Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Neste momento, em Vila Franca do Campo, o céu apresenta-se pouco nublado e o vento está fraco.

Estive na Povoação de quinta a domingo e o tempo por lá foi marcado por tempo abafado e chuva. Choveu só na quinta, na sexta e no sábado. No domingo, foram só uns pingos. No sábado, a temperatura desceu bastante de um momento para o outro, o vento deve ter rodado para Norte. Notou-se logo quando a temperatura caiu a pique, não se podia andar de manga curta. Já os dias anteriores foram abafados.


Vila Franca

fS27Ru5.jpg



Praia da Vinha d'Areia, Vila Franca

lq0ozdO.jpg
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
6 horas de aviso amarelo. Chuva no G. Ocidental? 0 mm. O boletim meteo da RTP deve ter sido gravado antes da saída das 12 do ECM. Disseram chuva forte e possibilidades de trovoada para os grupos Ocidental e Central. Das duas uma. Ou a nova saída vai ser mais um tiro ao lado, que é muito provável, ou nas próximas 15 horas, até às 12 de amanhã, vai haver uma tormenta repentina e assombrosa. Penso que a chuva, a sério, vai ser novamente adiada. E quanto mais tempo passar menor é a probabilidade de se aproveitar algo deste evento. Próxima saída: 18h do GFS.

Passou-se de um evento catastrófico a contar pingas nos modelos :facepalm::rolleyes::lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A convecção recomeça, incluindo raios:

YVHTctM.jpg


MQNQv0i.jpg


SxbXx7N.gif


nfc91PK.jpg


A célula parece que começa a mover-se para nordeste. É preciso esperar mais um tempo para se confirmar. O GFS mantém a mesma perspetiva (chuva no G. Oci). É engraçado ver os 'limites' - a 'linha reta' - da chuva a sul do arquipélago:

bEkXyZe.png


Nas próximas 24 horas a precipitação foi novamente reduzida. Este cenário continua a ser o mais provável (se bem que discordo da localização). Quantas mais horas passarem mais improvável é o cenário do ECM (na quantidade de chuva, não na localização).

Está a ser uma grande desilusão. Grandes quantidades de chuva a serem cortadas a poucas horas de acontecerem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os avisos foram emitidos mais ou menos na mesma altura que a saída das 12 do ECM ficou disponível. Novamente, há que ter cautela e baixas expectativas porque isto não se concretizou. E foi da saída nova:

oDLUU0r.gif


'Cheira-me' a lotaria. Fenómenos muito localizados e intensos. Os ventos a 500 hPa não são muito fortes:

HD0ccag.gif


O problema será mesmo a convecção semi-estacionária. Considerando que a maior convecção é a +-700 hPa e os ventos acima são moderados aposto em trovoadas curtas.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A mancha está maior e em estado maduro, apenas um ligeiro desenvolvimento a oeste, o seu movimento está mais ou menos inconclusivo, no RDT diz que é Leste, visualmente parece Nordeste...
175b3421c1a92af5218f16eba3727fbc.jpg

e77cea8d96a4acf589cb15c3e0eca03f.jpg