Por aqui as coisas acalmaram um pouco com o avançar da manhã mas agora com o princípio da tarde voltou a chuva forte desta vez acompanhada por vento forte ... Dia tempestuoso como diz o @lserpa também por aqui ...
Frente a acabar de passar na Terceira, bons acumulados no Pico, Faial e São Jorge com intensidades acima dos 10mm/hora: Grandes expectativas no embate com o relevo de S.Miguel. Já começou a chover na costa nordeste (Algarvia tinha 1,6 mm nas 15h, que não aparece no quadro)
Vento médio em Fogo III e Espigão da Ponte (maciço oriental), entre 40 e 50 Km/h, em aumento variável. valores médios em intervalos de 10 minutos.
Como referi anteriormente, o tempo por aqui amainou por uma ou duas horas, entretanto a linha que falei à bocado já anda por aqui e chove novamente torrencial aqui pelo faial...
Algumas perturbações no tráfego aéreo do aeroporto de PDL. Até a câmara não pára de tremer devido à ventania.
Nota-se bem, nesta imagem, o centro da depressão. Fonte: http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=ARM_Azores.2015345.terra.1km
Até há meia hora atrás, ainda não chovia em S.Miguel. Vento médio a ultrapassar os 50 Km /h em Fogo III, corrijo Espigão da Ponte, aumentando. Edição: estação corrigida.
Frente a passar no extremo ocidental de S.Miguel, Mosteiros e Sete Cidades com chuva forte. Edição: também já no maciço do Fogo.
Na mesma imagem a depressão que está a afetar os Açores (centro direita) e a depressão que afetará os Açores com intensidade ainda desconhecida (esquerda): A depressão da esquerda terá um percurso interessante. Nas próximas 48 horas deverá deslocar-se para sudeste. Nas 24/36 horas seguintes deverá cavar e rumar para nordeste. Parece já não haver atividade elétrica neste evento. Os raios cingiram-se aos Grs. Ocidental e Central.
Como se esperava a ilha de S.Miguel recebeu intensidades notáveis na passagem da frente: Aeroporto com registo nulo, obviamente erróneo, algumas estações da RHA também possivelmente a funcionar mal. A frente já chegou a Santa Maria também. Os maiores valores da intensidade do vento médio ocorreram nas estações de altitude maior, Fogo III e Espigão da Ponte, esta registando até 54 Km/h. Curiosamente são estas duas das estações que tiveram um registo pluviométrico menor do que se poderia esperar, comparando com as estações próximas, menos elevadas e onde o vento não foi tão forte. Poderá haver correlação. Edição: quadro actualizado até às 21:00 (IPMA) e 22:00 (RHA, parcialmente).
A precipitação na Algarvia corresponde a aviso laranja (20h). A frente, vendo as temperaturas das nuvens e o aviso há pouco lançado, vai ganhar alguma força. Há poucas horas parecia estar a enfraquecer.
E também provavelmente as estações com pares de valores horários significativamente superiores a 10 mm terão atingido em 60 minutos valores acima dos 20 mm. Esperemos pelo valor de Nordeste que vai provavelmente surpreender, como é habitual nestas situações. Esta estação e Algarvia estão frequentemente relacionadas, situam-se aliás relativamente próximas e na costa nordeste/nor-nordeste. Às 21:10 a nebulosidade alta começava a descobrir a ilha de S.Miguel. Edição: Santa Maria (RHA) com 13,0 mm entre as 20h e as 21h. Mais de 30 mm em duas horas por várias zonas de S.Miguel; o vento médio em Algarvia atingiu os 45 Km/h às 20:20, já diminuiu para cerca de 30 Km/h. Mas o pico da intensidade da chuva foi entre as 19:00 e as 19:30, com 14,2 mm nessa meia hora e o vento à volta dos 30 Km/h.