Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A discussão sobre a performance dos modelos, assim como a concretização ou não das previsões é de facto um assunto muito interessante! Mas complica um pouco a leitura deste tópico, desta forma foi movida para outro tópico adequado, naturalmente para ser continuada!

Assim, aproveite-se este tópico já existente e parado há muito tempo para por lá discutir o assunto, se faz favor:

http://www.meteopt.com/forum/meteor...rificacao-de-modelos-de-previsoes-4961-6.html

Vou aproveitar e mover os posts mais recentes para lá, para situar a conversa e promover a continuação da discussão. Não será fácil mover a conversa toda porque já vai um pouco longo o assunto, e é difícil de estar a filtrar os posts todos de forma justa como devem entender, mas farei o melhor possível.

Obrigado.


:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Thomar


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Quanto ao modelos, o GFS nesta última run mete a depressão ainda algo afastada de Portugal, o IPMA ( que segue o ECM ) nas sua previsões fala em aguaceiros para quarta e quinta, mas nem menciona ( para já ) a possibilidade de trovoadas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,
Será desta que vejo alguma trovoada?

Previsão para Cascais.

14cqnmd.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O GFS deu uma grande machadada na saída da 18h no que toca a precipitação mais a norte. Fiquei completamente desolado:sad:, por outro reforçou a precipitação a Sul.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Agradecia uma explicação para o facto de terem apagado o meu post de ontem à tarde neste tópico.
Não ofendi ninguém, não usei linguagem menos própria, falei sobre o estado actual do tempo com uma espreitadela aos próximos dias. Exprimi uma preferência pessoal.

Depois de dada a explicação, podem apagar este post.

Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: alentejano

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Agradecia uma explicação para o facto de terem apagado o meu post de ontem à tarde neste tópico.
Não ofendi ninguém, não usei linguagem menos própria, falei sobre o estado actual do tempo com uma espreitadela aos próximos dias. Exprimi uma preferência pessoal.

Depois de dada a explicação, podem apagar este post.

Obrigado.

Nao terá sido movido para o outro?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Jota21, o teu post de ontem foi movido para o tópico de seguimento livre:

http://www.meteopt.com/forum/off-topic/seguimento-meteorologico-livre-7798-4.html#post440668


Outros foram movidos para o da verificação da performance modelos:

http://www.meteopt.com/forum/meteor...e-modelos-de-previsoes-4961-7.html#post440606


Apenas foram movidos para tornar mais fluída a leitura deste tópico de Previsão do Tempo e Modelos, que estava um pouco desorganizado com o off-topic.
Temos esses tópicos alternativos para isto mesmo, para debater de forma mais "descontraída" essas opiniões, gostos pessoais, etc., que cada um tem os seus e é mais do que livre para os opinar, desde que respeitando os demais. Gostaríamos mesmo é de não continuar a ter neste tópico específico e muito importante para a imagem e credibilidade da nossa comunidade o tipo de discussões dispersas, e por vezes até "mesquinhas" que têm ocorrido por vezes infelizmente.

Agradeço que compreendam, e tentem manter o tópico "asseadinho"! Porque além do off-topic destas discussões, os próprios posts como este que estou a fazer agora são chatos, e são mais off-topic a encher páginas sem o que interessa... Era bom não termos necessidade de o fazer constantemente!
;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Um pouco no seguimento do que se está a discutir no tópico dos arquipélagos, a depressão vai andar a "pairar" ali pelo Atlântico, e poderá complicar um pouco nos Açores, com muitos dias de precipitação generosa.

Acumulados totais previstos nos próximos dias pelo GFS e pelo CMC:

hnRtUln.gif


8Tgru1X.gif


(Atenção que no GFS os acumulados são até 180h e no CMC até 144h!)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã teremos um novo dia com alguma actividade que será pontualmente forte/severa em partes do centro e sul..


Analise/Sinóptica

Em altura uma nova ondulação com um eixo de vorticidade algo fragmentado desprende-se de uma perturbação estacionaria a oeste da PI, e viaja no seio do jet subtropical até afectar a porção oeste da Península.

Associada a esta ondulação, áreas de forçamento dinâmico e de fluxo/shear mais intensos afectam em especial Portugal continental.

Á superfície uma nova bolsa de humidade entra durante a madrugada, com uma frente quente bem definida nos gradientes de mix.r. a avançar lentamente desde o litoral SW até ao eixo Portalegre-Braga.
A entrada de ar húmido em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar bolsas de CAPE em torno aos 1000J/Kg, e a convergência ao longo da frente servirá de foco á génese convectiva.

Dada a instabilidade moderada e o suporte dinamico adequado, células com ciclos de vida relativamente longos deverão surgir....sendo que as condições parecem essencialmente favoráveis a episódios de precipitação excessiva.

Um nível amarelo é, assim, colocado para a região onde está modelado um melhor overlay entre o CAPE e a dinâmica.
Um nível mais elevado é excluído dado que o padrão de fluxo, o shear e os perfis termodinamicos são pouco favoráveis á ocorrência de fenómenos extremos de vento ou granizo, sendo que o único risco está associado á precipitação.



9TGyhkq.png
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Quando é que vem tempo mais fresco? É que as noites estão quentes e os dias não estão melhores. Já ninguém aguenta mais. E a instabilidade sempre é para continuar até quando? Obrigado :)



Tempo mais fresco nao e para ja , ainda estamos no inicio de setembro , no verao , temperaturas proximas dos 30 ° C sao ainda normalissimas .

E no Litoral Norte , no nosso caso , ainda deve piorar , pois a medida que setembro vai avancando , os niveis de HR vao aumentando e com as temperaturas ainda elevadas , a sensacao de calor e reforcada .
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Olhando aos modelos, amanhã no Algarve existe a possibilidade de ocorrerem aguaceiros que podem ser fortes e acompanhados de trovoadas, especialmente no barlavento algarvio, vários modelos dão precipitação no Barlavento e pouca precipitação no Sotavento, o Aladdin coloca precipitação, o Arome coloca precipitação no barlavento embora a maior quantidade fique no mar, o Hirlam coloca precipitação em praticamente todo o Algarve, 1º no Barlavento e depois no Sotavento. Esta é uma situação de instabilidade tanto pode chover em Faro, como em Olhão não cair uma pinga ou vice-versa.