Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Noite bem mais intensa do que o esperado no norte e centro...esta convecção deverá estar a ser alimentada por ar quente nos níveis médios que restou do aquecimento desta tarde...e deve ter sido subestimado plos modelos.

Durante a noite mais células surgirão, sendo que pela manhã a coisa deverá amainar.

No entanto, a partir do fim da manhã, com o aquecimento diurno e a injeção extra de humidade vinda da chuva desta noite, deverão rebentar algumas células localmente fortes...em especial no interior norte.

Quanto ao Sul deverá correr tudo como descrito no outro post...a massa de ar húmido vai entrando vindo de SE sobre o Algarve e Alentejo, e o aquecimento diurno deverá gerar instabilidade e desenvolvimento convectivo a partir do inicio da tarde.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
unh pois foi bela surpresa, stormy eu estou aqui muito duvidoso enquanto à minha região, sim o sul vai ter trovoadas, segundo o gfs o distrito de évora também o vai ter, évora até tem uma precipitação razoavel, eu estou na duvida enquanto à minha região, o gfs não dá qualquer precipitação para coruche, mas como o distrito de évora vai ter alguma e eu estou aqui na fronteira entre o ribatejo e o alentejo, o que achas? achas que ocorrerá algo aqui? ou apenas uma possibilidade de uns aguaceiros fracos (se for tanto)
claro falo para o stormy mas se alguem souber tirar a minha duvida e quiser responder, melhor :p
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes.

Para amanhã temos mais um dia com alguma actividade convectiva.

Em altura um cavado semi estacionário coloca-se a oeste de PT continental, com advecção de ar frio em altura e um fortalecimento do fluxo acima dos 600-500hpa.

Á superfície uma frente fria cruza a Galiza, e injecta ar mais frio e estavel pelo Atlantico ao longo do litoral norte e centro.
No sector quente, ar moderadamente húmido e instável introduz-se pela metade sul do território, e lentamente progride para NE.

Norte + Centro

Ao longo do dia cria-se alguma instabilidade com ocorrência de aguaceiros e eventualmente alguma trovoada, em especial nas regiões montanhosas.
No entanto maior parte da energia mantem-se mais a sul, pelo que o potencial para ocorrência de fenómenos localmente significativos é baixo ou nulo.

Sul

A presença de massas de ar (sub)Tropical, com pontos de orvalho entre 17 e 19ºC e o aquecimento diurno, em conjunto com a aproximação de um lobo de forçamento dinâmico associado ao cavado a oeste, garante á partida que surjam alguns núcleos convectivos.. alguns destes poderão vir já activos desde o oceano a S/SW.

Preve-se no entanto que haja alguma inibição devido á permanência de algum ar seco entre os 850 e os 650hpa.

Em especial a partir da tarde espera-se o surgimento de alguns núcleos convectivos associados ao aquecimento diurno e á aproximação da bolsa de ar mais frio em altura + região de divergência nos níveis altos.

As células que surgirem beneficiarão de shear moderado ( DLS~40kts) essencialmente unidirecional e concentrado nas camadas mais elevadas, já que abaixo dos 500hpa o perfil de ventos é essencialmente caótico.

Durante a noite para Sábado com a aproximação do cavado, os modelos reforçam a advecção de ar húmido á sfc, e a agua do mar relativamente quente ( 22-26ºC) contribuirá igualmente para que o MLCAPE atinja valores entre 500-1000J/KG com o 0-30CAPE a aproximar-se dos 1200-1500J/Kg.

Este padrão é favorável ao surgimento de algumas células localmente fortes, em especial no Algarve e Baixo Alentejo, que deverão manter-se activas durante a noite.

As células mais fortes terão capacidade de gerar granizo localmente grande, precipitação intensa e em menor grau uma situação isolada de vento forte associada a um micro/downburst.

Apesar de haver ainda alguma inconsistência de run para run nos modelos, a sinóptica parece ser suficiente para garantir um nível laranja marginal por risco fraco a moderado de uma situação localmente severa.

dsLlFXS.png


Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Precipitação localmente forte
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois sim ... talvez algo na serra, mas mesmo assim acho que apenas o interior sul ( interior alentejano) é que irá novamente ver alguma coisa !
Uma laranja cortada em 4 bocados ... também sabe bem, para quem entendeu !

Já agora parece que aquele cavado previsto lá para as 192 horas perdeu alguma consistência enquanto o calor parece ter ganho alguma força !
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite,
sim, de facto virá um pouco de calor, mas será de 4 dias
depois voltará a vir mais fresco
mais calor por causa do vento que virá de leste, desde o dia 10 até ao dia 14
depois poderá vir alguma chuva a partir do dia 15/16
a ver vamos...
mas sabe-se que a meteo está a mudar devido ao aproximar do outono
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, antes que desapareça deixa-me lá colocar isto ... pois fica para a prosperidade ..... apesar de não ser a primeira vez, mas a verdade é que para aí 1/100 das previsões a médio prazo se realiza ...



Uploaded with ImageShack.us
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Bom dia, antes que desapareça deixa-me lá colocar isto ... pois fica para a prosperidade ..... apesar de não ser a primeira vez, mas a verdade é que para aí 1/100 das previsões a médio prazo se realiza ...



Uploaded with ImageShack.us

Aurélio, o GFS também coloca precipitação para dia 15 de Setembro, já não é mau de todo. Mas, o ECM até faz levantar a moral dos algarvios :rolleyes: :D. Até mete a menina onde nós queremos mais, na sua posição ideal. :rolleyes:

A trajectória do ECM é engraçada, vem de Marrocos, fica a sul do Algarve e vai para oeste colocar-se a SW do Algarve. :lol:

Mas, também temos que dizer, que pode tudo ir mais para leste, e no Algarve o nosso histórico é sempre mais favorável a ocorrer na última década do mês, ou na última semana de Setembro.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Mas o que é que se passa com a região da Grande Lisboa que não há chuvisco, aguaceiro, trovoada ou o que quer que seja, que queira vir para estas bandas? Que pasmaceira... :sad:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aurélio, o GFS também coloca precipitação para dia 15 de Setembro, já não é mau de todo. Mas, o ECM até faz levantar a moral dos algarvios :rolleyes: :D. Até mete a menina onde nós queremos mais, na sua posição ideal. :rolleyes:

A trajectória do ECM é engraçada, vem de Marrocos, fica a sul do Algarve e vai para oeste colocar-se a SW do Algarve. :lol:

Mas, também temos que dizer, que pode tudo ir mais para leste, e no Algarve o nosso histórico é sempre mais favorável a ocorrer na última década do mês, ou na última semana de Setembro.

Aquela perturbação tropical ali no lado esquerdo pelo atlântico, também parece que pode dar que falar para dias 19 e 20 nos Açores...

Precisamos de chuva JÁ o quanto antes!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Qualquer coisa de tropical atingiria o Algarve nesse cenário. Anormal, seria uma valente enxurrada. Há picos de 100mm/m2.

E com potencial para naquela posição continuar a atrair mais partes da ZCIT... Portanto teríamos a repetição do ano passado. Até na RAM para onde a depressão se dirigiria depois.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Alguém sabe mais ou menos quando virá chuva para os Açores?

É que a situação por cá já é grave em algumas zonas...

O GFS pelo menos, anda inclinado para os Açores começarem a ter precipitação a partir do dia 19/20 de Setembro, mas ainda é cedo para ter certezas absolutas e não passa de uma tendência.

Quanto ao Algarve, a run das 12 do ECM insiste no mesmo cenário, embora a precipitação mais intensa esteja prevista na zona de Cádiz. A ver vamos, como vai ser a evolução nos próximos dias, mas tanto o ECM como o GFS indicam instabilidade a partir do dia 14/15 de Setembro.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
192hr são um mundo dentro de um modelo de computador mas já são os 2 principais modelos a teimar com esta borrasca. O UKMO é que não tem alcance.