Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,684
Local
Açores
O IPMA Açores publicou mais uma actualização de algumas cartas:

Queda de granizo e ocorrência de trovoada... não me queixo :D Mas isso são coisas que não estão na previsão principal do site (há uma desconexão recorrente entre as delegações).

E os avisos continuam por emitir. Na costa sul de S. Miguel, nos arredores de PDL, ainda há algumas casas suscetíveis a sofrer danos devido às ondas de sul e de sudoeste. Há muita gente com barcos que já deviam estar a movê-los para locais mais seguros. Enfim.

No facebook da proteção civil ainda nada foi emitido:

https://www.facebook.com/SRPCBA/?ref=py_c
 
Última edição:


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
A única razão pela qual falei na descida brutal de pressão atmosférica em algumas ilhas atingindo mais de 30 hpa, com o caso da Terceira, em que há uma descida de 34,5 hpa, foi que, pelo facto de a pressão atmosférica descer de 1009,7 para 975,2 em 24 horas, isso implica que com grande velocidade uma área de dada pressão é substituída por outra, o que por sua vez permite deduzir um grande diferencial de pressão associado à depressão. E, como é sabido, a distância entre as isóbaras é uma das condicionantes da velocidade do vento. Foi só por isso. Mas, quanto ao conceito de ciclogénese explosiva, obrigado Orion pela correção.
Quanto à informação que consta do site do IPMA, foi atualizada há pouco; no momento em que escrevi aquele texto ainda esta previsto rajadas até 130 km/h apenas.
Ainda de acrescentar a diferença de informação entre o comunicado do IPMA (que inclui ventos médios e rajadas que poderão ultrapassar os 80 e 130 km/h respetivamente), e a queda de granizo, não mencionada em IPMA.PT).
Cumps
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Queda de granizo e ocorrência de trovoada... não me queixo :D Mas isso são coisas que não estão na previsão principal do site (há uma desconexão recorrente entre as delegações).

E os avisos continuam por emitir. Na costa sul de S. Miguel, nos arredores de PDL, ainda há algumas casas suscetíveis a sofrer danos devido às ondas de sul e de sudoeste. Há muita gente com barcos que já deviam estar a movê-los para locais mais seguros. Enfim.

No facebook da proteção civil ainda nada foi emitido:

https://www.facebook.com/SRPCBA/?ref=py_c
Pois, @Orion... acho lamentável a falta de avisos e o facto de se estar a ignorar as zonas costeiras. Os ventos desta depressão vão atingir o grupo oriental e algumas ilhas do grupo central com intensidade de tempestade tropical... Se tivesse um nome, já estaria nas capas dos jornais e era a notícia do dia...
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
CRITÉRIOS DE EMISSÃO AVISOS para o Arquipélago dos Açores

"Aviso Parâmetro Amarelo Laranja Vermelho
Vento Velocidade Média do Vento 65 - 74 75 - 87 > 87 km/h
Rajada Máxima do Vento 85 a 100 101 a 130 > 130 km/h
Precipitação Chuva/Aguaceiros 10 a 20 21 a 40 > 40 mm/1h
25 a 40 41 a 60 > 60 mm/6h
Trovoada Descargas Eléctricas a) b) c)
a) Frequentes e Dispersas.
b) Frequentes e Concentradas.
c) Muito Frequentes e excessivamente concentradas."

Julgo que será emitido aviso laranja para velocidade média e rajada máxima, amarelo ou laranja para precipitação no grupo central, amarelo para precipitação no grupo oriental, amarelo para trovoada nos grupos central e oriental...

@Orion, como percebes muito de convecção e vorticidade etc, condições para fenómenos extremos de vento como tornados de fraca intensidade? Há alguma possibilidade remota? Quero preparar a minha máquina fotográfica. Para que período devo estar atento, se houver algum período propício? E a nível de granizo? Granizo misturado com chuva, suponho eu... Mais provável onde? Isto é, se achas provável. E, finalmente, quanto à intensidade e duração das trovoadas? Maior probabilidade de serem mais duradouras e concentradas perto do núcleo, no grupo central? No grupo oriental apenas trovoadas frontais (passageiras) são possíveis?

