Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Saidas fabulosas dos modelos estas ultimas!

Ao nível da convecção estas ultimas saídas teem colocado uma sinóptica típica e perfeita para um bom evento convectivo...a receita é simples:

Nos próximos dias o AA estabelece bloqueio sobre a PI, e desde o Atlantico chega ar tropical na circulação do Anticiclone, que lentamente se espalha sobre o Atlantico nordeste e a metade oeste da PI.

Enquanto isto sucede, em altura uma série de perturbações vai-se aproximando de NW, injectando ar mais frio.
Esse ar frio acaba isolando-se a W/SW e forma-se uma cut off.

Dentro de 4 ou 5 dias uma forte dorsal volta a surgir sobre o Mediterraneo, e o AA posiciona-se de tal modo que começa a surgir um pronunciado fluxo de E com brisas de SW durante a tarde no litoral.

O fluxo de E transportará ar Mediterraneo muito húmido e quente sobre a metade sul do continente, e as brisas no litoral W ajudarão igualmente a empurrar essa humidade para o interior.

Por fim...ainda com os dias longos, teremos bastante calor a acumular-se, o que em conjunto com a humidade e o frio nos níveis altos dispararão os índices de instabilidade.

O que falta agora é perceber onde teremos a cut off...se esta se centrar sobre o sul do continente poderá surgir um padrão convectivo mais do género pulsante, com células que poderão crescer criando complexos de mesoescala, capazes de produzir muita chuva.
Caso a cut off se centre mais a SW, a forte circulação em altura na periferia dela poderá gerar shear suficiente para gerar um evento de convecção mais severa...
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
os pontos de 100mm estão de regresso nesta saída. Um pouco menos agressiva que as primeiras que saíram porque eram torrenciais. Tudo isto é um bocado freak, uma explosão convectiva. De onde virá a humidade para disparar esta borrasca?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
os pontos de 100mm estão de regresso nesta saída. Um pouco menos agressiva que as primeiras que saíram porque eram torrenciais. Tudo isto é um bocado freak, uma explosão convectiva. De onde virá a humidade para disparar esta borrasca?

Já quase todos os modelos indicam esta situação, sendo a unica excepção o GEM, que manda tudo para o Mediterrâneo.

CMA, BOM ACESSS, UKMO, GFS e ECM entre outros mostram esta situação !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
E pronto nesta saída do GFS vai tudo para Espanha, pois a cut off não fica isolada

Tudo para a Espanha, eu continuo a ver precipitação no Algarve e a sul do Algarve e andar a comentar cada saída que sai, nem vale muito a pena, porque umas saídas vão colocar mais, outras menos, é assim com as cut-off's.

O ECM está naquele intervalo de horas em que é o modelo mais fiável e onde acerta mais, a média do ECM segue a operacional por isso, estou confiante. Já passaram 60 horas desde da 1ª saída do ECM em que começou a mostrar essa cut-off e até agora não fez nenhuma alteração repentina e quando os outros modelos hoje começaram a modelar o que o ECM viu primeiro é bom sinal.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
e ja enjoa... se o inverno for tao inverno como o verao foi verao, vamos ter um inverno espectacular.

Olha, va te amanhando que por aqui já não chove como devia de chover há mais de 5 meses, e chover chuva propriamente dita, há coisa de 3 meses...e pelas novas saídas nem tão cedo vai chover.

Só me apetece dizer um palavrão. GRRRRRRRRRRRRRRR :mad: :mad: :mad:
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
Olha, va te amanhando que por aqui já não chove como devia de chover há mais de 5 meses, e chover chuva propriamente dita, há coisa de 3 meses...e pelas novas saídas nem tão cedo vai chover.

Só me apetece dizer um palavrão. GRRRRRRRRRRRRRRR :mad: :mad: :mad:

eu nao moro nem no litoral nem no interior norte fica a meio termo e nao vejo chover desde q comecou o verao, dia 20 de junho, so vieram duas chovadas ambas de noite e mais nada.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
eu nao moro nem no litoral nem no interior norte fica a meio termo e nao vejo chover desde q comecou o verao, dia 20 de junho, so vieram duas chovadas ambas de noite e mais nada.

Olha, e mesmo assim vás com sorte porque nós aqui nem isso e nem nada.

Que tédio infernal... Eu já não aguento. Tudo o que é demais, enjoa e cheira mal. :calor:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tudo para a Espanha, eu continuo a ver precipitação no Algarve e a sul do Algarve e andar a comentar cada saída que sai, nem vale muito a pena, porque umas saídas vão colocar mais, outras menos, é assim com as cut-off's.

O ECM está naquele intervalo de horas em que é o modelo mais fiável e onde acerta mais, a média do ECM segue a operacional por isso, estou confiante. Já passaram 60 horas desde da 1ª saída do ECM em que começou a mostrar essa cut-off e até agora não fez nenhuma alteração repentina e quando os outros modelos hoje começaram a modelar o que o ECM viu primeiro é bom sinal.

Desculpa mas não concordo os modelos parece estar com um claro retrocesso que pode ser ampliada nas próximas saidas, se reparares até pode dar precipitação mas a tendencia começa a ser definida a ir mais para Espanha, assim mostra o UKMO, GEM (esse sempre mandou tudo para Espanha), e mesmo o GFS !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ainda assim as quantidades de precipitação são bastante boas... superaremos confortavelmente a média mensal. Se o europeu não desiste dos pontos de 100mm em 12 horas, o GFS começa a atirar algumas manchas de generosa humidade tropical vindas do Humberto para as Canárias.