Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Ago 2013 às 00:35.

1. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=22312&visual=3&tm=10&layout=10

2. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    http://www.correiodosacores.info/in...era-insuficiente-ajuda-do-governo-para-a-seca

3. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    PJ constitui sete arguidos por fogo negligente na Madeira

A Polícia Judiciária (PJ) do Funchal constituiu hoje arguidos sete pessoas pelo crime de incêndio negligente, por suspeitar que eles tenham provocado o fogo que deflagrou há oito dias em Porto Moniz, na Madeira. Fonte da PJ disse à Lusa que o grupo, com idades entre os 19 e os 39 anos, estava a acampar no local, fez uma fogueira para um churrasco e perdeu controlo do fogo.
    O incêndio fez arder cerca de cinco hectares de terreno, incluindo floresta laurissilva, que é Património da Humanidade. A mesma fonte referiu ainda que os arguidos não estão detidos e não foram presentes a juiz, dado que o crime pelo qual estão indiciados não implica que isso aconteça.

PÚBLICO

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de aguaceiros pela manhã e sol à tarde.

O Grupo Central esteve hoje também em Alerta Amarelo devido a precipitação pontualmente forte.

Ontem, as temperaturas estiveram novamente altas pelo arquipélago. A temperatura chegou aos 30,4ºC nas Lajes, na Ilha Terceira.

Temperaturas máximas - 21 de Agosto

Estação do Aeródromo do Corvo - 26,9ºC
    Estação do Aeroporto das Flores - 26,6ºC
    Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 26,3ºC
    Estação do Aeródromo do Pico - 29,4ºC
    Estação do Aeródromo da Graciosa - 28,3ºC
    Estação de Angra do Heroísmo - 26,1ºC
    Estação das Lajes, Ilha Terceira - 30,4ºC
    Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 25,4ºC
    Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 28,7ºC
    Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 25,6ºC
    Estação do Aeroporto de Santa Maria - 27,2ºC

Continuação de uma boa quinta-feira.

5. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Concordo com os episódios de humidade baixa serem mais frequentes na Madeira devido muito ao leste, mas nessas alturas a temperatura é bastante mais alta. Nos Açores quando as temperaturas estão muito altas reparei que a humidade geralmente também é muito mais baixa e que nessas alturas é comparável com a Madeira de leste. No dia em que o Funchal esteve nos 35,4 a humidade foi de 51%, acima de Santa Maria quando atingiram os 30.
    Quando as temperaturas rondam os valores "normais" é bastante semelhante ao verão dos Açores e pela minha observação os dias de extremo calor reduzem a humidade em ambos os Arquipélagos.

6. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    O que aconteceu em Santa Maria, no Pico, Terceira e um pouco por todo o arquipélago não dita a regra. Isto são casos excepcionais e não poderão falar pela realidade. São extremos pontuais! Tal como as ondas de calor na Madeira são pontuais.. apesar de elas acontecerem com mais frequência no arquipélago madeirense. Aqui isto nunca aconteceu.

As temperaturas quando estão altas nos Açores, a humidade não costuma descer ao nível dos valores baixíssimos como desceu há dias atrás, mesmo a baixas altitudes. Normalmente fica-se sempre entre os 70/80%, e é por isso que 27 º C nos Açores não são os 27 º C na Madeira, daí a sensação de calor ser aqui mais elevada. Há maior influência da maritimidade. Isto tudo são coisas que jogam contra e a favor... E isto mesmo de verão, portanto penso que não se pode comparar ao tempo de leste que por vezes afecta a Madeira uma vez que no arquipélago madeirense é muito mais seco já que tem influências continentais mais próximas.
    O tempo de Leste nos Açores continua a ser húmido. Não é seco. É oceânico.

Nos Açores existe uma omnipresença da humidade elevada durante todo o ano, daí que no Inverno haja uma sensação de muito mais frio do que a que deveria corresponder à temperatura indicada pelo termómetro, mas mesmo no verão, a humidade é dominadora, aliás uma das características dos tipos de tempo quente ligados ao anticiclone dos Açores é precisamente a participação de uma humidade relativa próxima da saturação.

Os últimos dias foram tudo menos normais. Os Açores diferenciando-se das Canárias, Madeira e Cabo Verde, estão longe o suficiente dos continentes para não sofrerem a influência directa das massas de ar quente continentais que afectam os restantes arquipélagos da Macaronésia. Isto dá-se em Geografia no secundário. Toda a gente minimamente entendida em cultura geral sabe disso. Mesmo quando o tempo nos Açores está de Leste a humidade muito raramente desce abaixo dos 70%.
    Sim aqui também há bafo, mas temperaturas em aviso amarelo é coisa rara de aqui se ver. É mais fácil veres um aviso vermelho ou laranja para ciclone tropical nos Açores do que um aviso amarelo para a temperatura.
    Mas o mais interessante de tudo é que não vi o IM sequer colocar os Açores em aviso para altas temperaturas...

O que estamos vivendo nesta altura nos Açores é uma situação anómala. Temperaturas acima dos 28º C nos Açores correspondem já a um aviso amarelo de calor. Na Madeira (por ser mais quente) penso que os critérios já não serão os mesmos que os dos Açores.

7. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro

Pelo contrário, a Madeira tem limiares de Tmax para activar avisos, mais baixos que os dos Açores. :eek:

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml

8. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Eu não disse que eram. Eu disse que pensava que fossem porque não tinha a certeza.
    Então porque será que o IM parece que só emite avisos de calor para a Madeira com temperaturas acima dos 30 º C?

Se nas ilhas atlânticas a temperatura rege-se sempre de acordo com a humidade e se as ondas de calor no arquipelago madeirense são sempre acompanhadas por humidades relativas bastante baixas devido ao tempo de leste vindo de África, então o porquê dos valores serem mais baixos que nos Açores? Sim porque a sensação de calor é sempre mais alta quando está tempo humido e por norma os episodios de calor na Madeira pelo que vejo são sempre acompanhados por humidades relativas baixas o que deve ser mais facil de se suportar suponho eu...há qualquer coisa aí que não entendo...Não deveriam ser os critérios mais expansivos para a Madeira?

Tenho amigos madeirenses que são os próprios que dizem que na Madeira o ar é menos humido e mais quente que nos Açores. Interessante que todos dizem o mesmo, que o verão na Madeira é mais quente que nos Açores, e que aqui é mais humido que na Madeira. Mas depois destes critérios de avisos já n entendo é mais nada lol. Estamos sempre a aprender :)

9. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    http://www.correiodosacores.info/in...era-insuficiente-ajuda-do-governo-para-a-seca

Parece-me extraordinário a divulgação de uma notícia dessas quando a União Europeia já se tinha antecipado no apoio aos agricultores açorianos com 16 milhões de euros. Claro oportunismo de que alguém pretende obter com as ajudas de Bruxelas? :intrigante:

Bruxelas antecipa 16 milhões para agricultores dos Açores por causa da seca e Inverno rigoroso

Comparando com o continente, só agora é que os agricultores da Póvoa de Varzim se encontram a receber os apoios dos temporais de Inverno, mediante a apresentação de projectos que tiveram de ser aprovados pelas instâncias competentes e agora vimos isto nos Açores…

Mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afetados por mau tempo recebem 1,5 ME

10. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Pois Azor mas 27 no Funchal é a temperatura normal aqui e também costuma andar nos 80: P as vezes mais (90)às vezes menos. Basicamente o que estou a dizer é que 27 não costuma ter humidades baixas aqui também=P.

11. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Pois, pelo que vejo deve ser a mesma coisa então... só n entendo pk o IM emite sempre avisos de calor para a Madeira e para os Açores nao quando existem temperaturas de 27 º C para cima. Alguma coisa n bate certo aí se é tudo a mesma coisa...

12. a410ree

a410ree
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Set 2012
    Local:
    Madeira
    Por acaso agora fiquei a saber ! Obrigado !! :lol:
    E por acaso os açores é onde eu quero ir no verão ! :D :thumbsup:

13. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Estou de acordo, tenho visto os Açores com temperaturas elevadíssimas e espantado com o facto de nunca porem as ilhas em alerta. A Madeira devido à sua orografia e posição tem zonas muito secas e outras bastante verdes (pela tua descrição da Santa Maria algo parecida), se calhar os Açores têm mais dificuldade com incêndios devido à maior quantidade de zonas verdes? Quanto à humidade (pelo menos aqui no Funchal) tenho encontrado os carros "molhados" nas zonas costeiras, quando ficam parados algum tempo durante a noite.

Hoje fiz uma caminhada na montanha de 10,5 km e passei numa das zonas secas no verão (o maior planalto da Madeira a cerca de 1400 metros) e conto depois mostrar aqui:) .

14. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Lol olha que as coisas n são bem assim. Acho no fim vai dar tudo ao mesmo, se bem que existem diferenças, mas o denominador comum em ambos os arquipélagos é a definitivamente humidade. Pelo que tenho lido até hoje e pelo que me ensinaram no secundário, a Madeira é ligeiramente mais quente que os Açores, mas depois deste saudável debate até fiquei com dúvidas em relação a isso :p Em relação às temperaturas, a verdade é que por cá não estamos habituados a valores acima dos 28 º C e no entanto nem um aviso foi dado para a RAA.

A Madeira neste aspecto está muito mais bem servida que os Açores, já que segundo o IM, entra em aviso amarelo com temperaturas mais baixas que os Açores.

15. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Sim, também estranhei esse facto em relação à inexistência de avisos para os Açores.

São poucas as zonas secas nos Açores. Estou me lembrando da parte oeste de Santa Maria, o noroeste da Terceira ao abrigo da Serra de Santa Bárbara, a zona dos Maroiços no Pico, e parte norte da Graciosa (por exemplo) tal como a Madeira. É claro que existem ilhas mais húmidas que outras nos Açores mas isso tal como a Madeira tem a ver com o carácter orográfico de cada ilha.

Por exemplo, o verde persistente das Flores e S. Miguel encontram claramente explicação nas humidades constantemente elevadas a ponto de dificultarem a fixação das primeiras comunidades humanas, mais habituadas às caracteristicas do clima seco mediterrânico por altura do seu povoamento.

De resto é como referes, a humidade está sempre presente nos dois arquipélagos com pequenas variações como é óbvio.

Partilhar esta Página