Anteriormente publiquei uma animação do evento mediante o 'vapor de água'. Lá na NOAA, tendo acesso a melhores meios, publicaram uma animação usando o Airmass:
Nota ainda para a pluma tropical que afetou ligeiramente o G. Ocidental.
Na Madeira ja temos alguns incêndios infelizmente, nas zonas altas de São Roque e pelo que pareçe na zona do Monte !
Até agora não sei como está a situação ou se existe mais algum incêndio, o vento não ajuda em nada ja que sopra com alguma intensidade, o que dificulta o combate aos incêndios!!
Os incêndios nas zonas altas do Funchal são sempre difíceis de combater nestas condições: temperatura a acima dos 34º, humidade abaixo dos 40% e vento moderado a forte.
As licenças de lançamento de fogo foram canceladas entre os dias 5 e 7 de Agosto nos arraiais. Não houve problemas com incêndios. Hoje, que volta a ser permitido (não se percebe porquê porque o arquipélago ainda está em alerta laranja) e começam os problemas.
Muita trovoada nas redondezas dos Açores. Há pouco era possível ver - o que aparenta ser - alguns overshooting tops a sul do G. Ocidental.
Continua a haver alguma incoerência entre as várias fontes. O SAF, o MPE e o RGB Convection não mostram nada de especial (mas eles andam com muitos problemas). Ainda assim, o infravermelho do IPMA mostra topos muito frios e, como escrevi anteriormente, tem ocorrido trovoada. De qualquer das formas, a nebulosidade associada à convecção não tem tido uma grande dimensão fruto do fraco cisalhamento.
A existência de depressões em altitude tem causado a formação de alguma nebubulosidade na Madeira. Desisti de fazer uma grande análise da situação depois de ver a secura do ar a 850 e a 700 hPa
Há uma pequena probabilidade, mas o GFS apenas prevê 1mm. Claro que este modelo não lida muito bem com a orografia. É esperar que ela apareça e com alguma pujança.