Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2010



ThunderSea

Cirrus
Registo
26 Fev 2010
Mensagens
11
Local
Sudeste da Madeira
Estava aqui a fazer as contas à precipitação e se não me engano este mês no Funchal já ultrapassou os 200mm. Ia com 222,2mm às 12h do dia de hoje.

Somando este valor à precipitação acumulada desde 1 de Janeiro, temos 1459,1mm!

Um valor surpreendente tendo em conta que a média anual (1971-2000) é de 596,4mm.

Impressionante, de facto!
Até porque, segundo um estudo publicado há poucos dias pelo Diário de Notícias da Madeira, o segundo ano mais pluvioso dos últimos 70 anos no Funchal, foi 1969 com 1006,2mm. Muito aquém, portanto, dos valores registados neste incrível 2010...
 

figueira

Cirrus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
90
Local
Funchal
ola boas noites esta a dar muitos relampagos nas zonas altas do estreito de camara de lobos sera que vamos ter fenomeno como o da semana passada??
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
O iMapWeather assinala neste momento descargas eléctricas frequentes e dispersas pelo centro e parte oriental da Ilha da Madeira.

Descargas eléctricas na última meia hora:

29.12.2010_00h45.jpg


iMapWeather
 

ThunderSea

Cirrus
Registo
26 Fev 2010
Mensagens
11
Local
Sudeste da Madeira
Boas!
Depois da tormenta, neste momento na faixa sul da Madeira observo as seguinte condições:
Céu limpo e ar límpido.
Leve brisa (vento instântaneo de 25Km/h)
Temperatura amena (15ºC)
Pressão estável (1008hPa)
Praticamente já não são observadas descargas eléctricas.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Célula que deverá estar a atingir os concelhos a Oeste principalmente nas vertentes norte.

KxQ4f.gif



Melhorias só depois da passagem desta célula que trará ainda precipitação moderada!
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Obrigada Knight

Esta celula demorará quanto tempo ?

Olá icewoman!:)
Poderá sempre obeservar os links com imagens de satelite que foram enviados por mim e pelos nossos colegas. :)

http://www.sat24.com/ce

A célula começa a dissipar-se, por isso acho que não à motivo para grandes preocupações. Mas convém estar sempre atento ás imagens de satelite, a cada hora que passa, muita coisa pode mudar!
cumps ;)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde,

Agradeço imenso a vossa disponibilidade e atenção para comigo, mas ainda não possuo a vossa capacidade de interpretação das imagens de satelite...a nivel temporal não sei bem precisar mais ou menos quanto tempo demorará..

deviam de fazer talvez uns convivios entre todos os membros do forum ( ilha madeira) e não só para aprendermos e trocar-mos impressões, pois a meteorologia é fascinante!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boa tarde,

deviam de fazer talvez uns convivios entre todos os membros do forum ( ilha madeira) e não só para aprendermos e trocar-mos impressões, pois a meteorologia é fascinante!

O Alex e eu já nos encontramo-nós várias vezes, convidamos pelo menos o Rog e o Sunderland sem sucesso...


FFJxu.gif


Máximo de 1 hora começa boas abertas até ao fim do ano :p