ijv
Cumulus
Qual é a data da foto?
Pois foi de ontem para hoje, por volta das 2:30/3:00.
Qual é a data da foto?
não é necessário ser muito inteligente para ver que a madeira esta mal gerida a nivel das construções
Boa tarde,
Por Camara Lobos foi uma noite inesquecivel...nunca vi nada assim( os relampagos e o vento ..memo impressionante).
Corre a noticia que talvez fosse um mini tornado, alguem sabe algo sobre esta noticia?
amanha a situação ira agravar-se novamente?
Contactei o IM que informou que o tempo melhorava a partir de hoje á tarde?
onde verificaste essa informação de agravamento do tempo?
camrov8
não é necessário ser muito inteligente para ver que a madeira esta mal gerida a nivel das construções
Exactamente Existem muitas casas construídas junto aos ribeiros, depois as alguns muros das ribeiras/os são sempre estreitos ao máximo e por ai fora.
Neste momento estão a construir uma estrada no curral das freiras, fizeram um viaduto sobre uma ribeira muito larga, logo o viaduto deveria ser feito com a mesma largura mas não estreitaram no ao máximo, se tivesse uma foto disso postava aqui
Chuva excessiva, vento nornal
Na última madrugada a chuva caiu com muita intensidade. Os valores máximos de precipitação foram registados no pico do Arieiro cerca de 140 milímetros por metro quadrado.
Os dados foram revelados á TSF por Victor Prior. O director do observatório regional de meteorologia diz que “não foi uma situação completamente anormal. Tratou-se de uma célula convectiva que se desenvolveu muito rapidamente sobre a Madeira e que deu origem a estes valores da precipitação considerados elevados”. realçou.
Quanto à velocidade do vento os valores registados foram dentro do considerado normal para a região. Não ultrapassaram os 110 km por hora no Arieiro e em São Jorge, no norte da ilha, sendo que no centro Funchal a rajada máxima nregistada ão foi superior a 60 km por hora. Victor Prior diz que o que se passou em termos de vento “não é uma coisa pontual” recusando qualquer comparação a um mini tornado “nem pouco mais ou menos”.
Apesar da violência do temporal desta noite os equipamentos do INM na Madeira não registaram nada de extraordinário como garantiu Victor Prior o director do observatório meteorológico regional.
Eu creio que sim, o Sr. Prior é o máximo...
A estação do Forum Madeira foi-se(...), e aquilo que eu disse foi verificado... Não me vou gastar muito.
Gostava ver as rajadas das Estações do LREC embora amanhã só vaia-mos conseguir retirar o vento médio julgo eu.