Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Açores: Governo acciona plano de contingência para abastecer Corvo com bens de primeira necessidade
Ponta Delgada, 29 Dez (Lusa) -- O Governo Regional dos Açores decidiu accionar "procedimentos de contingência" para assegurar o abastecimento da ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, com bens essenciais, assegurando que esta situação excepcional se manterá "enquanto for necessário".
Lusa
22:08 Terça-feira, 29 de Dez de 2009


Ponta Delgada, 29 Dez (Lusa) -- O Governo Regional dos Açores decidiu accionar "procedimentos de contingência" para assegurar o abastecimento da ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, com bens essenciais, assegurando que esta situação excepcional se manterá "enquanto for necessário".

A decisão do executivo açoriano, divulgada esta noite em Ponta Delgada pela Secretaria Regional da Economia, surge na sequência das condições meteorológicas adversas que têm impossibilitado o transporte marítimo de mercadorias entre as Flores e o Corvo.

Para abastecer a mais pequena ilha dos Açores, onde vivem menos de 500 pessoas, o transporte de mercadorias será assegurado por avião, através da SATA.
http://aeiou.visao.pt/acores-govern...orvo-com-bens-de-primeira-necessidade=f542808
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Mas aquele manto branco é neve ou granizo?! Se é granizo caíu uma boa camada dele.

Aqui na Barrosa nao sei se caíu alguma coisa
é provavel que sim. Refiro-me a granizo

Primeiro começou como uma chiada enorme vinda das montanhas, depois caiu forte granizo e depois para o fim já foi caindo mais condensada tipo flocos...

Com certeza que deve de ter nevado na Barrosa sendo mais alta que a Vista do Rei :D

... e o Pico da vara então... deve ter ficado completamente branco...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O grupo ocidental está normalmente mais próximo do storm track típico das depressões do Atlântico Norte, pode não parecer muito mas é algo que já faz alguma diferença, menores valores de geopotencial e maiores valores de frio em altura devido a essa proximidade aos centros depressionários, isto em termos médios. E não é só na neve, o grupo ocidental também é mais tempestuoso pelas mesmas razões.

P.S. Boas fotos :thumbsup:

Ah ok!
Interessante!

Então sendo assim, nesse caso podemos afirmar que as ilhas dos Açores são efectivamente muito mais tempestuosas que a ilha da Madeira ou que Portugal Continental, uma vez que a posição média da crista do anticiclone é mais frequente a leste do arquipélago dos Açores (Madeira e Portugal Continental).
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Bom dia! A fotografia da neve vem hoje no açoriano oriental, e pela foto não me parece ser granizo mas sim mesmo neve.
Hoje aqui na Lagoa o céu apresenta-se nublado com boas abertas há vento e já caíram alguns aguaceiros fracos. Registei uma minima de 10ºC
Ao vir para o trabalho olhei para o topo do Pico da Barrosa que estava descoberto e pareceu-me ver alguns pontos brancos mas não o posso confirmar se seria neve ou não pois visto cá de baixo eram muito pequenos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A mim não me parece neve, parece-me granizo arrastado pela chuva e que se acumula nas bermas. Mas é apenas opinião pessoal, não andei lá a apalpá-la :D Não me surpreenderia nada que depois da granizada até tivessem caído uns flocos de neve, mas não a ponto de acumular, não se vê nada na restante paisagem.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
A mim não me parece neve, parece-me granizo arrastado pela chuva e que se acumula nas bermas. Mas é apenas opinião pessoal, não andei lá a apalpá-la :D Não me surpreenderia nada que depois da granizada até tivessem caído uns flocos de neve, mas não a ponto de acumular, não se vê nada na restante paisagem.

Se calhar tens razão, também não fui lá ver. Apenas confiei na noticia do jornal que fala em neve!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
A mim na 1ª e na 3ª foto parecia-me neve, mas na 2ª foto é definitivamente granizo. Não sei se serão fotos de locais diferentes, mas se forem do mesmo local duvido muito que seja neve.

As fotos são do mesmo local.

Podes crer que foi neve, ainda que tenha começado com algum granizo!:D
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

já estava com saudades do sol!

hoje o céu aqui na ilha apresentou-se já com algumas abertas, caindo lá de vez enquando um ou outro aguaceiro, geralmente fracos, o vento tem vindo a diminuir de intensidade ao longo do dia, não se fazendo sentir neste momento.
o que se faz sentir, e muito, é o frio neste momento estão 9,8º C, segundo o IM em Angra, sendo que a temperatura máxima actualno arquipelago é de 12,5ºC (para quem é do continente pode dizer que não é muito frio, mas para nós açorianos isto é muito frio) um outro factor que faz com o frio seja mais frio (desculpem o pleonasmo) é a humidade 77% na ilha terceira neste momento.

na terra-chã, zona mais alta que angra, estão 7 ºC (fonte: CLIMAAT), como vivo mais perto desta zona só que a maior altitude ainda deve estar mais frio...
de qualquer forma gosto deste :cold::thumbsup:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
boa noite,

já estava com saudades do sol!

hoje o céu aqui na ilha apresentou-se já com algumas abertas, caindo lá de vez enquando um ou outro aguaceiro, geralmente fracos, o vento tem vindo a diminuir de intensidade ao longo do dia, não se fazendo sentir neste momento.
o que se faz sentir, e muito, é o frio neste momento estão 9,8º C, segundo o IM em Angra, sendo que a temperatura máxima actualno arquipelago é de 12,5ºC (para quem é do continente pode dizer que não é muito frio, mas para nós açorianos isto é muito frio) um outro factor que faz com o frio seja mais frio (desculpem o pleonasmo) é a humidade 77% na ilha terceira neste momento.

na terra-chã, zona mais alta que angra, estão 7 ºC (fonte: CLIMAAT), como vivo mais perto desta zona só que a maior altitude ainda deve estar mais
frio...
de qualquer forma gosto deste :cold::thumbsup:


Olá amigo! Bastante frio por aí

Ontem aí na Serra de Santa Barbara caíu alguma coisa?! Alguma neve?

Agora aqui estou com 10,8ºC, mais um grau do que em Angra. Muito frio por cá também.
Hoje quando ia para o trabalho pareceu me ver alguns pontos brancos no alto do Pico da Barrosa, mas não poderei afirmar se seria neve ou não, faltou-me tempo para verificar localmente