Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Actualização e construção dos gráficos difícil porque o servidor da RHA está em sobrecarga.

Estes são os caudais mais significativos no momento:

udFhMtM.gif


Estão todos em descida, embora não se saiba o que ocorre com a Ribeira Quente neste momento (Lombo Frio).
 


LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Os aerogeradores não usam travões. Basicamente quando o vento atinge uma velocidade superior aos 25-30m/s as pás passam a ter um ângulo de ataque passivo o que reduz a sua velocidade drasticamente mas não impede que girem.

O meu colega da EDA Renováveis explico-me que existe um travão mecânico que é usado para efeitos de manutenção até aos 17 m/s = 61,2 km/h o qual mantem as pás paradas, acima destas velocidades o travão pode partir devido á vibração.

De resto o que o colega dahon explicou está correto, acima dos 25 m/s = 90 km/h o ângulo das pás começa a mudar progressivamente até que aos 30 m/s = 108 km/h ficam "em bandeira", no entanto a torre permanece alinhada com o vento e a rodar lentamente.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Última edição:
  • Gosto
Reactions: mcpa e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A inclinação da frente fria fará com que esta atinja tendencialmente com maior intensidade o centro-este da ilha de S. Miguel, já de si com grandes acumulados:

apleono.png


IamaHLx.png


Nota ainda para a célula isolada entre a Terceira e S. Jorge (imagem anterior) que teve atividade eléctrica:

fKhbonN.jpg
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Parece-me que a trovoada já está a afastar-se de Sao Miguel. Nas próximas horas não espero mais nenhuma oportunidade para fazer novo video, infelizmente.
Agora vem outra frente, com outras características, embora a instabilidade associada à que está a passar por nós ainda se mantenha por mais umas horas, bem como os movimentos verticais que, após decrescerem de intensidade, voltarão a intensificar-se.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Passou-se qualquer coisa estranha por volta das 18h10 aqui na Terceira, o vento durante 5 a 10 minutos saltou para valores ridículos... de 15 m/s para uma rajada máxima de 57,6 m/s = 207,36 km/h!

Agora está de novo em torno dos 15 m/s... alguém me explica isto?

O operador do Despacho diz-me que por vezes acontecem estes fenómenos.
Os grupos térmicos na Central do Belo Jardim entraram em sobrecarga e tivemos de entrar com mais um grupo no paralelo para socorrer porque todo o PE saiu do paralelo por excesso de vento.

LMCG