Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No lado direito é possível ver (não é muito fácil) a linha de instabilidade pré-frontal que gerou pequenas células. A atividade convectiva na linha, à exceção da célula abordada, cessou quase completamente:

8xXAE0c.gif


A atividade elétrica na frente fria continua muito reduzida. Tendo em conta as condições de elevada instabilidade, outras células convectivas de desenvolvimento vertical muito rápido podem surgir no dia hoje antes da passagem da frente propriamente dita (no GC) trazendo chuva localmente intensa e trovoada (no G. Ocidental a frente também poderá trazer isso como está no aviso). A orografia ou outros fatores locais podem gerar convecção persistente no mesmo local.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Durante a madrugada surgiram outras células de intensidade fraca a moderada (nenhuma comparável à que abordei anteriormente) que aparentemente não atingiram as ilhas. Sem radar fica mais difícil avaliar as células.

Para um resumo da atividade desta madrugada, fica mais fácil visualizar através do vapor de água:

nUywm1d.gif


A sul das Flores há uma zona convectiva interessante...

QKjqoCi.jpg


... mas não é severa e parece estar a dissipar-se (se bem que ainda é cedo para ter certezas). A frente move-se lentamente para leste.

Para amanhã no G. Oriental :D

Céu muito nublado, com abertas para a tarde.
Condições para a ocorrência de trovoadas.
Períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros pontualmente FORTES.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tefigrama de há pouco. Arrefecimento irregular ao longo da atmosfera mas com um CAPE de +-1500. Água precipitável a rondar os 41 milímetros.

IzOJJzS.gif


Falta mais intensidade na frente. As trovoadas continuam a ser de má qualidade :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fazendo um resumo do evento aqui pelo Faial, na cidade da Horta, este evento está a ser bastante limitado pela localização e orografia.
Apenas registei cerca de 3mm até agora, o que vem contrastar com o que se assistiu no norte da ilha.
Por volta das 12:00, desloquei-me em serviço para a freguesia da Ribeirinha, a qual se localiza a norte de ilha e a chuva aí era literalmente torrencial, acredito plenamente que em 30 minutos deve ter ultrapassado os 20mm!!! A chuva era tão intensa que tive que abrandar para poder ver a estrada, as beiras corriam altas e por vezes invadiam o a estrada.
Faz falta que a rede hidrometeorologica comece a reportar os dados para a net.... Teria sido bem interessante aceder a esses dados... E há exatamente uma em Pedro Miguel....


My Weather station data.
https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=pws:IAORESHO2&MR=1
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Voltando a fazer um balanço do dia, sigo com um acumulado 9.9mm, o qual fica aquém do previsto, mas, como presenciei, o norte da ilha do Faial, esse acumulado foi deveras muito superior, havendo a passagem de várias células sobre aquela parte da ilha.
Sigo com 100% de humidade e 22.4ºc, vento NE a 8km/h e com rajada de 15km/h.
A frente perdeu altura e consequentemente intensidade, mas com os valores previstos pelo GFS espero que haja lugar a alguma provável espontaneidade local.
Neste momento, estamos na fronteira da frente, a qual deverá iniciar a sua passagem pelo Faial dentro de momentos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tem ocorrido chuva interessante no GC. A convecção será extremamente limitada devido ao muito ar seco a 500 hPa e especialmente devido ao enfraquecimento dos ventos. Chuva estratiforme/orográfica será predominante podendo haver algumas células com reduzida dimensão e ocasionalmente trovoada.

O IPMA retirou a trovoada do G. Oriental. Não obstante o CAPE elevado, o problema será o mesmo. A frente estará muito enfraquecida. A partir da tarde de manhã a atmosfera terá um perfil mais favorável em termos de humidade relativa. Como tal não excluo totalmente o surgimento de células mais intensas (devido a instabilidade local), sendo isto sugerido pelo WRF:

RgcF9Srl.png


O AROME também é generoso para Sta. Maria:

N79JDhNl.gif


Pequenas células estão a surgir a sul do GC. Decerto serão uma constante pela noite fora.

---

Já de vez :p

zH5U9cNl.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Ao início da noite fui às Furnas e pelo regresso a Ponta Delgada, pela costa norte, verifiquei que o céu estava limpo, "estrelado", enquanto se via uma massa carregada de nuvens/nevoeiro ao longo da extensão da ilha, do lado sul. Nevoeiro no sul, céu limpo no norte. Incrível.
Desde há pouco alguma trovoada a passar junto ao Pico e São Jorge (nesta última apenas se ouviu um trovão de que tenha conhecimento). No entanto, mais alguma atividade elétrica a sul do grupo central. São Miguel parece ter menor probabilidade de trovoada; ao menos o shear é menor, e a humidade em altitude parece menos consistente. Esperando por alguma alteração do estado do tempo.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom Dia a todos ...

Aqui por Angra pelas 08 e 30 da manhã começou a cair chuva forte que durou mais ou menos até Às 09 e 15 ... A chuva foi bastante intensa mas de curta duração ... Neste momento como se diz por aqui já "estiou" mas o céu permanece algo ameaçador ...
Sinal que acabas de entrar em pós-frontal e que provavelmente a frente foi um fracasso igual ao meu!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e jonas
W

Windmill

Bom dia!
Depois de uma noite algo chuvosa pela Graciosa, eis que o sol regressa novamente em força.
Sinceramente? Esta frente foi um fracasso total. Imagino quando chegar ao resto do arquipélago...
Esperava muito mais, mas enfim, estamos no "reino do anticiclone" e pelos vistos, chover, hoje, tornou se uma autêntica raridade por estas bandas.
Só este verão já perdi quase tudo aqui pela seca e pela alforra.
Venha a próxima miserável frente...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
'Tanta' gente desiludida aqui :D As ilhas do G. Oriental devem receber menos chuva ainda que o resto da malta.

Dificilmente esta frente despejaria precipitação abrangente. E parece que ela deu o seu último suspiro hoje da madrugada (até surgiu uma célula interessante ao largo de S. Miguel). O GFS é mais generoso na chuva que o ECM, sendo que o primeiro modela que a frente fique parada/mova-se muito lentamente para leste durante o dia de hoje.

Aguaceiros moderados a fortes e trovoada continuam a ser possíveis no GO. Mas tendo em conta que os valores de CAPE vão diminuindo ao longo do dia será preciso cada mais vez mais forçamento dinâmico para obter os mesmos resultados. Ao longo do tempo também vão aparecendo pequenos núcleos anticiclónicos à superfície (o tefigrama do WRF 00 mostra uma pequena camada de estabilidade à superfície em PDL).

Em suma, e em teoria, as coisas não mudaram muito:

tMgBIznm.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub