Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei até que ponto não podemos considerar que é uma oclusão... As condições presentes têm todas as características de uma oclusão, ou seja, nevoeiro com VV00 VV01 e com períodos de chuva forte. Portanto são condições idênticas ás de uma oclusão.
Não sei se alguém tem algo a acrescentar!!?

Penso que talvez quisesses dizer frente estacionária que é realmente a forma como esta que atravessa os Açores foi caracterizada:
DNXPD97.jpg


A frente estacionária pode formar ondulações no fluxo de sudoeste. A interpretação do MetOffice é ligeiramente diferente do NHC, coloca já a frente mais ondulada:
zQdm4ie.gif


Assim teria passado recentemente no Grupo Central um segmento quente e ficando todas as ilhas em sector quente. As temperaturas muito semelhantes em todas as ilhas talvez me levem a aceitar esta hipótese. O que acham?
hmf3xGa.jpg
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Faz sentido. As temperaturas são homogéneas devido à canalização do ar quente e húmido entre a frente fria a oeste (corrigido) e a frente estacionária a sudeste. Penso que a animação corrobora a minha opinião:

1AhCnuN.gif


PS: Apagão massivo das estações do IPMA no arquipélago. Só 3 a medir temperatura, precipitação e humidade. Só 1 (Flores) a medir a pressão.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ... Dia e noite com muita chuva por aqui ... Há muito tempo que não chovia tanto como hoje ... Agora com o avançar da noite a precipitação tornou-se mais fraca e menos constante ... :rain: Confirma-se por aqui também muita neblina com o nevoeiro a chegar por algum tempo à cidade de Angra o que não é muito habitual ...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem! Aqui pela Horta, das 12h de ontem, até ás 12h de hoje, acumulou na estação do observatório apenas 52L m2 Damm... ️ de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem! Aqui pela Horta, das 12h de ontem, até ás 12h de hoje, acumulou na estação do observatório apenas 52L m2 Damm... ️ de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo
47884b52af42def494a3026bf8855a27.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo


Atenção à leitura do quadro, ver as unidades (coluna da direita): para a precipitação é mm/h, ou seja quantidade em uma hora, não é no dia todo (24 horas). Para ultrapassar o amarelo era preciso que numa só hora chovesse mais de 20mm.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@StormRic sim, eu seu, apenas calculei mal o acumulado em 6H, ontem, mais tarde consultei o IPMA onde constam os valores para os Avisos e constatei que estava errado que tinha dito. Se fosse pelo acumulado em 24H, teria dito que tinha ultrapassado o Aviso Vermelho :eek::D O que seria uma grande estupidez da minha parte :lol:.

E agora é esperar pelo novo Aviso Amarelo para esta madrugada :thumbsup::viva:
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para esta madruga o GFS está muito otimista no que diz respeito à precipitação para o sul do Faial, Sul do Pico e mais tarde São Miguel.
ee24d8c4ce2ed770f14e161633d4ab81.jpg

O ecmwf empurra a precipitação no grupo central para o mar.

ce5575b7aba0be219b7d030b92790fcc.jpg

O que parece estar garantido é São Miguel.
b48919b197d5e339774c6eaa43275b62.jpg

Segue a escala do ecmwf.
54beb946f4170c7576ab5f51cef96aa0.jpg

Em ambos os modelos haverá um pico muito concentrado de precipitação e que será muito considerável caso a mesma acerte terra... Vou. Er se o AROME tem alguma coisa disponível, mas duvido muito...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr