Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
jltJ8yQ.jpg


Mais uns raios :D
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vamos ter festa esta noite? :D :D

De acordo com o IPMA, talvez.

Parece haver uma linha de instabilidade que atravessa o G. Central na direção Norte/Nordeste-Sul/Sudoeste. A convecção mais 'extravagante' está atrás dessa linha. Não vou dar garantias de nada porque não sei :D Só acompanhando a situação.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
De acordo com o IPMA, talvez.

Parece haver uma linha de instabilidade que atravessa o G. Central na direção Norte-Sul. A convecção mais 'extravagante' está atrás dessa linha. Não vou dar garantias de nada porque não sei :D Só acompanhando a situação.

Aguardo para ir acompanhando contigo a situação ahah :D :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aguardo para ir acompanhando contigo a situação ahah :D :D

Não precisas de mim. Olhas para a imagem de satélite do IPMA (não obstante as falhas). Passas a imagem manualmente ou clicas no play. Onde vires a atmosfera borbulhar e nuvens a aparecer, é um local onde pode ocorrer algo interessante. A ideia geral é quanto maior for a nuvem melhor. Nem sempre é assim mas não se faz má figura seguindo essa regra.

Pronto, já expliquei como se interpreta imagens de satélite para principiantes :D :lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fazendo um resumo...

Durante a madrugada e manhã a instabilidade centrou-se mais no G. Central tendo o Oriental passado ao lado do evento. Durante a manhã ocorreram vários raios no G. Central. O G. Ocidental tem passado ao lado de boa parte (quase toda) da atividade elétrica.

Há uma linha de instabilidade que se encontra a oeste de S. Miguel, deslocando-se para este muito lentamente. A atividade parece-me moderada e dispersa. A humidade que está a ser bombeada para cima já é visível:

RnSlhAn.jpg


Infelizmente a câmara do Spotazores nos Mosteiros está desligada.

O GFS modela um aumento gradual do CAPE e da humidade a 700 hPa ao longo do dia de hoje no G. Oriental. Isto ajudará na geração das células não obstante a redução gradual do cisalhamento. Quanto à intensidade do evento, não deverá ser muito diferente do que foi até agora. Fenómenos muito locais mas eventualmente muito fotogénicos devido à pouca humidade. Algo que acontece mais no continente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Hoje às 11:25 UTC (hora local dos Açores):

j3XYT46.jpg


As cabeleiras das nuvens são indicadoras do cisalhamento mais intenso. Daí que o G.Central tenha tendencialmente sido mais afetado. No G. Ocidental não se vê muito disso. Daí que, não obstante haver nessa região o CAPE mais elevado, tendencialmente não há eventos com muito interesse.

---

Muita escuridão em S. Miguel. A linha de instabilidade chegou:

lgSWmny.jpg


No G. Oriental há mais cisalhamento mas menos CAPE (tendencialmente). Se houver convecção o suficiente, células com alguma intensidade podem surgir. Pelo GFS, a altura de congelamento está nos 1800 metros. Granizo pode ocorrer.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em PDL chove fraco. Acabei de ouvir 1 trovão. Parece-me que estão a ocorrer outros.

O GFS 6z subavaliou o CAPE. O tefigrama de hoje indicou valores superiores na ordem dos 200/300 (+-600 modelados; 888 verificados):

Wf6wAlb.png


O WRF também errou:

SjdhWQz.png


À mesma hora em Angra o CAPE era... 0 :D

rDPHeas.png


Interpretando o tefigrama do IPMA, as condições atmosféricas eram mais instáveis do que o esperado. O ar nos níveis baixos a médios (+-700 hPa) tinha uma boa saturação promovendo isto a geração de células. Houve uma pequena inversão perto da superfície mas não parece o suficiente para inibir a convecção mais persistente.

O CAPE perto dos 1000 não muda a previsão. As células tenderão a ser fracas a moderadas aumentando apenas a probabilidade para que apareça alguma moderada a forte. O CAPE tende a aumentar a explosividade da convecção e a fortalecer os aguaceiros mas não há fatores convectivos sustentados muito intensos. Excluindo a probabilidade para a ocorrência de trombas d'água de bom tempo, que abordei no tópico das previsões e que para mim é muito baixa, não há helicidade suficiente para sugerir a ocorrência de fenómenos meteorológicos severos.

Entretanto em S. Jorge:

z5RttZO.jpg


OGyjZ31.jpg
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Céu limpo em PDL. No satélite é possível ver alguns focos convectivos a sudoeste e a oeste de S. Miguel. É um ambiente difícil. Pouca humidade e cisalhamento moderado (e menos CAPE, desconfio).

---

Relativamente à Madeira, foi lançado um aviso amarelo para chuva. Complementando o que escrevi no tópico das previsões, a pluma tropical está aproximando-se da ilha:

KcVu80Gl.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: racevw