Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boas.

Há vários meses que não posto... Hoje decidi voltar ao ativo. :)

Sigo com céu muito nublado/encoberto, depois de uma tarde com bastante sol.

Partilho convosco uma tabela relativa às temperaturas máximas registadas na rede de estações meteorológicas do IPMA aqui nos Açores, desde o dia 1 de Agosto até meados do mês, ontem, dia 16. Realcei a amarelo as temperaturas iguais ou superiores a 28,0ºC.

yRf8MBc.png


É de realçar as máximas registadas na Estação do Aeródromo do Pico entre o dia 4 e o dia 10, que foram iguais ou superiores a 28ºC em todos os dias do referido período, o que se enquadraria num aviso amarelo, segundo os critérios de emissão de avisos meteorológicos, disponível no site do IPMA.


Segue-se mais uma tabela com as máximas mais altas (valores ≥ 28ºC) registadas no mesmo período, ordenadas por ordem descrescente.

uHTyywG.png



É de salientar ainda que foram registados 30,0ºC (dado obtido em http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ord=REV&ndays=30&ano=2016&mes=08&day=17&hora=18&ind=08512) na Estação do Aeroporto João Paulo II, em São Miguel no dia 30 de Julho, o maior valor deste verão, salvo erro, de todas as estações do IPMA até à data.

Cumprimentos,
André
 
Editado por um moderador:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aquele momento em que ter uma ventoinha ligada não serve rigorosamente de nada... Que bafo!!! Raios partam esta humidade... Ainda por cima com uma daquelas constipações de verão... Ainda à dois dias tinha falado nestas noites que se avizinhavam... Está mesmo um abuso...
bd90cb973eca8812404f7e083f3a831a.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Resumo da situação...

A norte dos Açores há uma trovoada - que assumo ser multi mas não supercelular - colossal para os padrões da região:

mMxFH2u.gif


Como é de noite não há muitas opções de visualização:

8e3P6Ol.gif


E agora começa a dissonância cognitiva. A frente 'colapsou' há algumas horas. O GFS modela precipitação significativa a norte das ilhas (mais ou menos onde está a referida célula)...

xw8ryEN.gif


... mas também modela alguma chuva no G. Ocidental (tem-se verificado muito pouca). O ECM e mesmo o AROME...

vU8MxnV.gif


... também modelam chuva mais ou menos por esta altura.

Indo por termos mais técnicos, dificilmente ocorrerá mais trovoada no G. Ocidental (ocorreu alguma a meio da tarde perto do Corvo) e no resto do arquipélago. A mesma shortwave que está a alimentar a feroz trovoada está a forçar o ar a descer nas redondezas do G. Ocidental. Já os restantes grupos sofrerão de uma mistela de ventos fracos e gradientes térmicos agrestes. Ainda assim, está prevista chuva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr
W

Windmill

Boa noite.
Aqui pela Graciosa temos vento, e já ameaça chuva.
Como referiu o colega acima, o bafo e a humidade por aqui é igualmente insuportável.
Nem mesmo com as rajadas que se sentem o tempo fica mais fresco.:calor:

Esperam se aguaceiros intensos por aqui a partir das 3h da manhã.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Dizer que aqui por Angra o dia amanheceu com chuva forte ... Houve um aguaceiro forte pelas 08 00 e agora desde as 09 e 30 que chove de uma forma contínua ... :rain::rain::rain:

EDIT ( 10:08 ) - Tudo muito mais calmo neste momento no que à chuva diz respeito mas o céu permanece muito nublado ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Desta vez acertei :lol:. Acabou por não fazer mais raios :p. No princípio da madrugada ainda chegou a haver algumas células com algum desenvolvimento mais rápido a sul das Flores mas acabaram por se desfazer.

De notar os 25.2 milímetros às 6 UTC em S. Jorge e os 20 milímetros no Pico às 9 UTC. Células sem grande desenvolvimento vertical...

7z4JjzLl.jpg


... tendo a precipitação sido orográfica/estratiforme na sua natureza. A água precipitável brutal auxiliou nos dilúvios locais, tendo sido o aviso amarelo, por parte do IPMA, reativo.

Para ser justo, o AROME até nem esteve muito mau (em avisar para a eventual chuva forte; já os valores são para ignorar)...

RYvOsXT.gif


4DUTOT7.gif
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Interessante contrastar essa imagem com a área de distribuição da laurissilva. Dá para ver que não ardeu praticamente laurissilva nenhuma.

lmap.gif

Efectivamente, apenas uma pequena mancha na zona do Paúl da Serra foi afectada. Em muitas zonas ficou claramente demarcado um cordão entre aquilo que são as espécies invasoras (o lado carbonizado) e a indígena laurissilva (o lado verde). Não simplesmente por acção dos bombeiros, e das condições meteorológicas, mas por acção da própria natureza que nos dá uma lição. Por alguma razão aqueles espécies aguentaram centenas de anos de forma quase imaculada. São plantas e árvores com alto teor de água, que sufocam o fogo até, eventualmente, matá-lo. Estas lições devem ser aprendidas na reflorestação.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Aproveito para deixar um registo fotográfico, embora não seja lá grande fotógrafo e a foto tenha sido tirada com o telemóvel, do canal S.Jorge - Pico ontem ao fim da tarde. Chuva no Pico e um céu imponente.

Foto tirada a partir da Calheta.

m4B5rCC.jpg


EDIT: Na última semana tirei algumas fotos bonitas aqui do triângulo, há algum tópico para fotos dos Açores?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fazendo uma antevisão dos próximos 3 dias...

urpXmiR.gif


Um sistema frontal atravessará os Açores sendo a sua intensidade bastante limitada devido aos núcleos anticiclónicos circundantes. Deste evento o que mais chama a atenção são os valores de CAPE muito elevados. O GFS mostra uma bolsa de ar mais saturado a 700 hPa que poderá ajudar a gerar uma convecção pré-frontal no G. Central (madrugada de domingo). Contudo, os ventos em geral são fracos e o ar seco a 500 hPa impossibilitará um desenvolvimento celular robusto. Como a água precipitável estará elevada, a orografia e fatores locais poderão contribuir para acumulados interessantes (infelizmente não há muito ar saturado a 925 hPa).

Na manhã de domingo a frente deverá estar sobre o G. Ocidental. Os ventos também serão fracos mas a humidade a 500 hPa será muito mais favorável. Há diversos modelos que indicam uma precipitação moderada a forte especialmente no G. Central. Novamente, a orografia e fatores locais poderão desempenhar um papel interessante nos Grs. Central e Ocidental. A probabilidade relativa à ocorrência de trovoada é baixa. Provavelmente acabará por ocorrer a norte das ilhas onde as condições são ligeiramente mais favoráveis.

O G. Oriental deve voltar a ser o patinho feio. Um núcleo/crista anticiclónico/a deverá impedir a ocorrência de convecção mais relevante.

Durante este evento o cisalhamento mais interessante será pós-frontal/está a noroeste das ilhas (e o ar mais quente virá de sudoeste).

wl7iHBT.gif


ujed2PX.gif


---

Como mera curiosidade, lá na NOAA o GFS tem agora previsão horária. Tem péssima qualidade gráfica e poucas variáveis mas não deixa de ser interessante para os mais curiosos.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Wei lá!!!!! Apenas orográfica... Nada celular.... Alguém deveria ativar alguns avisos digamos que já não tinha um rácio por hora destes já desde o tempo dos afonsinhos Lolol
feea746daee2b7008448182b203bde20.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ao analisar as imagens de satélite e o metar do LPHR, houve a passagem de vários TCUS, os quais depositaram uma quantidade significativa de precipitação num espaço de meia hora.
Nos metares entretanto lançados, continua a presença de alguns cúmuloscongestus, nota para o aumento da temperatura de saturação, a qual já está muito próxima da temperatura do ar, 24/25, provavelmente a previsão de nevoeiro cerrado vai se concretizar.


c80f1b5d5007cfa02103cce02965765f.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985