Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas pessoal,

Passou-se qualquer coisa estranha por volta das 18h10 aqui na Terceira, o vento durante 5 a 10 minutos saltou para valores ridículos... de 15 m/s para uma rajada máxima de 57,6 m/s = 207,36 km/h!

Agora está de novo em torno dos 15 m/s... alguém me explica isto?

O operador do Despacho diz-me que por vezes acontecem estes fenómenos.
Os grupos na Central do Belo Jardim entraram em sobrecarga e tivemos de entrar com mais um grupo no paralelo para socorrer porque todo o PE saiu do paralelo por excesso de vento.

LMCG

Valores desses estarão certamente associados a células com fenómenos extremos de vento, downbursts ou mesmo tornado.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Passou-se qualquer coisa estranha por volta das 18h10 aqui na Terceira, o vento durante 5 a 10 minutos saltou para valores ridículos... de 15 m/s para uma rajada máxima de 57,6 m/s = 207,36 km/h!

Agora está de novo em torno dos 15 m/s... alguém me explica isto?

O operador do Despacho diz-me que por vezes acontecem estes fenómenos.
Os grupos térmicos na Central do Belo Jardim entraram em sobrecarga e tivemos de entrar com mais um grupo no paralelo para socorrer porque todo o PE saiu do paralelo por excesso de vento.

LMCG
Quais as origens deste fenómeno?! E tem algum significado para a frente que está no grupo central? Não é downburst... mas parece...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Houve mesmo algo violento a passar pouco depois das 18h na Terceira, vejam o gráfico da estação de Santa Luzia:



e a tabela:

GoyYJWE.gif
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
A verdade é que por volta das 18 horas quando coloquei aquele post no fórum houve algo de anormal que se passou por aqui já que parecia mesmo que estávamos no meio daquelas tempestades das caraíbas tal a força do vento e da chuva ... Foi algo repentino e impressionante ... Passou tão depressa como apareceu mas não tenho maneira de saber se foi downburst ou outro fenómeno qualquer e se o centro foi noutro lado ... Ouvi as sirenes logo a seguir ao evento a deslocarem-se para algum lado mas não tenho informação de qualquer estrago até agora ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Rajadas iguais ao vento médio... descida de 4 graus em poucos minutos, com mudança da direção do vento... vendo pelo GFS parece que houve às 18h a junção de duas frentes, mas não vejo como isto possa explicar o sucedido..

Célula embebida na frente. Note-se que o valor de 207 Km/h é no alto das torres.

Na análise das 18h precisamente, a frente ondulou e mostra um ramo quente a passar no Grupo Central.