até tem boa actividade convectiva para já.





Mas dá para perceber se já existe actividade eléctrica na frente?

Sim, existe alguma, vamos ver como se aguenta ao aproximar de Portugal continental, mas existem boas chances de trovoada, tanto na frente fria desta madrugada, como depois na oclusão que afectará amanhã mais tarde o NW.




Chance de trovoada amanhã segundo GFS:

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
As actualizações das 12z para a situação de amanhã manteem-se identicas, por isso mantem-se a ideia do post anterior.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Médio e longo prazo-

Para o inicio da proxima semana, após a passagem da perturbação de amanhã, os modelos colocam uma nova depressão a oeste da Irlanda, que continuará a interagir com um cavado muito extenso a oeste de Africa.

Esse cavado a oeste de Africa interagirá com uma onda tropical que já se está a formar sobre o sahel, e que sairá para o Atlantico nas proximidades de Cabo Verde.

Tambem o ciclone Nadine, que nas proximas 48-72horas poderá recuperar alguma intensidade, se encontrará emerso neste grande cavado, e ajudará a manter um fluxo de ar muito instavel de origem tropical profunda que deverá ser arrastado até á região da RAM-Canárias, causando alguns agueceiros por vezes fortes nesses locais.

É muitissimo complicado antever o comportamento de tal gigantesca e complexa perturbação, mas qualquer um chega á conclusão que será um factor a ter em conta e uma importante fonte de instabilidade e inconsistencia nos modelos dada a dificuldade em prever o comportamento exato.

QUALQUER pequena mudança poderá atirar a Nadine ou toda a massar de ar tropical para norte, originando um importante agravamento do estado do tempo durante praticamente toda a semana, por outro lado...um desvio no sentido oposto pode resultar numa semana com tempo seco e solarengo.

Sat visivel actual e previsão para 24h da vorticidade e geopotencial aos 500hpa:
BW93w.jpg
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde!!

Estive a ver no site do IM e aqui no litoral norte vamos ter ventos de 70 km/h e nas terras altas ventos de 90 km/h e eu pergunto se vai haver probabilidade de haver tornados já que vamos ter chuva forte e vento forte?

É muito importante saber se esta frente trará "tornados", eu estou a perguntar porque ontem de manhã ouve um "tornado" perto de Aveiro , segundo relatos de alguns membros deste fórum(Seguimento Litoral Norte) e não era suposto existir qualquer fenómeno de instabilidade ontem, quer dizer foi uma surpresa.

Por isso, amanhã, como vai ser um dia com maior instabilidade ,com ventos fortes e chuva forte eu acho que poderá haver "tornados",por favor eu precisava que os membros do fórum me dissessem alguma coisa em relação a este assunto, pelo que só se consegue prever um tornado com 15 minutos de antecedência, de resto só dá para prever com probabilidades(0 a 100%).
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boa Tarde!!

Estive a ver no site do IM e aqui no litoral norte vamos ter ventos de 70 km/h e nas terras altas ventos de 90 km/h e eu pergunto se vai haver probabilidade de haver tornados já que vamos ter chuva forte e vento forte?

É muito importante saber se esta frente trará "tornados", eu estou a perguntar porque ontem de manhã ouve um "tornado" perto de Aveiro , segundo relatos de alguns membros deste fórum(Seguimento Litoral Norte) e não era suposto existir qualquer fenómeno de instabilidade ontem, quer dizer foi uma surpresa.

Por isso, amanhã, como vai ser um dia com maior instabilidade ,com ventos fortes e chuva forte eu acho que poderá haver "tornados",por favor eu precisava que os membros do fórum me disesem alguma coisa em relação a este assunto, pelo que só se consegue prever um tornado com 15 minutos de antecedência, de resto só dá para prever com probabilidades(0 a 100%).

O que ocorreu ontem não foi um tornado certamente mas sim um dust devil ou algo do género e quanto à previsão de tornados para amanhã, parece-me muito improvável. Vamos ter alguns aguaceiros que poderão ser localmente mais intensos e com algumas rajadas de vento mais fortes como é normal neste tipo de situações, mas tornados é pouco provável. A situação da próxima madrugada deverá ser totalmente normal, o que poderá representar algum "perigo" será a ocorrência de algum aguaceiro que localmente seja mais intenso e que dado que já não chove "como deve ser" há bastante tempo e que o solo se encontra muito seco e solto possam ocorrer algumas inundações.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.