Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados destes quatro dias nas estações do IPMA:

8lWs8IK.gif
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E a maior parte da humidade passou a norte. Tivesse a configuração sido diferente a chuva tinha ultrapassado os 200mm. Agosto do ano passado também foi extremamente chuvoso no G. Oci. 2 anos consecutivos. Nos últimos 15 anos Agosto tem tido essa tendência. Ou é extremamente seco ou extremamente chuvoso. Chuvoso não é mau por si. Mau é a chuva estar concentrada em alguns dias e o resto do mês ficar a ver navios. Mais parece as monções indianas. Nada vem. Quando vem é de mais.

http://www.ipma.pt/resources.www/do...QdCLGb/cli_20140801_20140831_pcl_mm_az_pt.pdf
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os gráficos do IPMA para estas estações (Nordeste não me parece estar a registar bem, com 0,2mm em todo o evento de 4 dias):

gTKtt8J.gif


O Grupo Ocidental teve praticamente quarenta horas seguidas de chuva.
Os acumulados horários foram relativamente não excessivamente intensos, valores máximos na ordem dos 15mm. Portanto esta precipitação terá sido bem aproveitada pelo solo e não deve ter havido muita escorrência torrencial.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para concluir o evento de 5 dias, houve ainda alguma chuva fraca em Santa Maria:

JSXgVlf.gif


A estação de São Jorge apresenta um registo estranho em que a tabela horária tem falhas que deviam invalidar o resumo diário. Em vez disso é o resumo que permite preencher o total da série em falta. Isto nunca aconteceu.
Nordeste está entupida.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei que diga... Não estou crente, mas se se vier a concretizar uma chuvada dessas, digamos que não será muito saudável...

Sem dúvida, 60mm em três horas no final de um evento com total de 200mm em 24 horas pode ser trágico. Acumulados desta ordem são os que se registam em ciclones tropicais.

Mas a distância de 96 horas ainda dá pouca confiança a esta previsão.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não sei que diga... Não estou crente, mas se se vier a concretizar uma chuvada dessas, digamos que não será muito saudável...

É provável. O ECM indica muita chuva a partir de amanhã. Depois o cenário é crítico. A perturbação desloca-se de sul para o arquipélago, fica mais forte e para durante 48 horas entre os Grs. Ocidental e Central. O GFS 18 está a sair. O das 12 indicava algo semelhante (perturbação em altitude). O G. Oriental pouco deverá receber.