Seguimento - Abril 2008

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
Alguém sabe se há registos de neve na Serra da Estrela durante os meses de Julho e Agosto?
Na terra dos meus pais, a 1000m de altitude, já se viram farrapos de neve em inicios de Junho. Talvez também já tenha nevado aos 2000m em pleno verão.

Bem, hoje aqui a minima foi de 9,3ºC
A máxima até agora foi de 15,5ºC e neste momento estou com 15,2ºC.

Os aguaceiros desta noite, renderam 2,1mm.

E bem possivel que ja tenha acontecido. Os meus avós falam de ja ter nevado em maio onde eu moro, cerca de 500 m de altitude!:surprise: Quem sabe não possa ter acontecido ha umas dezenas de anos naqules Verões frios que se nao me engano ocorreram pela decada de 70:huh::cold:
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas!

Até agora a máxima foi 14,8ºC há uns minutos
Agora tenho 14,5ºC, humidade a 56% e pressão a 1017 hPa

Há pouco o vento intensificou-se, mas foram só meros minutos, agora já fraquejou... chegou aos 23,4 km/h e agora esta em 11,5 km/h

O céu apresenta muitos cumulus e alguns cumulus congestus, mais a oeste...
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Alguém sabe se há registos de neve na Serra da Estrela durante os meses de Julho e Agosto?
Na terra dos meus pais, a 1000m de altitude, já se viram farrapos de neve em inicios de Junho. Talvez também já tenha nevado aos 2000m em pleno verão.

Bem, hoje aqui a minima foi de 9,3ºC
A máxima até agora foi de 15,5ºC e neste momento estou com 15,2ºC.

Os aguaceiros desta noite, renderam 2,1mm.

Caro André:
Dos registos verbais de que tenho conhecimento posso te dizer que até à década de oitenta, era frequente a neve no planalto (a parte mais alta da estrela) nunca derreter, permanecendo de uns anos para os outros. Isso era possível porque a neve durante o inverno era muitissimo mais abundante, os dias de temperaturas baixas eram mais, fazendo com que a neve, à semelhana do que agora acontece a partir de maio, se aguentasse nos meses de julho e agosto. Sim, digo julho e agosto, porque era mais ou menos frequente, até meados de junho nevar. Posso te dizer que há cerca de 5 anos caiu um nevão de madrugada que fechou o circulo da torre, no início de junho. Quanto à tua pergunta em concreto, há de facto registos de neve (nevões creio que não) em julho e em inícios ou meados de setembro. registos verbais, como é óbvio, não tenho acesso a dados objectivos.
Das razões principais que justificam isso não acontecer hoje em dia, posso te dizer que para além do aquecimento global e de algumas alterações macroclimáticas (não sei, não percebo muito disso), importam também as alterações microclimáticas decorrentes de menor precipitação e desaparecimento muito intenso das manchas florestais (este é o principal motivo, creio) nesta zona em concreto. E quanto menos neva, menos nevará, dado que o ecossistema da estrela depende da neve para se manter e desse mesmo ecossistema depende a quantidade de neve que cai.

Espero ter contribuído ligeiramente para a questão.

P.S. Aproveito a pergunta, sabendo contudo que o sitio não é o mais indicado, para referir que a serra da estrela sofre uma destruição do seu ecossistema e biodiversidade inigualável em Portugal. Não me alongando, porque há muito para dizer, fauna (o lobo por exemplo) e flora têm vindo a desaparecer em grande parte pelo desinvestimento no Parque, superinvestimento nas estruturas turísticas desadequadas ao ecossistema e relações duvidosas entre poder local, central e empresas privadas e publicas de exploração do turismo.

As minhas desculpas pelo desabafo!:sad:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
P.S. Aproveito a pergunta, sabendo contudo que o sitio não é o mais indicado, para referir que a serra da estrela sofre uma destruição do seu ecossistema e biodiversidade inigualável em Portugal. Não me alongando, porque há muito para dizer, fauna (o lobo por exemplo) e flora têm vindo a desaparecer em grande parte pelo desinvestimento no Parque, superinvestimento nas estruturas turísticas desadequadas ao ecossistema e relações duvidosas entre poder local, central e empresas privadas e publicas de exploração do turismo.

As minhas desculpas pelo desabafo!:sad:

Tenho a mesma opinião. Também não consigo compreender a falta de uma protecção efectiva dessa área única.


Chuva durante a noite. Hoje as montanhas a norte voltam a exibir alguma neve.

Algumas nuvens e 10,2ºC por agora.

Extremos de hoje: 3,7ºC / 11,7ºC
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mais um dia de calor com uma minima de 6.4º, este fim de semana vou apanhar uns banhos de sol para a praia.:D

Caro Luper não apanhe um escaldão :lmao::lmao::lmao::lmao:

Cuidado com o sol que está muito forte devido ao CO2 :D

Eu por aqui tive uma mínima escaldante de 9.7ºC e máxima de derreter ao sol de 15.6ºC.

A pressão neste momento está nos 1017hpa o vento está fraco e bem fresco.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Alguém sabe se há registos de neve na Serra da Estrela durante os meses de Julho e Agosto?
Na terra dos meus pais, a 1000m de altitude, já se viram farrapos de neve em inicios de Junho. Talvez também já tenha nevado aos 2000m em pleno verão.

Bem, hoje aqui a minima foi de 9,3ºC
A máxima até agora foi de 15,5ºC e neste momento estou com 15,2ºC.

Os aguaceiros desta noite, renderam 2,1mm.




boa tarde

Venho responder por 2 meses agosto e setembro nesse meses com uma garantia de 99.9% que não houve neve desde que há registros.

Quanto ao mês de julho também tenho duvidas que tenha nevado.


Não esquecer que o geopotencial nestes meses é já bastante elevado ou muito alto. No mapa dos 500hp os valores médios á latitude de Lisboa é de 5820
é só fazer as contas para a serra da estrela que é o sitio mais provavel de nevar.
Em junho, sim pode nevar como aconteceu em junho de 1920 entre os dias 11 a16 junho.
E não tem nada haver com questões de alteraçoes climaticas!



Quanto ao dia de hoje pode-se pôr o seguinte adágio:


"abril aguas mil mas coadas por um funil" com vento moderado de NW
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
96_1.gif


Para os dias 15, 16 e 17, o modelo GFS prevê a formação de uma depressão, possivelmente convectiva, perto da Madeira e outra sobre a Península. Vamos ver o que se passará.

180_1.gif


Para dia 18, parece que vamos ter novamente influência da corrente polar. Aguardemos.


Em Lisboa, por agora:

Céu pouco nublado

1016 hPa

Vento moderado do quadrante norte

Cerca de 14ºC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Caro Luper não apanhe um escaldão :lmao::lmao::lmao::lmao:

Cuidado com o sol que está muito forte devido ao CO2 :D

Repara Mário Barros, não é preciso estar calor para se apanhar um belo de um escaldão. É a radiação que é importante, não é se está frio ou calor!
E a 71 dias do Solestício de Verão não me parece que seja prudente essa afirmação.:thumbsup:

E com a tua segunda deixa, ainda fazes com que algum dos visitantes pense que o sol emite mais ou menos radiação por causa do CO2.:confused:

Bem, mas adiante, hoje a máxima ficou-se mesmo pelos 15,5ºC
Neste momento tenho 13,8ºC.

De realçar que precisavamos de uma semana continua com estes valores baixos, para podermos ter um mês com uma temperatura dentro da média.
É que os primeiros dias de Abril puseram o patamar muito lá em cima, e agora há que baixa-lo.
Vejamos se o desenrolar dos próximos dias invertem a situação;)
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Lisboa (Telheiras)
Temperatura: 12.6ºC
Pressão:1017 hpa
20:47