Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2024

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por qui estamos assim, o dia mais quente do ano de forma oficiosa. E sem aviso amarelo para tempo quente.

8b166328b4b78281d4ed6083f27945db.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
E hoje está a ser marcado pela passagem de alguns aguaceiros.
A ver se são eficazes para retroceder o acastanhado e amarelado da paisagem.

Os aguaceiros são de passagem esparsa e pouco democráticos, mas não podemos reclamar. É pouco, mas é o que há
Daqui a pouco o sol estará aí para evaporar o pouco que caiu.

A noite foi quente e húmida, na casa dos 24°c 90%.

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aqui por Angra também estamos iguais ao Faial.

O dia amanheceu acalorado, húmido e nublado e ainda caiu algum orvalho ...

Não tenho a certeza se chegou a ser um aguaceiro mas deu para o chão ficar molhado ...

Neste momento uma sauna que não se pode ...

Um sol abafado e 27.8 graus com 75 de humidade ...

Tem sido o verão todo assim ... :sweat:

:sweat::sweat:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Tem sido impressionante acompanhar a persistência das temperaturas nos Açores, tanto atmosféricas como da água do mar, então no mar já há largas semanas que estamos com anomalia fortemente positiva. Se houver algum sistema tropical que se lembre de vir para o lado dos Açores não vai ter o habitual enfraquecimento e transição para extratropical... :unsure:

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Por aqui sigo com 28.8 e 62% de humidade (indoor) ... Valores impressionantes ...

Em relação à agua do mar tive a possibilidade de dar uma escapadinha ao Faial e experimentar as águas da Praia do Almoxarife e parecia que estava numa praia qualquer caribenha tal era a temperatura da água ...

Normalmente custava sempre entrar nas águas açorianas mesmo no Verão mas neste caso estava uma sopa morna ...

Não me lembro de nada assim em 39 anos de vida ...

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
O calor absurdo continua apesar de ser quase 6 da tarde.
Ao contrário dos outros dias, em que havia um pico da temperatura e depois baixava 1 ou 2 graus, hoje, a temperatura têm-se mantido acima dos 29° quase todo o dia, chegando a passar a fasquia “psicológica” dos 30° várias vezes.
A temperatura média de hoje, provavelmente será a mais elevada de sempre, pelo menos na minha estação.

Pena a estação do Observatório príncipe Alberto do Mónaco estar a perder estes registos históricos!

Esta estação terá sido esquecida pelo IPMA? A mais velha do arquipélago?

8eea05da82b628848dd0e9d6702e82cf.png

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia!
Graças à passagem de um sistema frontal com pouca saúde, este ainda foi capaz de produzir alguns aguaceiros fortes. Foram pelo menos 3 aguaceiros distintos e que renderam 22mm de chuva!
Agosto, até ontem só tinha 7.4mm de acumulado, agora 30mm ~. A ver se as plantas começam a recuperar o verde

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk