Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2010

não é necessário ser muito inteligente para ver que a madeira esta mal gerida a nivel das construções

Exactamente Existem muitas casas construídas junto aos ribeiros, depois as alguns muros das ribeiras/os são sempre estreitos ao máximo e por ai fora.
Neste momento estão a construir uma estrada no curral das freiras, fizeram um viaduto sobre uma ribeira muito larga, logo o viaduto deveria ser feito com a mesma largura mas não estreitaram no ao máximo, se tivesse uma foto disso postava aqui

Boa tarde,

Por Camara Lobos foi uma noite inesquecivel...nunca vi nada assim( os relampagos e o vento ..memo impressionante).

Corre a noticia que talvez fosse um mini tornado, alguem sabe algo sobre esta noticia?

amanha a situação ira agravar-se novamente?

Boa tarde,

Por Camara Lobos foi uma noite inesquecivel...nunca vi nada assim( os relampagos e o vento ..memo impressionante).

Corre a noticia que talvez fosse um mini tornado, alguem sabe algo sobre esta noticia?

amanha a situação ira agravar-se novamente?

Atenção que não existem mini-tornados, ou são tornados ou não são.

Por acaso tinha caracteristicas de um mini tornado, nunca vi nada assim, estava admirar os relampagos quando de repente descia pelo vale abaixo um grande estrondo e um cortinado de chuva tão denso que mal conseguias ver 3 mts a tua volta, a luz foi a baixo na estrada foi muito surreal, o vento arrastava-me porque queria retirar umas lamparinas que tinha na varanda e desisti... Nao desejo repetir a experiência...

Enquanto amanha chega outra perturbação mas penso que não sera tão a activa sera uma precipitação normal, o vento será mesmo moderado, portanto é com o vento que devemos ter mais em atenção!!!

Mini tornado pelo sentido figurado!!! claro esta!!!

Contactei o IM que informou que o tempo melhorava a partir de hoje á tarde?

onde verificaste essa informação de agravamento do tempo?

camrov8
não é necessário ser muito inteligente para ver que a madeira esta mal gerida a nivel das construções
Exactamente Existem muitas casas construídas junto aos ribeiros, depois as alguns muros das ribeiras/os são sempre estreitos ao máximo e por ai fora.
Neste momento estão a construir uma estrada no curral das freiras, fizeram um viaduto sobre uma ribeira muito larga, logo o viaduto deveria ser feito com a mesma largura mas não estreitaram no ao máximo, se tivesse uma foto disso postava aqui

Começo a ficar farto de certas opiniões que para uns é fenómenos anormais e para outros é desleixo. O senhor camrov8 é super inteligente então que venha cá e resolva, traga tecnologia e orçamento para pagar o extra daquilo que pede...

Houve registo de rajadas de 200km/h a nível do mar, não sei se foi tornado o que se passou porque creio que foram rajadas sem rotação.

Boa tarde.
Caiu forte nas zonas altas 140 mm areeiro
Chuva excessiva, vento nornal
Na última madrugada a chuva caiu com muita intensidade. Os valores máximos de precipitação foram registados no pico do Arieiro cerca de 140 milímetros por metro quadrado.

Os dados foram revelados á TSF por Victor Prior. O director do observatório regional de meteorologia diz que “não foi uma situação completamente anormal. Tratou-se de uma célula convectiva que se desenvolveu muito rapidamente sobre a Madeira e que deu origem a estes valores da precipitação considerados elevados”. realçou.

Quanto à velocidade do vento os valores registados foram dentro do considerado normal para a região. Não ultrapassaram os 110 km por hora no Arieiro e em São Jorge, no norte da ilha, sendo que no centro Funchal a rajada máxima nregistada ão foi superior a 60 km por hora. Victor Prior diz que o que se passou em termos de vento “não é uma coisa pontual” recusando qualquer comparação a um mini tornado “nem pouco mais ou menos”.

Apesar da violência do temporal desta noite os equipamentos do INM na Madeira não registaram nada de extraordinário como garantiu Victor Prior o director do observatório meteorológico regional.

in Dn Madeira http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/241838-chuva-excessiva-vento-nornal

Em relações aos criticos das construçoes na Madeira: não conheço a Madeira suficientremente bem para dizer que as construções são ou não de boa qualidade. Mas não é por cederem com chuvadas pouco habituais como aquilo que tem acontecido este ano que são fracas;).

Eu creio que sim, o Sr. Prior é o máximo...

A estação do Forum Madeira foi-se(...), e aquilo que eu disse foi verificado... Não me vou gastar muito.

Gostava ver as rajadas das Estações do LREC embora amanhã só vaia-mos conseguir retirar o vento médio julgo eu.

Eu creio que sim, o Sr. Prior é o máximo...

A estação do Forum Madeira foi-se(...), e aquilo que eu disse foi verificado... Não me vou gastar muito.

Gostava ver as rajadas das Estações do LREC embora amanhã só vaia-mos conseguir retirar o vento médio julgo eu.

Consegues ter acesso aos dados das eólicas?

E quanto ao registo dos 200km/h ao nível do mar, tens confirmação disso?

Boa tarde,

o Hirlam já actualizou a precipitação para a Madeira..coloquei aquela questão porque na rádio estavam a passar a a seguinte informação:

agravamento do estado do tempo a partir de hoje a tarde, mantendo se até o final da tarde de 3º feira...