Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013



joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite a todos,
espero não me enganar, mas mais de 60% de hipóteses de as primeiras chuvas a valer, já chuva propriamente dita, começar a cair no continente a partir dos últimos dias de setembro...
Penso que o Anticiclone que está potente agora irá começar perder a sua força o que fará com que entre as primeiras chuvas no nosso país. Voltarei a falar deste assunto a partir do dia 25 setembro...

---------------------------------------------------------------------

Boa tarde a todos....
Conforme eu prometi(no dia 10 de setembro) venho aqui dar as boas noticias, que a partir de quarta/quinta,(dias 25/26 de setembro) começará a cair as primeiras chuvas no Continente. Os principais modelos (GFS e ECM) já estão a prever e modelar...
O calor destes 3 meses (julho, agosto e setembro) findará e vai dar lugar ao ciclo sazonal de outono. Falta saber a quantidade de precipitação, poderá ser mais forte no litoral do que no interior, o que é normal. Mas será bem vinda esta chuva que todos nós estamos desejosos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu já nem sei, já não vejo nada de especial, os modelos pra variar já cortaram, e chega ao fim vem é mais calor e tempo seco.

Onde é que os modelos cortaram? Há 2 dias atrás só se previa calor para a semana que vem, com alguma chuva no fim de semana, agora quase todos prevêem quase uma semana consecutiva de chuva, pelo menos no litoral Oeste, a partir da próxima 4ª feira.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu já nem sei, já não vejo nada de especial, os modelos pra variar já cortaram, e chega ao fim vem é mais calor e tempo seco.
Não tenho escrito no forum porque sou bastante leiga no assunto e tenho medo de escrever algo de errado, mas este post pregou-me tal susto que tive de verificar novamente as saídas mais recentes do gfs e ecmwf. Está tudo lá, talvez até mais chuva no gfs europe, e a partir de terça-feira (66 horas).

Por isso, só posso ecoar as palavras do David sf no post anterior e perguntar em qual modelo tal aconteceu. :huh:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Onde é que os modelos cortaram? Há 2 dias atrás só se previa calor para a semana que vem, com alguma chuva no fim de semana, agora quase todos prevêem quase uma semana consecutiva de chuva, pelo menos no litoral Oeste, a partir da próxima 4ª feira.

Foi um lapso meu, de facto é quase certo que vai chover a partir de 4ª feira em todo o continente, mesmo assim vamos com calma, pois no início deste mês também era certo que ia chover e depois só veio foi calor.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu neste momento só acredito quando vir, porque no inicio deste mês tambem parecia certo uma bela rega e depois 0.... Mas diria que neste momento é quase certo que iremos ter chuva pelo menos nos dias 27\28...
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Eu neste momento só acredito quando vir, porque no inicio deste mês tambem parecia certo uma bela rega e depois 0.... Mas diria que neste momento é quase certo que iremos ter chuva pelo menos nos dias 27\28...

Pois dizes bem no INICIO do mês, mas já vamos a caminhar para o fim do mês e agora é mais provável que venha a tão aguardada chuva! :pray:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
qual o meu espanto quando vou ver os meteogramas da saida do gfs das 18h aqui de Coruche e vejo no sábado ali às 6h, 18.4mm :eek: se mantiver +ou- irá chover bastanto no sábado em todo o pais (espero que sim :D ), mas como ainda falta 1 semana ainda vai mudar, vamos ver se para mais ou para menos, em relação a quarta/quinta, continua a mostrar precipitação em especial no litoral
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Com os novos dados apenas se prevê chuva para a proxima Sexta e talvez Sábado, embora um pequeno desvio (aproximação da depressão) possa gerar precipitação em especial no litoral oeste entre terça e quinta !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Os modelos estão perfeitos e com a cereja em cima do bolo, existem vários modelos a colocarem um dilúvio em terras algarvios no Sábado dia 28, são eles o GEM, BOM ACCESS, ECM, JMA, NAVGEM, GFS tem vários membros a indicarem bastante precipitação nesse dia também.

Desta é que vai ser! :D Senão acontecer paciência que algum dia terei sorte. :lol:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Com os novos dados apenas se prevê chuva para a proxima Sexta e talvez Sábado, embora um pequeno desvio (aproximação da depressão) possa gerar precipitação em especial no litoral oeste entre terça e quinta !

Apenas ? Temos várias frentes após o início do mês e a partir de dia 24 o Litoral. Não pode haver pessimismo, assim ainda pior.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apenas ? Temos várias frentes após o início do mês e a partir de dia 24 o Litoral. Não pode haver pessimismo, assim ainda pior.


Não inventes coisas que não estão nos modelos. Nos dados destas run das 12h não existe qualquer precipitação nos modelos talvez uns chuviscos e apenas para o litoral entre Terça e Quinta.
Depois na Sexta e Sábado aí sim existe boas chances de precipitação.

Após o inicio do mês apenas se preve precipitação para a região norte e talvez centro enquanto que a sul não existe nos dados de hoje qualquer precipitação prevista !