Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pena não haverem tb pluviómetros (que eu saiba) no Pico da Vara para medirem a quantidade de precipitação registada da noite passada. Que tristeza :disgust: Mas ainda um dia vou ligar para lá para ter mesmo a certeza absoluta.

Por agora o céu tende a abrir. embora ainda surja um ou outro aguaceiro.

A depressão está gradualmente a afastar-se dos Açores e agora espera-nos uma breve crista anticiclónica (o que promete bom tempo para as próximas horas).

Chuva só na quinta-feira com mais uma frente.

A temperatura está nos 16:Cº
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Alguns dados synop das 6z de ontem às 6z de hoje

Açores
Horta 7,8mm
Lajes 30,3mm
Angra 30,0 mm
Ponta Delgada 13,1mm
Santa Maria 8,0 mm

Madeira
Funchal Santa Catarina 17,0 mm
Funchal 22,0 mm
Porto Santo 2,1 mm

Pena não termos os dados do Areeiro, lá certamente que foi bem mais.

Os tais 154mm, na maior parte das vezes pelo que tenho visto em relação a previsão/valores registados do Funchal são sempre 3 a 4 vezes superior no Arieiro. Desta vez fugiu a regra pelas tais células formadas.

Em relação aos referidos valores houve picos que em certas localidades provocaram a apreensão como ao utilizador JohnFX, e são estes casos particulares que por vezes causam a piores situações.

Quanto aos avisos dos Açores temos que reparar em duas situações que tem de ser reflectidas e talvez nem seja este o local.

Como aqui tem sido defendido o IM emite avisos e a Protecção Civil responsável na área tendo os dados no terreno emitem então através dos dados de previsão emitidos pelo IM, entidade oficial responsável pela toda a previsão meteorológica em território nacional.

Deixo aqui uma questão devem ser os avisos do IM tornarem-se públicos sendo estes aqueles que aparecem com direito a tempo antena em todos os canais de informação? Ou passar apenas por uma previsão descritiva a responsabilidade do IM para com o publico geral e dar o devido tempo de antena a Protecção Civil Nacional/Regional junto ao boletim meteorológico? Cabendo a estes a avaliação do Potencial de Risco na conjugação de factor dados de Previsão/Condições Físicas do Terreno? Ou então o IM lançar mesmo os Alertas passando então pela Protecção Civil endereçar em relatórios a condição física de risco ao IM...

É que não compreendo porque a diferença nos avisos do IM em relação aos Azores porque se uma Marina que pode ser projectada para ondas de 10metros nos Açores e 5 na Madeira não deixa de existir risco para quem tem um pequeno barco e vai ao mar pescar, por exemplo...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
É que não compreendo porque a diferença nos avisos do IM em relação aos Azores porque se uma Marina que pode ser projectada para ondas de 10metros nos Açores e 5 na Madeira não deixa de existir risco para quem tem um pequeno barco e vai ao mar pescar, por exemplo...

:rolleyes:

Um dia a paciência esgota - se ... mais cedo que o previsto.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Como este clima anda, acho que hoje em dia tudo é possivel!:D
Desculpem a intrusão, mas este topico não é suposto ser para seguimentos do dia a dia?:huh::huh::unsure:

Boa noite
Sigo com céu pouco nublado!

Condições Actuais :

Temperatura - 19.3ºC
Humidade Relativa - 67%
Pressão Atmosférica - 1008 hpa
Vento - fraco SSW
Precipitação - 2.5 mm
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Como este clima anda, acho que hoje em dia tudo é possivel!:D
Desculpem a intrusão, mas este topico não é suposto ser para seguimentos do dia a dia?:huh::huh::unsure:

Boa noite
Sigo com céu pouco nublado!

Este tópico é de seguimento (e de algumas previsões) não sei porque é que andam para aqui a discutir os avisos, pois eles são emitidos e cordenados pelo IM e pela protecção civil e nós temos que aceitar e prontes, se não aceitamos é problema nosso...

céu pouco nublado, diga-se de passagem que já tinha saudades de um dia como o de hoje, pena é que o AA é de pouca dura...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Desculpem a intrusão, mas este topico não é suposto ser para seguimentos do dia a dia?:huh::huh::unsure:


Este tópico é de seguimento (e de algumas previsões) não sei porque é que andam para aqui a discutir os avisos, pois eles são emitidos e cordenados pelo IM e pela protecção civil e nós temos que aceitar e prontes, se não aceitamos é problema nosso...

Têm razão!
Os posts foram movidos para o tópico apropriado. :thumbsup:

-> Sistema de Alertas do IM
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Este tópico é de seguimento (e de algumas previsões) não sei porque é que andam para aqui a discutir os avisos, pois eles são emitidos e cordenados pelo IM e pela protecção civil e nós temos que aceitar e prontes, se não aceitamos é problema nosso...

céu pouco nublado, diga-se de passagem que já tinha saudades de um dia como o de hoje, pena é que o AA é de pouca dura...

Ninguém está a discutir Hazores.

Estamos apenas a debater um assunto que no mínimo acho que é do interesse de todos.

Se tivesses lido com atenção o suposto debate terias entendido melhor!

Obrigado André por teres removido as mensagens para o tópico apropriado. Esperemos que a questão dos alertas não seja mais levantada por aqui mas somente lá!

Por aqui 13 ºC de máxima.

Bom tempo para amanhã.

Chuva já na próxima quinta feira.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Amigos Açorianos será de pouca duração esse momento primaveril:

Cartas da 01h de Amanhã
wwisx0c0d1.gif

Cartas das 13h de Amanhã
wwisx0c0c1.gif


Logo terão chuva moderada até ao amanhecer de Sexta-Feira, sendo que Sábado para a Madeira voltaremos a ter chuva no nosso arquipélago tendo que talvez Domingo volto a bater nos Azores uma nova depressão...
Reparem na Carta da 01h de Sábado:

wwisx0c0d3.gif


Cada vez mais a tua assinatura S.Miguel-Azores faz sentido este ano!