Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010



Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Mais meia hora, até às 22:30h (21:30z)

14065192.gif


eiro.gif

Boa vigilância!
Parabéns
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa Noite

Tal como previa, os aguaceiros chegaram mesmo ao final da tarde. Eles tem caído de forma mais ou menos continua e são por vezes fortes.

Tmin - 12ºC
Tmax - 21,6ºC
Precipitação até ao momento - 3,2 mm

Dados Actuais:

16,1ºC, 92 % Hr, 995,6 hpa. Chove com intensidade neste momento aqui na Lagoa :rain:
Até ao momento aqui ainda não ouvi trovoadas.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa Noite

Tal como previa, os aguaceiros chegaram mesmo ao final da tarde. Eles tem caído de forma mais ou menos continua e são por vezes fortes.

Tmin - 12ºC
Tmax - 21,6ºC
Precipitação até ao momento - 3,2 mm

Dados Actuais:

16,1ºC, 92 % Hr, 995,6 hpa. Chove com intensidade neste momento aqui na Lagoa :rain:
Até ao momento aqui ainda não ouvi trovoadas.

Pois Miguel aqui tb tá a chover por vezes forte mas tal como tu disseste, Trovoadas ainda não ouvi nenhuma...
Alguém consegue um modelo de jeito de Trovoadas para os Açores? Não me fio muito no Imap...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Bem isso por aqui tá mais que visto o que é.
Não passa disso. Chove, pára. Chove pára (por vezes forte), mas em relação a Trovoadas é para esquecer por aqui.

Tenho quase a certeza absoluta que não há subida de ar húmido suficiente na atmosfera instável dos Açores que justifique uma descarga eléctrica.

Miguel por hoje isso não passa disso believe me :D
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ops!

Acho que me enganei... :lol:

Aqui tá chovendo feio c'ma "burro" ehehehe.. Até tá a cair pedra a bater nos vidros da minha janela.

É questão de aguardar mais...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Os Açores são conhecidos como o cemitério dos Furacões do Atlântico Norte.
A partir da década de 50 do Século XX as tempestades tropicais e os furacões que atingiram o arquipélago açoriano têm vindo a ocorrer com mais frequência.

Parece que está noite vai ser engraçada tanto para a Madeira como para os Azores, mas aguentem-se tá?

Ainda a pouco estive a reparar nas Cartas ECMWF e parece até ser dos mais amenos...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na Madeira finalizou uma sequência de várias células maiores, mas é possível que novas se formem ao longo das próximas horas. Nos Açores grupo oriental e central também há alguma convecção mas mais moderada.

Até às 23:30

13535723.gif


eir.gif




Modelos

Para as próximas horas (01-04h) o GFS (global) saída das 18z não tem muita precipitação modelada, mas mantém uma área instável com bastante CAPE nas imediações.

Precipitação e CAPE/LI GFS:




O mesoescala WRF do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa, saída das 12z, é que ainda modela precipitação relevante nas montanhas para o mesmo período horário (01-04h)

wrf.gif
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Parece que está noite vai ser engraçada tanto para a Madeira como para os Azores, mas aguentem-se tá?

Ainda a pouco estive a reparar nas Cartas ECMWF e parece até ser dos mais amenos...

Desculpem. Caí. tive uma baixa de luzes em casa devido a uma suposta célula que já terá passado mas sem trovoadas.

Pois parece que esta noite promete ser um tanto ao quanto agitada tanto para os Açores como para a Madeira.

Mas agora mudando de assunto: Tenho um feeling que esse ano com o enfraquecimento do El Niño esse verão vai ser pródigo em ciclogeneses e furacões pelo Atlântico que poderão chegar até nós.

Ainda hoje falei com um colega que trabalha no posto meteorológico (Nordela) que ele diz que as previsões a médio e longo prazo ditam que o AA no Atlântico vai continuar meio enfraquecido, o que poderá trazer um verão chuvoso e possivelmente muito activo a nível de tempestades atlânticas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas agora mudando de assunto: Tenho um feeling que esse ano com o enfraquecimento do El Niño esse verão vai ser pródigo em ciclogeneses e furacões pelo Atlântico que poderão chegar até nós.

Ainda hoje falei com um colega que trabalha no posto meteorológico (Nordela) que ele diz que as previsões a médio e longo prazo ditam que o AA no Atlântico vai continuar meio enfraquecido, o que poderá trazer um verão chuvoso e possivelmente muito activo a nível de tempestades atlânticas.

Já abordei esse assunto no tópico apropriado, podes discutir isso lá e não aqui no seguimento corrente:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...uracoes-atlantico-2010-a-4339.html#post209074
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Actualmente a chuva abrandou um pouco, depois de 15 minutos de chuva intensa!!!! A ribeira, está em um 40% da sua capacidade de encaixe, baixa com uma corrente muito forte e barulhenta, arrasta pedregulhos!!!
O caminho entre Funchal e Câmara de Lobos esta num deserto, não há ninguém na rua.

Formaram-se lençóis de agua na estrada em frente de casa

A estrada monumental esta cheio de lençóis de agua!!! a chuva era intensa a caminho para casa!!! Ouvi duas (2) trovoadas as 23:20- 23:30h.

Precipitação acumulada até as 00h 25,8 mm
Temp actual: 17,3ºC
HR: 98%
Vento:SO 9,8 km/h com rajadas de 23,3 Km/h (nada em especial)