Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA: Temperaturas máximas

16 de AGOSTO
Funchal (Observatório) – 35,4 ºC
Lugar de Baixo – 33,0 ºC
Quinta Grande – 32,9 ºC
Ponta do Pargo – 31,7 ºC
Bica da Cana – 30,8 ºC

15 de AGOSTO
Quinta Grande – 36,8 ºC
Santa Catarina (Aeroporto) – 35,3 ºC
Ponta do Pargo – 32,0 ºC
Achadas da Cruz / Lombo da Terça – 31,8 ºC
Santo da serra – 30,7 ºC

14 de AGOSTO
Quinta Grande – 33,2 ºC
Lugar de Baixo – 31,3 ºC
Achadas da Cruz / Lombo da Terça – 31,3 ºC
Santa Catarina / Aeroporto – 30,9 ºC
Santo da Serra – 30,7 ºC

Fonte: Observatório Meteorológico do Funchal
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Ontem, as estações meteorológicas dos Açores registaram valores altos da temperatura do ar. A estação meteorológica do Aeródromo do Pico registou um valor impressionante da temperatura do ar. Recordo que anteontem, Santa Maria registou 28,9ºC.



Temperaturas máximas de ontem - 17 de Agosto


Estação do Aeródromo do Corvo - 26,9ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 27,9ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 30ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 26,3ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 26,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 25,4ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 26,7ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 23,8ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 26,9ºC
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ontem, as estações meteorológicas dos Açores registaram valores altos da temperatura do ar. A estação meteorológica do Aeródromo do Pico registou um valor impressionante da temperatura do ar. Recordo que anteontem, Santa Maria registou 28,9ºC.



Temperaturas máximas de ontem - 17 de Agosto


Estação do Aeródromo do Corvo - 26,9ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 27,9ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 30ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 26,3ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 26,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 25,4ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 26,7ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 23,8ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 26,9ºC


Eu não me lembro assim mais recentemente de um verão assim tão quente e seco nos Açores, e o curioso é que a ilha a atingir valores recorde novamente é o Pico. Incrível :shocking:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Alguém sabe me dizer que anomalia positiva é esta que anda a causar problemas nos Açores? Já não bastava a falta de água na agricultura e agora uma cena inédita. Fogos nos Açores. Nunca tal me lembro em anos de vida de ver isto por cá.

Em Santa Maria na Malbusca houve um fogo florestal. Lembro que Santa Maria foi a unica ilha açoriana a apresentar nos ultimos dias, valores recorde de humidade relativa nos Açores.
No passado dia 17 (se n estou em erro) registaram-se uns incríveis 37% de humidade relativa naquela ilha. :eek::eek::eek:

Já começamos a ficar preocupados porque este verão nos Açores está longe de ser um verão "normal" e o pior é que não há previsões de chuva a sério! Se Deus não acode a próxima poderá ser a graciosa ou o Pico. Os Açores estão secos. O pouco que tem caído não tem dado para nada e a situação começa a ficar muito feia porque aqui não temos nem rios e nem albufeiras e grande parte da população é rural e vive do campo. Se não começa a chover forte e feio algumas ilhas podem ver as suas ribeiras e nascentes secarem...
















https://www.facebook.com/arnaldo.rm...0201581333326382.1073741825.1569345614&type=1
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu quase limpo e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado a encoberto, mas a nebulosidade foi diminuindo gradualmente ao longo do dia. Caíram alguns aguaceiros fracos na madrugada e manhã.

Azor, tens razão. Precisamos urgentemente de chuva. Já não chove há muito tempo e as consequências desta falta de água já se começam a fazer sentir.

A humidade relativa tem estado baixa. Ontem, 17 de agosto, registou-se 31% de humidade relativa em Santa Maria.


Continuação de uma boa segunda-feira.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite!

Sigo com céu quase limpo e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado a encoberto, mas a nebulosidade foi diminuindo gradualmente ao longo do dia. Caíram alguns aguaceiros fracos na madrugada e manhã.

Azor, tens razão. Precisamos urgentemente de chuva. Já não chove há muito tempo e as consequências desta falta de água já se começam a fazer sentir.

A humidade relativa tem estado baixa. Ontem, 17 de agosto, registou-se 31% de humidade relativa em Santa Maria.


Continuação de uma boa segunda-feira.


Eu não vejo maneira de vir chuva pelos modelos...

Amanha e 4 feira a previsão é de chuviscos... o que nem vai dar para acalmar o pó. Já começo a ficar preocupado. Até mete dó ver a nossa paisagem e as serras todas secas, até pk n estamos habituados a isto...

Estamos bem amanhados, estamos :(
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Eu não vejo maneira de vir chuva pelos modelos... Amanha e 4 feira a previsão é de chuviscos... o que nem vai dar para acalmar o pó. Já começo a ficar preocupado. Até mete dó ver a nossa paisagem e as serras todas secas, até pk n estamos habituados a isto... Estamos bem amanhados, estamos :(

:thumbsup:

As autoridades locais deverão estar conscientes da situação, pois foi uma situação que eu próprio já tinha chamado a atenção no passado dia 27 de Junho e que, pelo que parece, se confirma plenamente:

Olá; estou desconfiado que o anticiclone dos Açores vai fazer das suas… Se não mudar de posição, pode fazer o calor que quiserem em Portugal Continental, mas parece-me que por aí não vão apanhar uma gota de água nos próximos tempos … :lmao:

O racionamento de água não tardará muito em algumas ilhas.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
:thumbsup:

As autoridades locais deverão estar conscientes da situação, pois foi uma situação que eu próprio já tinha chamado a atenção no passado dia 27 de Junho e que, pelo que parece, se confirma plenamente:

Pode se adiantar mais ou menos para quando uma mudança de padrão?

É porque as coisas por aqui começam a ficar feias...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
E como estes últimos dias têm sido raros nos Açores devido à total ausência de nebulosidade, proporcionou-se por vezes a nítida aproximação entre as ilhas.
Nestas fotos, o Pico à esquerda, S. Jorge ao centro, e a Terceira à direita vistas da ilha de S. Miguel. Na segunda foto, Santa Maria vista também de S. Miguel.

Saudações açorianas.



 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de céu pouco nublado e muito sol.

Tenho notado que muitos carros estão sujos. Devem ser poeiras do Saara que se misturaram com as pingas de chuva que caíram na madrugada de segunda-feira. Alguém me confirma isto?



Continuação de uma boa terça-feira.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Prevêem-se apenas aguaceiros fracos para os Grupos Ocidental e Central...

Z93Gvtz.jpg