Interessante a linha de instabilidade no núcleo que deixou alguns milímetros nas ilhas ocidentais. Da minha parte encerro o meu acompanhamento intensivo deste evento. Alguns dos avisos do IPMA estão desatualizados. É uma decisão administrativa. Como escrevi, a saída das 12z deu um rombo na das 00z. Muita gente vai certamente criticar os homens do tempo que 'falharam' redondamente
Ainda ha pouco no tempo falaram em rajadas que podiam atingir os 150 kmh no grupo Ocidental e 130 kmh no grupo Central 100 kmh no grupo Oriental. . . Achas mesmo que é um fail ?
Nos PEs das Flores, Pico e São Jorge as rajadas máximas ultrapassam os 180 km/h... no Pico quase 190 km/h. Nos PEs da Terceira e São Miguel aproximam-se dos 150 km/h. Em Santa Maria pouco mais de 70 km/h.
20h locais; 21h UTC. A PA nas Flores subiu... 985.7 988.3 hPa. A PA no Corvo estagnou... 985.8 985.8hPa. Acho e reitero. O fail inicial não é culpa do IPMA. Agora ficam na posição complicada de retirar o aviso vermelho quando é óbvio que não vai acontecer o que estava inicialmente previsto. As inúmeras reportagens e notícias ainda referem-se ao ECM 00z. Não mexeria muito nos avisos dos Grs. Central e Oriental. Já aquele aviso vermelho até às 5h locais nas ilhas ocidentais... é outra história. O vento médio no G. Ocidental está estagnado ou a cair. O telejornal começou com a jornalista a dizer que não houve nada de especial. Não me é surpreendente. Acrescento que as rajadas brutais nos parques eólicos são normais. A frente tem uma intensidade considerável e as turbinas estão posicionadas nos lugares mais ventosos. Já dei a minha opinião. Falta-me comparar com a realidade.
Concordo com o Orion, pela minha experiência quando temos rajadas nos parques acima dos 230 km/h é que a coisa começa a ficar séria, até aos 200 km/h não é preocupante.
Continuam a haver muitos raios (no satélite; os detetores terrestres são bem melhores mas não há). Tendo em conta a intensidade da depressão, é agora mais visível o 'T' associado aos ciclones Shapiro-Keyser (a frente fria move-se perpendicularmente à frente quente). Fase III: Cá em casa continua tudo a falar nos 150km/h e eu a dizer que não. É frustrante Daqui a pouco o IPMA deve retirar sorrateiramente o aviso vermelho
Vou apostar a minha medíocre reputação como amador (ao escrever que o tempo não vai piorar e que o que o aviso vermelho é exagerado no atual período) Isto é o passado. O agora... E o futuro... Estou à espera dos dados das estações às 21h locais.
Por aqui continuamos com um tempo, diria, algo severo. Muito vento, tenho pena do meu higrómetro andar meio maluco com o vento, estamos à cerca de uma hora, seguramente uma hora, debaixo de um autêntico diluviu. Chuva muito forte, acompanhada de vento muito forte! Trovões nem vê-los, muito menos ouvi-los! Mas por cá, tempo mesmo muito severo...
Acabo de ver um grande relâmpago que iluminou a minha sala toda, a SE dos ilhéus das Cabras. Chove moderadamente e o vento está com algumas rajadas fortes. EDIT: mais 2, seguidos. Festival de luz agora. EDIT 2: 3!
TROVOADA!!!!!!!!! Acaba de cair alta trovoada... Maior registo de rajada na minha estação: 127 km/h... RECORDEEEEEEEEEE
Comungo do que diz o @AzoresPower . Fenómeno decorre por toda a costa Sul/Sueste, mas chove com mais intensidade para a zona Leste, tal como o vento.