Obrigado pela tua opinião.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
SAFN-EU-CRR1_-MAG3-LAST.GIF


A precipitação acumulada por hora no núcleo da depressão é superior a 50 mm/h. Bastante significativo. Mas chegará cá com muito menor acumulação de precipitação, julgo eu.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,684
Local
Açores
A única razão pela qual falei na descida brutal de pressão atmosférica em algumas ilhas atingindo mais de 30 hpa, com o caso da Terceira, em que há uma descida de 34,5 hpa, foi que, pelo facto de a pressão atmosférica descer de 1009,7 para 975,2 em 24 horas, isso implica que com grande velocidade uma área de dada pressão é substituída por outra, o que por sua vez permite deduzir um grande diferencial de pressão associado à depressão.

Quando é que há essa baixa? Descida de 34,5 hPa em 24 horas?

Julgo que será emitido aviso laranja para velocidade média e rajada máxima, amarelo ou laranja para precipitação no grupo central, amarelo para precipitação no grupo oriental, amarelo para trovoada nos grupos central e oriental...

Olhando para a humidade em altitude, e excluindo o centro da depressão, não acho que a chuva forte generalizada dure muito tempo:

S3x8RxQ.gif


YYSLtWv.gif


O mau tempo, o vento diga-se, vai iniciar-se daqui a mais ou menos 10 horas. Quando esta depressão chegar perto dos Açores, parece-me que as frentes estarão muito juntas. Comparando a posição do CAPE com a posição da humidade, parece-me que o potencial para fenómenos convectivos será maior junto ao núcleo (flanco sul e sudoeste) e imediatamente após a passagem da frente quente que trará chuva mais estratiforme. Ou seja, aquando da passagem da frente fria. A oclusão das frentes deverá ocorrer junto ou mesmo sobre o arquipélago:

jIv6v16.gif


Já te respondo ao resto da publicação.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,098
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta imagem do ecmwf mostra uma pequena área que excederá os 130km/h...
d300f4b4440f1b61a34870e12a1f5a70.jpg

No que ao vento diz respeito, o ECM aponta que São Miguel e Terceira serão os potenciais candidatos à rajada mais forte. Por outro lado, vou provavelmente conseguir registar a pressão mais baixa :)
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Quando é que há essa baixa? Descida de 34,5 hPa em 24 horas?



Olhando para a humidade em altitude, e excluindo o centro da depressão, não acho que a chuva forte generalizada dure muito tempo:

S3x8RxQ.gif


YYSLtWv.gif


O mau tempo, o vento diga-se, vai iniciar-se daqui a mais ou menos 10 horas. Quando esta depressão chegar perto dos Açores, parece-me que as frentes estarão muito juntas. Comparando a posição do CAPE com a posição da humidade, parece-me que o potencial para fenómenos convectivos será maior junto ao núcleo (flanco sul e sudoeste) e imediatamente após a passagem da frente quente que trará chuva mais estratiforme. Ou seja, aquando da passagem da frente fria. A oclusão das frentes deverá ocorrer junto ou mesmo sobre o arquipélago:

jIv6v16.gif


Já te respondo ao resto da publicação.
@Orion, a descida de que falei é das 15h de hoje às 15h de amanhã.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,684
Local
Açores
Por partes...

@Orion, como percebes muito de convecção e vorticidade

Há quem perceba mais que eu :p

Quero preparar a minha máquina fotográfica. Para que período devo estar atento, se houver algum período propício?

Parece-me que o tempo mais severo ocorrerá durante a madrugada. Ao longo do dia, e enquanto atravessa o arquipélago, o núcleo da depressão deverá originar células mais fortes que poderão originar chuva mais forte localmente e possivelmente trovoada.

Para que período devo estar atento, se houver algum período propício? E a nível de granizo? Granizo misturado com chuva, suponho eu... Mais provável onde? Isto é, se achas provável.

Como escrevi, o tempo mais severo deverá ocorrer durante a madrugada. O granizo deverá ocorrer nas células mais fortes. Quanto à probabilidade, os Grs. Central e Oriental devem ser os mais afetados. Contudo, isto é a teoria. Resta ver o que será a realidade.

