Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Alguma expectativa aqui para os Algarves mas temos que ver como é que as trovoadas arrancam... pode não dar em nada. O AROME é razoavelmente optimista.
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
]ToRnAdO[;388911 disse:
Sim á possibilidade de haver células de surgimento súbito que poderá levar a precipitação pontualmente forte e com algum granizo á mistura, isto na minha leitura dos modelos GFS/GFS Convective Maps.

Estive a ver esse site e é um pouco confuso :huh:
Quais sao os parametros que mais interessam?
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas.

A partir desta tarde e durante o dia de amanhã uma perturbação em altura deverá cruzar PT continental de SW para NE.
Uma outra perturbação deverá aproximar-se e eventualmente tornar-se estacionaria a oeste de PT continental durante o dia de amanhã.

A acção conjunta dos dois sistemas deverá introduzir uma massa de ar mais fria em altura, assim como intensificar o fluxo em altura.

Á superfície espera-se a gradual propagação de ar tropical marítimo procedente do golfo de Cádis em direção ao Algarve e interior sul, enquanto que mais a norte a massa de ar será de características subtropicais e avança desde o Atlantico.
A acompanhar a progressão deste ar mais quente e húmido espera-se a formação de uma complexa bolsa de baixa pressão, que deverá tornar-se mais intensa durante a tarde devido ao aquecimento diurno...esta área depressionária contará com dois centros de circulação, um a S do Algarve e outro que se centrará sobre o interior norte e centro.

Norte + Centro
Já durante a próxima noite espera-se que ocorra iniciação convectiva sobre a região centro e litoral norte, embora algo comprometida pela falta de energia á superfície e pela presença de ar seco de origem africana nos níveis médios.

Durante o dia, o aquecimento diurno e a influencia do ar mais húmido deverão dinamizar a actividade convectiva, reactivando a linha de instabilidade á medida que esta se translada desde o centro em direcção ao interior norte.
Ai o forçamento orográfico deverá encarregar-se de gerar alguns núcleos localmente fortes.
A presença de shear moderado ( DLS ~ 25-35kts) e CAPE razoável assim como de alguns restos de ar seco entre os 700 e os 500hpa deverão criar um ambiente favorável á ocorrência de granizo localmente significativo e down/microbursts capazes de gerar situações isoladas de vento forte.
Por este motivo avança-se com o nível laranja por risco fraco a moderado de situações localmente severas.

Sul

Durante o dia ar de características tropicais marítimas introduz-se pelo Algarve e interior Alentejano.
O forte aquecimento diurno gerará valores de MLCAPE entre 500-1000J/Kg, com o 0-30CAPE a atingir perto de 1500J/Kg no Algarve central e oriental.
A S de Faro um vórtice á superfície gera circulação moderada de SE em todo o Algarve, que roda para S/SW no Alentejo.
Em altura o fluxo intenso de W gera shear moderado sobre esta camada á superfície que procede de SE... (DLS 30-45Kts)..o caracter rotacional do shear será tanto mais intenso quanto mais perto da costa sul, onde conjuntamente com a SST elevada ( >25ºC) deverá criar condições favoraveis ao desenvolvimento de alguma estrutura supercelular isolada, ou ( mais provavelmente) de uma ou outra tromba de agua.

A presença de ar mais seco entre os 700 e os 500hpa deverá no entanto limitar o desenvolvimento convectivo...embora qualquer célula que surja possa beneficiar de um ambiente bastante favorável...o próprio ar seco deverá gerar condições favoráveis a granizo localmente grande nos núcleos mais intensos assim como algum micro/downburst com alguma situação isolada de vento forte associada.

No interior do Alentejo o shear é mais fraco e unidireccional, o que se torna plausível é que as células que eventualmente se formem no Algarve assumam caracter linear á medida que se deslocam para NE.
Mantem-se no entanto o risco de granizo e ventos localmente fortes devido á dry layer nos níveis médios...e poderá surgir localmente alguma assinatura em arco com ventos fortes de outflow associados.

JWRErWI.png



Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas moderadas a fortes
- Tromba de agua ( litoral sul)


Boas,

Mais uma bela sinoptica!! Um grande obrigado pela dedicação!!

A minha não andava muito longe...mas não tão perfeita como a tua... mas tambem não a escrevi!! so existe na minha cabeça :P

Sempre que lanço e já lá vão dois anos com os meus Riscos Significativos no meu site, eis o mapa que lancei hoje ás 11:47 precisamente:

h8xo.jpg


Risco Amarelo: Trovoada;
Aguaceiros Pontualmente Fortes;
Granizo;
Possibilidade de Trombas de Água na Costa Sul.
Risco Laranja: Trovoada;
Aguaceiros Pontualmente Fortes;
Granizo.


Ler mais: http://southstorm.webnode.com/news/mapa-de-riscos-significativos-centro-sul-sul/



Cump.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Estive a ver esse site e é um pouco confuso :huh:
Quais sao os parametros que mais interessam?

Todos os parâmetros interessam e são importantes! Estes modelos são parte integrante de uma optimizada previsão em casos convectivos... pois neste caso não temos outros modelos do mesmo 'gabarito'. É um óptimo complemento aos modelos ditos 'normais'. E depois conjugados com a experiência climatológica local vem a facilitar possíveis cenários 'teatrais' do estado do tempo em seu local.

Cump.
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Se já era mau agora é péssimo desde que juntaram as duas entidade o IM e o Mar e criaram o IPMA. Já esta farto de trovejar e nem um sinal detectado pelo IPMA ( http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.dea/ ) , se não funciona mais valia acabar de uma vez por todas. Aposto que vêm depois com mais uma desculpa esfarrapada! Se Não fosse a informação disponibilizada por sites estrangeiros bem que podíamos andar aqui a anhar......
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Bem sei tudo isso, mas ao preço que o IPMA custa a cada um de nós bem que podia funcionar melhor..... Neste momento nem o radar esta em funcionamento, pelo menos a imagem fornecida pelo site corresponde ainda ás 19:50 locais......
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sim mas o radar já não é atualizado há uma hora!
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Dá vontade de telefonar para o IPMA e perguntar se esta lá alguém.............nem a previsão do dia ainda mudou.......Eu e milhares de portugueses pagamos para que esse instituto seja minimamente eficiente, coisa que não se tem mostrado.