Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Nesta altura aproxima-se uma grande e espessa banda de Cumulo-Nimbos de grande desenvolvimento vertical a caminho de terra, aqui na zona Oeste de São Miguel e o vento está a querer também aumentar de intensidade.

Registo agora uma máxima de 13 graus.

Parece que vai vir festa de novo...
 
45886168.jpg


74250320.jpg


87351275.jpg


90323036.jpg


28576260.jpg


99698688.jpg


81326926.jpg


50323470.jpg


74618603.jpg
 
Alguém tem ou teve conhecimento sobre eventuais enxurradas ocorridas na madrugada passada em São Miguel, mais concretamente na Bretanha e cidade da Ribeira Grande?

É porque hoje foi-me dito por relatos locais que houve alguma inundação nessas localidades por ribeiras, mas até agora ainda não pude confirmar a autenticidade dessa notícia!

Muito obrigado!
 
Se não estou em erro, essa foto estava na parede do Peter Café na Horta quando lá fui aqui há uns anos.

Verdade absoluta!

Essa foto está no Café Peter na Horta no Faial a fazer alusão a esse temporal que passou pelos Açores a 15 de Fevereiro de 1986 com uma magnífica foto.

Pena que nessa altura as pessoas não ligavam muito a tirar fotos a tragédias, porque se houvessem mais fotos desse dia fatídico muito haveria por ver e dizer sobre o que se passou nesse mesmo dia nos Açores, fazendo dessa tempestade como a maior do século XX que tenha passado pelos Açores!


0000006.jpg
 
Verdade absoluta!

Essa foto está no Café Peter na Horta no Faial a fazer alusão a esse temporal que passou pelos Açores a 15 de Fevereiro de 1986 com uma magnífica foto.

Pena que nessa altura as pessoas não ligavam muito a tirar fotos a tragédias, porque se houvessem mais fotos desse dia fatídico muito haveria por ver e dizer sobre o que se passou nesse mesmo dia nos Açores, fazendo dessa tempestade como a maior do século XX que tenha passado pelos Açores!


0000006.jpg



Sim me lembro deste episódio!:);)
 
Parabéns pelas fotos; Parabéns porque fotografar fotos que tão bem descrevem uma desgraça não é para todos , demonstram com muito pormenor a realeza dos acontecimentos ocorridos nesse fenómeno meteorológico extremo.
Deixo aqui um voto para que todos ultrapassem o mais rapidamente as suas dificuldades e que tenham força para normalizar as vossas vidas:thumbsup:
 
Boas fotos S.Miguel-Azores, mas pelas mesmas dá a entender que a zona em questão não é uma zona escarpada, o que poderia fazer a confluência da água precipitada para aquelas ruas que se tornaram "rios".
 
Não consigo imaginar o sofrimento de quem tudo o que construiu numa vida perdeu em poucas horas. É impressionante a sensação de insegurança que as fotos nos transmitem ao vermos estes desastres e que vezes sem conta nos vão alertando e relembrando de que a mãe natureza é quem manda. Sem escolha nem piedade, aqui e ali...
Parabéns pelas fotos, muito bem conseguidas!
 
boa noite,

os emails com fotos das enxurradas não param alguns com fotos suprenendentes, contudo penso que o video que já coloquei num post
anterior é um dos mais alucidativos os verdadeiros estragos. para quem quiser ter realmente a noção dos estragos pode ver os telejornais da RTP-açores que deu uma boa cobertura do evento e da sua real dimensão (estes videos estão disponiveis no sapo).

Ps: não consigo colocar aqui fotos dos mails, se alguem quiser esses mails mande uma mensagem privada com o seu email que eu reenvio os mails com a enxurraada

neste momento o céu apresenta-se nublado, o vento sopra com alguma intensidade estando frio.

para esta madruga e durante o dia de amanhã prevê-se novamente o agravamento do estado do tempo com ventos fortes a muito fortes, chuva que poderá ser pontualmente forte, e possibilidade de trovoada.
é a olimpia em todo o seu explendor

espero que não haja novamente problemas nem na terceira nem em zona nenhuma do país.
fico agora preocupado pois moro junto de uma ribeira

neste momento começa já a chover aqui na zona oeste
 
São imagens impressionantes dos efeitos da enxurrada, quem viveu na pele esses momentos certamente terão sido de terror. Parece-me um verdadeiro milagre não ter havido vitimas a lamentar.