E, finalmente, quanto à intensidade e duração das trovoadas? Maior probabilidade de serem mais duradouras e concentradas perto do núcleo, no grupo central? No grupo oriental apenas trovoadas frontais (passageiras) são possíveis?

O núcleo deverá demorar algum tempo a passar pelo arquipélago. Como escrevi, as trovoadas deverão estar centradas junto a ele. O CAPE começará a diminuir com alguma velocidade nas imediações das ilhas na madrugada de hoje. A queda será contínua ao longo do dia.

O cisalhamento não está muito bem alinhado com os ventos mais fortes no período mais critico:

bPMqcmo.png


eZ6iTDd.png


----

I7G6Ym3.png


VR3IBUm.png


Portanto, se tivesse que apostar diria que a maior parte das trovoadas deverá surgir rapidamente, serem algo intensas e depois colapsar depressa. Nos locais em que o cisalhamento mais forte coexistir com os ventos mais intensos, células mais pujantes podem surgir. Também penso que as trovoadas poderão surgir de forma sucessiva (quando uma surgir e deslocar-se devido aos ventos outra surge mais ou menos no mesmo local). Não acho que as trovoadas sejam muito dispersas. Portanto, um eventual aviso laranja pode ser lançado.

Já te respondo relativamente aos tornados.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,684
Local
Açores
condições para fenómenos extremos de vento como tornados de fraca intensidade?

Durante a madrugada haverão valores muito elevados de helicidade:

ur9jHUK.png


Para fins de comparação, a helicidade no arquipélago pode ser superior a 580. Valores acima de 300 indicam a possibilidade do aparecimento de super-células. Valores acima de 450 indicam a possibilidade de tornados violentos. Contudo, o CAPE moderado (inferior a 1500) deverá conter a ameaça. Mais importante ainda, e como referi anteriormente, o reduzido cisalhamento impedirá que as células tomem proporções muito grandes. Contudo, os ingredientes estão presentes neste evento. Como tal, não vou excluir a possibilidade e vou só escrever que é muito improvável.

Depois disso, e durante o dia de amanhã, o cisalhamento deverá ser baixo nos Grs. Central e Oriental:

RHlulKk.png


e ainda haverá algum CAPE/instabilidade:

9O7D61Y.png


Pegando apenas nestes dois ingredientes há alguma possibilidade para que ocorram trombas d'água/tornados fracos em alguma célula isolada. Contudo, não acredito muito devido à velocidade dos ventos mais baixos (segunda 12h-18h). Porque diferenças nas direções, há:

TFFNCf2.png


------

@Orion, a descida de que falei é das 15h de hoje às 15h de amanhã.

Continua a não haver essa descida:

UBEdnhs.png


6c8cWMT.png
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Aviso vermelho lançado no Grupo Oriental:
Acores - G. Oriental

Agitação Marítima

Vermelho De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Altura Significativa das Ondas
Ondas de sudoeste.

Vento

Vermelho De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Rajada Máxima do Vento,

Vento

Laranja De Seg, 14 Dezembro 2015 09:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 11:59 UTC
Rajada Máxima do Vento

Vento

Laranja De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Velocidade Média do Vento

Precipitação


Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Trovoada

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC

Acores - G. Central

Vento

Laranja De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Rajada Máxima do Vento

Precipitação


Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Trovoada

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC


Vento

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 11:59 UTC
Rajada Máxima do Vento

Agitação Marítima

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Altura Significativa das Ondas

Vento

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 12:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 23:59 UTC
Velocidade Média do Vento

Acores - G. Ocidental

Precipitação

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Trovoada

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 03:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC


Vento

Amarelo De Seg, 14 Dezembro 2015 06:00 UTC a Seg, 14 Dezembro 2015 14:59 UTC
Rajada Máxima do Vento


IPMA a confirmar o que os modelos já diziam há algum tempo. Vai estar agreste, em especial entre as 12 e as 24h de amanhã e no grupo Oriental, embora os efeitos da depressão sentir-se-ão em todo o arquipélago, preparem-se bem para minimizar os estragos e não arrisquem;)