Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Vendo alguns parâmetros há algumas coisas interessantes. Neste evento, no arquipélago propriamente dito não há muitas condições para trovoadas (CAPE baixo). Contudo, há um LI apreciável:

i4olptd.gif


Humidade elevada:

OGBHPXZ.gif


KBrLe1G.gif


E velocidades verticais interessantes a 700 hPA (carta mudada):

XXc2ahs.gif


Pergunto eu, porque não sei. Estas condições favorecem o quê? A níveis baixos nuvens em estratos que trazem precipitação contínua e a geração de células dispersas com base alta (corrigido) capazes de criar precipitação mais forte?
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
YtxtCR1.gif


Muito nevoeiro um pouco por todo o arquipélago. Horta:

OYoQcW9.jpg


A depressão a noroeste:

LLUhqkK.jpg


r6qKPb6.jpg


A chuva ainda está toda a sudoeste do arquipélago:

ERpqOxq.jpg


O semi-círculo negro representa ar seco. Toda a linha abaixo dele está a caminho dos Açores. É muito vapor de água:

jGWGG4W.jpg


Continua a haver atividade elétrica. Desta vez a oeste do grupo ocidental:

6fAb3pi.jpg


zXzqzPf.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Roll clouds em S. Miguel (Maia - à esquerda):

:thumbsup: céu realmente notável. Acho que são lenticularis e não roll clouds, estas são formações de nuvens baixas e necessitam de apresentar um movimento de rolamento transversal à sua extensão. As formações que se vêem são, como bem dizes, de nuvens nos níveis médios e altos, altostratus, altocumulus, até mesmo cirrocumulus parece-me.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vendo alguns parâmetros há algumas coisas interessantes. Neste evento, no arquipélago propriamente dito não há muitas condições para trovoadas (CAPE baixo). Contudo, há um LI apreciável:

i4olptd.gif


Humidade elevada:

OGBHPXZ.gif


KBrLe1G.gif


E velocidades verticais interessantes a 700 hPA (carta mudada):

XXc2ahs.gif


Pergunto eu, porque não sei. Estas condições favorecem o quê? A níveis baixos nuvens em estratos que trazem precipitação contínua e a geração de células dispersas com base alta (corrigido) capazes de criar precipitação mais forte?
Era para ter respondido antes mas não tive oportunidade. Nestas condições, temos, temperatura, Humidade e Li, contudo falta o CAPE... Irá proporcionar durante a maior parte da passagem da frente precipitação estratiforme, segundo o GFS, haverá a certa altura um aumento da precipitação... Creio que as condições de instabilidade, com o catapultar do ar quente, provocado pela frente fria e em conjugação com as nossas catapultas naturais, (ilhas altas), com um Li bem razoável, poderá depositar em altitude uma boa quantidade de calor latente e se as condições de instabilidade forem boas, poderemos ter alguma trovoada... Caso contrário será apenas chuva. Penso eu de que...
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vai levar uns dias a chover :) até parece mentira!

Bem, entretanto continuando a conversa da convenção, apesar de os valores atuais não serem grande coisa, temos uma Célula ás portas do grupo central deslocamento (W-E).
91f04647c77a1413bc9883925948657f.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
A carta de SIGWX (significant weather) mostram para amanhã topos até aos 24000 pés, o que se resumirá a precipitação não muito significativa em termos de mm/H, mas vai ser persistente em alguns locais...
ea574b777aee6451e9eebbe10b171360.jpg