Haverá alguma investigação oficial em curso para entender todo o mecanismo da enxurrada ? (origem, causa, dinâmica, agravantes, etc)

Eu reparei numa coisa, o alcatrão dos arruamentos parece bastante novo, terá havido alguma obra recente que possa ter agravado o que se passou ? Atenção, realço que é uma mera pergunta, sem qualquer intuito especulativo, é apenas curiosidade de circunstância.
 
Notícia no Jornal da Madeira sobre o mau tempo ontem na Madeira:

Rajadas de 130 km/h provocam vários estragos

21405853c99f73.jpg


O mau tempo que se fez sentir na madrugada e manhã de ontem fez vários estragos e provocou diversas derrocadas na Madeira. Os níveis de precipitação chegaram, em menos de 24 horas, a 41 milímetros, metade do registo mais alto alguma vez feito na Madeira. O vento atingiu rajadas de 130 k/h, o que provocou vários danos, especialmente na Ribeira Brava, e condicionou os movimentos no mar e no Aeroporto da Madeira.

O mau tempo que se fez sentir durante a noite e manhã de ontem fizeram alguns estragos em vários concelhos da Madeira. O Observatório de Meteorologia da Madeira chegou a registar rajadas até 130 km/h.
A Ribeira Brava foi o território mais fustigado pelo mau tempo, especialmente pelos ventos fortes que destruíram telhados, esplanadas e iluminações de Natal e provocaram a queda de árvores. O vento e a chuva provocaram também pequenas derrocadas um pouco por todo o concelho.
(...)
Contactado pelo JORNAL da MADEIRA, o delegado regional do Observatório de Meteorologia da Madeira, Victor Prior, esclareceu ontem que os níveis de precipitação não foram anormais para a época de Inverno que se vive. Entre as 21h00 de segunda-feira e as 12h00 de ontem, a precipitação foi de 41,6 milímetros, o que corresponde a metade do máximo alguma vez registado na Madeira, que foi de 84,9 milímetros, em 1976. Ontem o valor máximo registado em 10 minutos foi 4,5 milímetros, o que corresponde a metade do que os meteorologias consideram uma precipitação «muito forte».
Já as rajadas de vento chegaram a níveis pouco frequentes para as zonas de baixa altitude. As estações de medição da Ponta do Pargo e do Pico do Arieiro registaram, ambas, rajadas de 120 e 130 km/h.
(...)
Foram cancelados nove voos, alguns dos quais chegaram a divergir para outros destinos, como para o Porto Santo, à espera da melhoria das condições climatéricas, mas na maioria dos casos o cancelamento efectivo acabou por se concretizar.
De acordo com a informação da Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira – ANAM -, foram canceladas nove ligações provenientes do Porto Santo, Lisboa, Las Palmas e Gatwick. A partir das 12h30, as aterragens e descolagens foram retomadas, ainda que condicionadas ao estado do tempo. (...)
Mas o mau tempo também foi notado no mar. A forte ondulação na costa e a faixa castanha provocada pelas terras trazidas pelas ribeiras mostravam bem a agitação marítima e justificavam o comunicado que entretanto a Capitania do Porto do Funchal emitiu.
(...)

Alberto Pita e Ricardo Caldeira
 
boa noite,

trovada granizo vento muito forte e depois muita chuva, isto durante 5 min aqui na zona Oeste da ilha Terceira, o que vale foi que durou muito pouco tempo. felizmente.

contudo isso foi um espetáculo bonito de ser ver, mas digo mais uma vez porque durou pouco tempo.