Tragédias acontecem em todo o mundo, seja menor ou maior a competência/incompetência das autoridades. Você parece ter uma certa tendência em menorizar (ou mesmo desprezar) tudo em todos, até outros portugueses só porque não são da sua região.
Que interessa se são 117 ou 236 ? Interessa é os seus efeitos, pode ser menos e ter mais consequências ou pode até ser mais e não as ter.
E podem ser 117 medidos num local (Lajes) e ao lado terem sido 200 ou 300 e nenhuma estação na zona os ter registado visto tratar-se de precipitação convectiva.
Não, não tem nada a ver. Na Lagoa foi um Tornado, não foi precipitação intensa, e está bem documentado no fórum:
Tornado em São Miguel Açores - 18 Dezembro 2006
Tromba de água é diferente do chato "mini-tornado", infelizmente confundível com as trombas marinhas (tornados sobre água) . Tromba de água é uma expressão popular fortemente enraizada na sociedade que significa uma grande quantidade/carga de água, e como tal perdoável e dificilmente corrigível dada a sua disseminação popular. Quando é assim é complicado, em Espanha por exemplo a certa altura criaram a sigla/designação DANA para as depressões em altura em substituição da Gota Fria (também usado em Portugal) porque a população do ul e leste de Espanha chamava Gota fria a toda e qualquer chuva torrencial mesmo que a origem nada tivesse a ver com uma Gota fria. Em Portugal passa-se um pouco isso sendo habitual chamar-ser tromba de água a qualquer evento intenso de chuva. O ideal era deixarmos de chamar trombas marinhas a tornados sobre água, como aliás se defende noutros países também. São tornados e pronto.
Mini tornado é portanto completamente diferente, é uma invenção jornalística que ao ritmo que anda a ser usada mais tarde ou mais cedo também vira infelizmente expressão popular.