Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Dia quente na Madeira, a estação do Aeroporto já marca 33 :calor:

Máximas de ontem:
Quinta Grande (altitude 580 m) 33,2
Lugar de Baixo, Ponta do Sol (Costeira, 40 m) 31,3

Cluster só uma curiosidade.

Qual é a sensação de sentir 33 º C numa ilha que tem valores altos de humidade relativa? É que eu pessoalmente desconheço. Em Lisboa até sei o que é viver na pele 40º C, mas também há muito menos humidade naquelas bandas, por isso tolera-se muito melhor.

Mas se com 25 ou 26 º C por aqui já é um horror devido à humidade, então imagino que seja mesmo um verdadeiro INFERNO 30 e tais graus por aí. :calor:

A minha máxima de hoje foi de 24 º C
Agora está um pouco mais fresquinho. Já vou com 21 º C.

Saudações açorianas!
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Cluster só uma curiosidade.

Qual é a sensação de sentir 33 º C numa ilha que tem valores altos de humidade relativa? É que eu pessoalmente desconheço. Em Lisboa até sei o que é viver na pele 40º C, mas também há muito menos humidade naquelas bandas, por isso tolera-se muito melhor.

Mas se com 25 ou 26 º C por aqui já é um horror devido à humidade, então imagino que seja mesmo um verdadeiro INFERNO 30 e tais graus por aí. :calor:

A minha máxima de hoje foi de 24 º C
Agora está um pouco mais fresquinho. Já vou com 21 º C.

Saudações açorianas!

Na estação do Aeroporto o leste foi forte e o ar do leste é bem seco no Wunderground a estação oficial chegou aos 35 amanhã vemos os resultados do IPMA. No Funchal deve ter andado mais pelos 29 hoje mas com muito mais humidade cerca de 70-80 (média) e para mim já é insuportável sem humidade quanto mais com esta humidade. É transpirar parado mesmo à sombra uma sensação de sauna/casa de banho depois de um chuveiro quente, só que impossível de sair de lá.

O mais impressionante é que estive no Garajau (que fica nessa encosta que vez na minha fotografia ao longe, enquanto que o Funchal é mais ou menos todo o vale e baía) a 6 km de distancia há cerca de 20 minutos atrás e o carro marcava 31,5, cheguei ao Funchal perto do Mar e estava nos 24 e bastante húmido.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Ontem a Quinta Grande não chegou aos +38ºC? Recorde de máximo absoluto na Madeira?

Ontem, a máxima registada na Quinta Grande foi de 36,8ºC pelas 17h.
A máxima registada na Madeira:
"Maior valor da temperatura máxima do ar + 39,0 °C Sanatório do Monte 18/08/1976"-IPMA
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Na estação do Aeroporto o leste foi forte e o ar do leste é bem seco no Wunderground a estação oficial chegou aos 35 amanhã vemos os resultados do IPMA. No Funchal deve ter andado mais pelos 29 hoje mas com muito mais humidade cerca de 70-80 (média) e para mim já é insuportável sem humidade quanto mais com esta humidade. É transpirar parado mesmo à sombra uma sensação de sauna/casa de banho depois de um chuveiro quente, só que impossível de sair de lá.

O mais impressionante é que estive no Garajau (que fica nessa encosta que vez na minha fotografia ao longe, enquanto que o Funchal é mais ou menos todo o vale e baía) a 6 km de distancia há cerca de 20 minutos atrás e o carro marcava 31,5, cheguei ao Funchal perto do Mar e estava nos 24 e bastante húmido.

Ontem enquanto no aeroporto marcava 35ºC, em Machico estavam apenas 24ºC o que é impressionante. Não sei a distância exacta entre o aeroporto e Machico, mas a diferença de temperaturas era enorme!
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Ontem, a máxima registada na Quinta Grande foi de 36,8ºC pelas 17h.
A máxima registada na Madeira:
"Maior valor da temperatura máxima do ar + 39,0 °C Sanatório do Monte 18/08/1976"-IPMA

E muito interessante seria termos o valor de hoje neste mesmo sítio (Monte). Muito provalvelmente um valor mais alto que o obtido hoje na estação do observatório do Funchal...

O IPMA tem no concelho do funchal 4 estações, duas junto ao mar, duas nos picos e nenhuma entre as cotas 100 e 1000 metros (sensivelmente)! Sugestão para o IPMA; mover a estação do Lido e movê-la (reactivando) para o Sanatório do Monte
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hoje fui passear na ilha quando voltei ao Funchal não queria acreditar no incêndio:(. Fico sempre mal disposto quando vejo as pessoas possivelmente a perder os seus bens e também a floresta da Madeira a ser devastada.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
"Os termómetros chegaram hoje aos 35,4 graus no Funchal, o quinto valor mais elevado registado no mês de agosto desde 1949, disse hoje à agência Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal."
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Hoje as temperaturas estiveram elevadas pelo arquipélago, principalmente nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria.


Temperaturas máximas de hoje:


Angra do Heroísmo - 27,4ºC
Horta - 27,1ºC
Horta (Castelo Branco) - 25,2ºC
Lajes - 25,7ºC
Ponta Delgada - 27,9ºC
Santa Maria - 28,9ºC



A temperatura máxima registada em Santa Maria atingiu quase os 29ºC. :shocking: