Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Não inventes coisas que não estão nos modelos. Nos dados destas run das 12h não existe qualquer precipitação nos modelos talvez uns chuviscos e apenas para o litoral entre Terça e Quinta.
Depois na Sexta e Sábado aí sim existe boas chances de precipitação.

Após o inicio do mês apenas se preve precipitação para a região norte e talvez centro enquanto que a sul não existe nos dados de hoje qualquer precipitação prevista !

Isso já é longo prazo, ainda há 2 ou 3 dias não se previa qualquer precipitação.

Mas para Sexta parece-me algo em bom :)
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não inventes coisas que não estão nos modelos. ...

O Sr não tem autoridade para acusar ninguém de inventar coisas.

Todos os modelos que vi davam precipitação (residual) a partir de 4af. Se calhar estão errados. Mas dão. O Andréfrade não inventou nada e só não vê quem não quer ver...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Quarta e Quinta devemos ter alguma precipitaçao no Litoral e depois Sexta e Sábado devemos ter precipitaçao generalizada a todo o país sendo que pode haver belos acumulados... A partir daí esperemos para ver, falta muito tempo.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,224
Local
loule-caldeirao
A meu ver ainda não está nada definido em relação à situação da próxima Sexta/Sábado e também pudera...a esta distância:D
Estou a ver que a depressão ainda fica demasiado a Norte, ou seja posicionando-se demasiado a noroeste de Portugal. Apesar do que ao que tudo indica, terá uma frente bastante abrangente, pode sempre ser mau em termos de precipitação aqui para sul e atingir mais as regiões do norte e centro.
Bom animação essa estará quase garantida resta saber em que termos..uns bons 30/40mm sabiam sempre bem nesta altura do campeonato(vai fazer 6 meses sem precipitação significativa)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Isso já é longo prazo, ainda há 2 ou 3 dias não se previa qualquer precipitação.

Mas para Sexta parece-me algo em bom :)

Isso não é bem assim.

Há mais de uma semana que o GFS apontava para o espaço entre 27 / 30 deste mês para o regresso da precipitação.

Aliás, há vários dias que se tem falado nisso só que, com é normal, à distância a que estávamos, era muito cedo para prestar atenção.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Sr não tem autoridade para acusar ninguém de inventar coisas.

Todos os modelos que vi davam precipitação (residual) a partir de 4af. Se calhar estão errados. Mas dão. O Andréfrade não inventou nada e só não vê quem não quer ver...

O que eu escrevi foi:
Não inventes coisas que não estão nos modelos. Nos dados destas run das 12h não existe qualquer precipitação nos modelos talvez uns chuviscos e apenas para o litoral entre Terça e Quinta.
Depois na Sexta e Sábado aí sim existe boas chances de precipitação.

Após o inicio do mês apenas se preve precipitação para a região norte e talvez centro enquanto que a sul não existe nos dados de hoje qualquer precipitação prevista !

Voçê é que não tem autoridade para dizer o que devo ou não escrever, e ainda por cima é sempre o mesmo a perseguir-me .. devo ter mel :lmao::lmao::lmao:
Além disso quando se contrapõe tem-se que ter o minimo de autoridade (contra argumentar) !
Se não gosta do que escrevo é fácil, passe á frente ;)

EDIT: Se o faz feliz, basta a depressão andar ligeiramente para leste e teremos uma frente estacionária com actividade mais moderada em cima de Portugal na Quarta e Quinta e com chuva moderada no litoral.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isso já é longo prazo, ainda há 2 ou 3 dias não se previa qualquer precipitação.

Mas para Sexta parece-me algo em bom :)

@AndreFrade

Apesar de neste momento apenas existir uns chuviscos previstos entre Terça e Quinta, basta a depressão andar ligeiramente mais para leste, e sim poderemos ter alguma chuva (alguns consideram pingos chuva pelo jeito) moderada no litoral oeste como os modelos têm vindo a colocar e a tirar ao longo das runs !

Penso que amanhã que é quando se forma a depressão e fica definido o seu núcleo já saberemos mais razoalvelmente qual a trajectoria da pressão e sua respectiva intensidade !
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Neste momento creio que há condições para se ser de novo optimista. Ainda falta muito para o próximo fim de semana, mas a carga de chuva e trovoada pintada no Freemeteo, e a persistência do IPMA e do GFS em enunciar bastante chuva no final da próxima semana, levam-me a pensar que o cenário se está a compor lindamente, venham agora os atores. De terça a quinta, uns chuviscos para criar suspense, também são bem vindos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Não sei onde tão a ver chuva terça ou quarta, quarta ainda talvez lá para o fim do dia e junto a costa

Seria um grande golpe alguma coisa alterar e já não chover bem sexta e Sábado penso que isso já não foge!! Venha ela 100 dias depois da ultima :rain:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não percebo qual a necessidade de se responder a posts de participantes de forma rude e com termos como 'não inventes', por exemplo. E educação cabe em todo o lado assim como a cortesia. Para quem pouco percebe do lado científico da meteorologia e frequenta o fórum para aprender, não há necessidade de ler esse tipo de comentários dispensáveis. Acho que seria muito mais útil perguntar qual a fonte do comentário ou argumentar com uma saída de um modelo, por exemplo. Acho até que esse tipo de comportamento inibe a participação de membros que, por medo receio de serem ridicularizados, preferem remeter-se ao silêncio. Enfim, apenas a opinião de um membro regra geral silencioso mas que lê diariamente.
Peace.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
s
Não percebo qual a necessidade de se responder a posts de participantes de forma rude e com termos como 'não inventes', por exemplo. E educação cabe em todo o lado assim como a cortesia. Para quem pouco percebe do lado científico da meteorologia e frequenta o fórum para aprender, não há necessidade de ler esse tipo de comentários dispensáveis. Acho que seria muito mais útil perguntar qual a fonte do comentário ou argumentar com uma saída de um modelo, por exemplo. Acho até que esse tipo de comportamento inibe a participação de membros que, por medo receio de serem ridicularizados, preferem remeter-se ao silêncio. Enfim, apenas a opinião de um membro regra geral silencioso mas que lê diariamente.
Peaces.
subscrevo inteiramente !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Indo ao que interessa verdadeiramente, ou seja, os modelos parece que temos divergências entre o ECM e os restantes modelos, isto pelo menos no que á operacional diz respeito.
Ora bem no que toca a Terça e Quarta parecem existir condições para intervalos nublosos com alguns aguaceiros fracos e dispersos, ainda que não seja de descartar algum aguaceiro moderado ocasional acompanhado por trovoada !

Depois a partir de Quinta começam a haver grandes divergências entre modelos, devido a um factor muito simples. Se a depressão vier mais para sul, fica ligeiramente bloqueada o que tornaria a situação mais severa, demorada e mais interessante, e prolongar-se-ia até Domingo e muito mais interessante para as regiões mais a sul.

Por outro lado ficando mais a norte, romperia o bloqueio a norte e seria muito mais rápida a passagem ainda que intensa, e com muito menos chuva a sul !

Isto claro falando somente até ao proximo Domingo !
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
gfs_pi_prec_120.png


Era mesmo isto que vinha a calhar :D :rolleyes:

Este também não está mal...:D

dgpd.png


Penso que já não escapamos de alguma precipitação, a sua intensidade só na altura saberemos, os modelos estão bastante animadores de uma forma geral.

Nestas situações por vezes formam-se boas células na estrutura da frente, células essas que dá a entender se deslocarão de Sudoeste para Nordeste impelidas pelos ventos de SW/S. Vamos ver..:thumbsup: