Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas,

neste momento por todos os Açores o que se faz mais sentir é o frio, sendo que às 18h a ilha das flores registavam 9ºC (temperatura minima) enquanto que a maioria das 11ºC, outro factor a salientar é o vento que ainda se faz sentir um pouco por todo o arquipélago.

há a salientar a conjugação do frio com o vento (indice wind chill) que por exemplo nas flores apontam para valores na ordem dos 6ºC, a isto à que juntar os valores altos de humidade.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
boas,

neste momento por todos os Açores o que se faz mais sentir é o frio, sendo que às 18h a ilha das flores registavam 9ºC (temperatura minima) enquanto que a maioria das 11ºC, outro factor a salientar é o vento que ainda se faz sentir um pouco por todo o arquipélago.

há a salientar a conjugação do frio com o vento (indice wind chill) que por exemplo nas flores apontam para valores na ordem dos 6ºC, a isto à que juntar os valores altos de humidade.

Boas novamente!

Uma pergunta:

Porque é que a ilha das Flores em relação às outras ilhas representa sempre um menor índice de temperatura e uma maior generosidade de cotas de neve, sendo que a nível de área e de relevo é uma ilha com muito pouca expressividade e muito mais plana que outras, sabendo que existem outras ilhas muito maiores e mais montanhosas como São Miguel, Pico ou Terceira que têm maior capacidade de retenção de frio, aliada por conseguinte ao seu maior relevo e área territorial??? Já pra não falar que Flores e São Miguel são as ilhas mais húmidas do arquipélago...

Estranho e ao mesmo tempo curioso :huh:


Notícia de Ultima hora: Neste momento muito vento e muito frio com queda de aguaceiros por vezes fortes. Nesta altura ondas de 9 metros na freguesia de São Roque em São Miguel galgaram quintais matando animais, casas e uma avenida litoral
Houveram hoje 7 vôos extraordinários entre as ilhas devido ao mau tempo
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Segundo o ultimo boletim do tempo emitido há cerca de 2 minutos atrás, a meteorologia dá a previsão de queda de granizo para todas as ilhas e com a ocorrência de trovoadas e vento forte com rajadas ate 100km/h igualmente para todas as ilhas a começar já esta noite ou madrugada.
A ondulação marítima andará na casa dos 7-8m
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!
Hoje foi um dia de céu muito nublado com abertas e aguaceiros por vezes moderados a fortes, algum vento mas menos forte que ontem. É de salientar que a temperatura está a descer registo neste momento 10,9ºC e a minha máxima foi de 16,6ºC na madrugada de hoje.

No dia de hoje registei 4,5 mm de precipitação. Segundo o GFS as cotas de neve para amanhã aqui na Lagoa podem descer até aos 772 m claro que na ilha serão um pouco mais elevadas mas de certo que vão trazer granizo. Neve talvez só no Pico da Vara embora acredite pouco.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Algumas fotos dos efeitos do temporal dos últimos dias na ilha de São Miguel

Mar a galgar a doca de Ponta Delgada

Baixio na freguesia dos Mosteiros

Zona portuária de Santa Clara

Porto da Ribeira Grande

Enxurrada na Ribeira Grande na cidade com o mesmo nome

Mar na Ferraria - Ginetes

Cheias em Santa Bárbara - Ribeira Grande

Ondulação nas Feteira

Mar revolto nos Mosteiros

Ondulação brava na freguesia da Ponta Garça

Mar bravo na freguesia da Ribeira das Taínhas

Chuva e sol nos arredores de Ponta Delgada

Mar bravo na Costa na freguesia das Feteiras

Mar na freguesia de Santa Cruz - Lagoa

Tempo instável - Freguesia da Pedreira - Nordeste

Nesta altura vento forte com aguaceiros pontualmente fortes, e uma máxima de 11 graus.

Excelentes fotos!

Por aqui dia de muitas nuvens com aguaceiros e trovoadas pela manhã. Mar agitado durante toda a noite e algum vento mas menos forte que ontem
Dia frio por aqui

Tmin - 8,8ºC
Tmax - 12,4ºC

Precipitação - 10,2 mm

Actual - 11,5ºC e 84 % Hr


Sabes se nevou alguma coisa hoje aqui nas montanhas de S. Miguel?!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Excelentes fotos!

Por aqui dia de muitas nuvens com aguaceiros e trovoadas pela manhã. Mar agitado durante toda a noite e algum vento mas menos forte que ontem
Dia frio por aqui

Tmin - 8,8ºC
Tmax - 12,4ºC

Precipitação - 10,2 mm

Actual - 11,5ºC e 84 % Hr


Sabes se nevou alguma coisa hoje aqui nas montanhas de S. Miguel?!

Olá Miguel! Boas!

Por aqui um frio de rachar os ossos e acabou de cair um forte aguaceiro de granizo com muito vento.

Não tenho conhecimento se caiu alguma coisa, mas granizo caiu porque ainda hoje estive nas Cumeeiras das Sete Cidades e apanhei um forte aguaceiro de granizo que as bermas até ficaram brancas (pena não ter estado com a máquina na altura), logo deduzo que tenha caido alguma coisa nas montanhas mais altas ainda que mínima...
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Olá Miguel! Boas!

Por aqui um frio de rachar os ossos e acabou de cair um forte aguaceiro de granizo com muito vento.

Não tenho conhecimento se caiu alguma coisa, mas granizo caiu porque ainda hoje estive nas Cumeeiras das Sete Cidades e apanhei um forte aguaceiro de granizo que as bermas até ficaram brancas (pena não ter estado com a máquina na altura), logo deduzo que tenha caido alguma coisa nas montanhas mais altas ainda que mínima...

Acabou de cair um forte aguaceiro de chuva aqui

temperatura desce para os 11,1ºC
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas!

Aqui vão algumas fotos do forte aguaceiro de granizo que caiu na serra da Vista do Rei nas Sete Cidades hoje em São Miguel com um pequeno manto de neve: Apanhei essa queda de neve mas não tinha a máquina comigo, mas elas foram-me fornecidas por um particular que também transitava à mesma hora do que eu na mesma serra:

nevenavistadorei1.jpg


nevevistadorei.jpg


nevevistadorei2.jpg



Possivelmente deve ter caído mais no Pico da Vara mas infelizmente não tenho fotos...
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boas!

Aqui vão algumas fotos do forte aguaceiro de granizo que caiu na serra da Vista do Rei nas Sete Cidades hoje em São Miguel com um pequeno manto de neve: Apanhei essa queda de neve mas não tinha a máquina comigo, mas elas foram-me fornecidas por um particular que também transitava à mesma hora do que eu na mesma serra:



Possivelmente deve ter caído mais no Pico da Vara mas infelizmente não tenho fotos...


Mas aquele manto branco é neve ou granizo?! Se é granizo caíu uma boa camada dele.

Aqui na Barrosa nao sei se caíu alguma coisa
é provavel que sim. Refiro-me a granizo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma pergunta:

Porque é que a ilha das Flores em relação às outras ilhas representa sempre um menor índice de temperatura e uma maior generosidade de cotas de neve, sendo que a nível de área e de relevo é uma ilha com muito pouca expressividade e muito mais plana que outras, sabendo que existem outras ilhas muito maiores e mais montanhosas como São Miguel, Pico ou Terceira que têm maior capacidade de retenção de frio, aliada por conseguinte ao seu maior relevo e área territorial??? Já pra não falar que Flores e São Miguel são as ilhas mais húmidas do arquipélago...

Estranho e ao mesmo tempo curioso :huh:


O grupo ocidental está normalmente mais próximo do storm track típico das depressões do Atlântico Norte, pode não parecer muito mas é algo que já faz alguma diferença, menores valores de geopotencial e maiores valores de frio em altura devido a essa proximidade aos centros depressionários, isto em termos médios. E não é só na neve, o grupo ocidental também é mais tempestuoso pelas mesmas razões.

P.S. Boas fotos :thumbsup: