Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS continua a colocar uma depressão muito interessante já no início da próxima semana :trovao: :rain:

Não falta assim tanto tempo, vamos ver, é natural que vá fazendo uns ajustes ou para mais ou para menos..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã poderemos ter algumas células severas em especial no litoral centro e norte.

Analise/Sinóptica

Em altura uma forte depressão mantem-se estacionária nas proximidades dos Açores.
Na periferia da depressão, uma area de vorticidade orbita a circulação em altura e aproxima-se de PT Continental.

Associada a esta area de vorticidade, os modelos colocam o tipico lobo de subsidencia no sector oeste, a afectar o Atlantico ao largo do litoral N/C, e o lobo de forçamento dinamico a avançar sobre terra desde a região de Lisboa até ao Norte, com notório arrefecimento aos 500hpa.
No sector de forçamento dinamico, um forte jet está presente entre os 600hpa e os 200hpa, proporcionando shear moderado ( 0-6km shear até 10-20m/s e 1-8km shear até 40kts).

Dado o fluxo de SW/SSW em todos os niveis, ar seco proveniente do sector subsidente deverá propagar-se para NE, formando uma capping layer sobre boa parte do Norte e Centro do território.

Á superficie continuamos sob influencia do vasto sector quente da depressão colocada bem a W...no seio deste sector quente, um eixo de humidade torna-se estacionário entrando pela região da AML e extendendo-se para NNE até partes do interior norte.
A forte advecção tropical neste eixo ( mix.r. 12-14g/kg) por baixo da capping layer permitirá a acumulação de bastante energia durante o dia, com os modelos globais a colocarem valores de CAPE até 1000J/Kg enquantos os meso´s apostam em valores de 1000-1500J/Kg.

A presença de forçamento adequado e instabilidade deverá quebrar a capping layer gerando alguns focos convectivos.

Qualquer célula que surja beneficiará de fortes gradientes termicos e shear moderado logo acima da capping layer, pelo que poderá evoluir e organizar-se rapidamente, sendo mais provavel a genese de sistemas multicelulares neste tipo de ambiente com shear unidireccional e fluxos mais fracos entre a sfc e os 700hpa.


Qualquer célula/cluster colocará um risco evidente de precipitação excessiva, granizo ( por vezes grande) e downbursts com rajadas pontualmente fortes ou severas.

Apesar de tudo, há pouco apoio por parte dos modelos no que toca á iniciação, o que indica que qualquer coisa que surja será de caracter demasiado esparso para garantir um nivel de risco maior que o amarelo.

Caso surjam células activas, é provavel que se mantenham durante a noite dado o continuo arrefecimento dos niveis altos, com fortes gradientes em altura, e manutenção de condições dinamicas/termodinamicas favoraveis.

IDP7t7Q.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para a noite de amanhã e dia de Sabado teremos actividade por vezes severa em especial no norte e centro, e com maior incidencia em partes do interior norte.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação intensa associada a uma bolsa de vorticidade establecida entre os 300 e os 500hpa avança de SW para NE entrando por Lisboa durante o inicio da noite de 6a e saindo pelo interior norte na madrugada de Sabado.
Associada a esta, um maximo de fluxo em altura e uma bolsa de forçamento dinamico actuam sobre o centro e norte de PT continental, com arrefecimento expressivo nos niveis medios e altos ( T500<-15ºC).
Algum ar seco migra na circulação de SW desde o sector subsidente da perturbação e cria uma capping layer difusa entre os 700 e os 500hpa.

Durante o dia de Sabado, após a passagem da 1a perturbação,o fluxo torna-se mais zonal, e outra short-wave avança rapidamente sobre o norte durante a tarde.

Á superficie o fluxo de SW no vasto sector quente de uma depressão centrada nos Açores advecta ar tropical sobre PT continental...um eixo de maior humidade torna-se estacionário entre o litoral SW e o interior N.

Durante a noite de 6a e madrugada de Sabado a advecção tropical em conjunto com o forte arrefecimento em altura gerado pelo vort.max. criam perfis de CAPE bastante significativos, com 1000-2000J/Kg ao largo da costa e cerca de 1000J/Kg junto ao litoral norte e centro.

Esta energia estará retida sob a capping layer...no entanto o forçamento dinamico previsto deverá causar alguma convecção elevada por cima da capping layer...a queda de precipitação ( virga) sobre a camada de ar seco poderá levar ao arrefecimento evaporativo de porções extensas da capping layer, suficiente para a romper...se tal acontecer as trovoadas poderão tomar raiz no ar instavel abaixo e evoluir explosivamente.
Por outro lado, as serras litorais e a convergencia sobre terra poderão forçar o ar instavel a romper a capping.

Tendo em conta estas possibilidades, e os sinais de precipitação dados pelos modelos, pode-se concluir que teremos pelo menos alguns focos dispersos...qualquer célula que consiga aproveitar bem o CAPE beneficiará de forçamento dinamico e shear ( 0-6km~10-20m/s, 1-8km~30-40kts) assim como de fortes gradientes acima da capping layer, podendo-se facilmente organizar em clusters multicelulares com capacidade de produzir precipitação excessiva, granizo por vezes grande e downbursts com rajadas severas.

Durante o dia de Sabado, manteem-se as condições termodinamicas, com CAPE 500-1000J/Kg em terra e até 1500J/Kg na costa, tapados por uma capping layer que se vai lentamente erodido pela 2a perturbação em altura.

De tarde, o aquecimento diurno em conjunto com a erosão da capping deverão estimular a genese convectiva...dado que haverá menos ar seco nos niveis médios,os modelos colocam uma maior cobertura de convecção.

Porque que os mecanismos dinamicos se manteem favoraveis, com a aproximação da short wave, é provavel que varios clusters multicelulares se originem em especial por efeito da topografia...o shear marginal, forçamento e a continua advecção de S/SW nos niveis baixos e médios fornecerão condições mais que suficientes para que se possam formar sistemas de ciclo de vida longo ( talvez mesmo um MCS) capazes de produzir precipitação excessiva, granizo por vezes grande e rajadas severas por down/microbursts.

Dada a maior cobertura da convecção, arrisco um nivel laranja para o interior norte.

o6SCeAN.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos para aqui a chover será somente na Terça Feira ....

Aí para o dia de hoje e até amanhã, alguns modelos como o GFS mostram sempre alguma instabilidade, outros como o ECM nem mostram nada.

Seja como for a instabilidade está garantida para alguns pelo menos para os próximos 8 dias ....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não se fiem só nos valores de precipitação previstos, sobretudo quando em situações de instabilidade deste tipo se sabe que é difícil prever a quantidade e localização da precipitação.

Importa também os valores de CAPE, apesar de não ser único fator a ter em conta, continuarem bastante altos, embora longe de alguns delírios que chegaram a ser modelados este semana.

Penso que tanto hoje como Sábado as condições continuam propícias no mínimo a aguaceiros fortes e uma ou outra trovoada dispersa, sendo que fenómenos mais extremos não são totalmente descartáveis neste cenário (o que também não significa que venham a ocorrer).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Com este posicionamento teremos garantidos ventos de sudoeste e continuaremos com dias abafados aqui no sotavento. Não chove mas o calor também não alivia.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bem o IPMA também segue a mesma linha de alguns membros daqui!

Previsão para sábado, 13.setembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente
muito nublado até ao início da manhã no litoral oeste e nas regiões
do interior a sul da serra da Estrela.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada,
em especial nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser por
vezes fortes e de granizo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado
(15 a 25 km/h) de sudoeste durante a tarde no litoral e nas terras
altas.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Qualquer célula/cluster colocará um risco evidente de precipitação excessiva, granizo ( por vezes grande) e downbursts com rajadas pontualmente fortes ou severas.

Apesar de tudo, há pouco apoio por parte dos modelos no que toca á iniciação, o que indica que qualquer coisa que surja será de caracter demasiado esparso para garantir um nivel de risco maior que o amarelo.


http://i.imgur.com/IDP7t7Q.png

Só para explicar aqueles que duvidavam da previsão, que nestas situações ( em todas mas especialmente nestas) os modelos devem ser usados como ferramentas e não como espelhos da realidade...um bom analista tem sempre de ter uma experiencia razoavel de modo a perceber os fenomenos fisicos, e a partir desse saber, entender o que os modelos estão a modelar.

No caso de hoje, como foi descrito na analise que coloquei no post, as condições dinamicas e termodinamicas eram algo interessantes...o que sucedeu hoje foi que havia uma camada de ar seco que serve como uma tampa, concentrado o CAPE á superficie.
Os modelos não viam nada porque á escala em que funcionam ( 25km) não conseguem apanhar torres/updrafts ou bolsas de energia maiores capazes de romper a tal tampa em areas pequeninas...

Para ver a escalas mais pequenas há os modelos mesoescalares, mas mesmo esses funcionam em pontos de 2 ou 5km mas por acaso mostravam as tais bolsas de energia maior...com alguns sinais de precip associadas.

Como referi na analise, qualquer celula mais activa que surgisse poderia ser severa...qualquer célula que apanhasse mais energia e furasse a capping layer beneficiaria de condições em geral favoraveis...forçamento, shear..

Eu sabia que em principio não iriam haver situações "Epicas" ou mau tempo generalizado, mas a ideia era de que teriamos alguns eventos severos dispersos...e é isso que está na base de eu ter aplicado o nivel amarelo ( Vejam lá a legenda ssf...;) )

O que é facto é que surgiram uma ou duas células mais activas...não chegaram a maturar na plenitude, mas deram inundações em Leiria...alguns problemas a alguma gente...e o meu objectivo é melhorar cada vez mais para apanhar e prever estas situações...:thumbsup:

Espero que compreendam...e peço desde já desculpa pelas vezes que falho:thumbsup:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Só para explicar aqueles que duvidavam da previsão, que nestas situações ( em todas mas especialmente nestas) os modelos devem ser usados como ferramentas e não como espelhos da realidade...um bom analista tem sempre de ter uma experiencia razoavel de modo a perceber os fenomenos fisicos, e a partir desse saber, entender o que os modelos estão a modelar.

No caso de hoje, como foi descrito na analise que coloquei no post, as condições dinamicas e termodinamicas eram algo interessantes...o que sucedeu hoje foi que havia uma camada de ar seco que serve como uma tampa, concentrado o CAPE á superficie.
Os modelos não viam nada porque á escala em que funcionam ( 25km) não conseguem apanhar torres/updrafts ou bolsas de energia maiores capazes de romper a tal tampa em areas pequeninas...

Para ver a escalas mais pequenas há os modelos mesoescalares, mas mesmo esses funcionam em pontos de 2 ou 5km mas por acaso mostravam as tais bolsas de energia maior...com alguns sinais de precip





E esta noite , Stormy , achas que pode ocorrer algo de interesse no Continente ?

Ou nem por isso ?
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
279
Local
Castelo Branco (400)
Na proxima semana devera continuar a instabilidade , embora penso que continuara a ser localizada .

Depois disso , ainda para mais no periodo que estamos , fazer uma previsao e como apostar na lotaria .
Sim tens toda a razão e todos sabemos que nas transições Verão-Inverno e vice-versa os modelos são menos eficazes e "andam às aranhas".
Porém posso dizer que a instabilidade só abranda em geral com o findar desta lua ou seja na lua nova.
Mas lá porque os modelos lidam mal com estas alturas, alerto os demais que existem outros indicadores (teleconexões) as SST que indicam muito bem sobre o que poderemos contar.. :thumbsup:

Não sei se me fiz entender :rolleyes: