Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2017



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion take more this one...
Este fim de outono está mijadinho! Hoje vi pastos a transbordar de água! E pelos vistos não se vai ficar por aqui.
31462a677916bad142827c50334a7801.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom dia maltinha ...

De facto já há muito tempo que não se via por estas bandas dias tão seguidos de mau tempo ... A chuva que também é precisa veio toda de uma só vez ...

Por aqui neste momento temos uma trégua no que à chuva diz respeito embora continuem os aguaceiros moderados a fortes a acontecer pontualmente ...

Nota-se sobretudo hoje um frio enorme ... :cold:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
“Vamos inaugurar dentro de pouco tempo o radar de Porto Santo, esperamos que seja no final deste ano ou nos primeiros dias de janeiro, já estamos em fase pré-operacional. Já estamos a trabalhar em Santa Bárbara [na ilha Terceira], nos Açores na recuperação do que sobrou do radar de Santa Bárbara e durante o próximo ano vamos instalar um novo radar nos Açores”, disse Miguel Miranda em entrevista à agência Lusa.

http://www.jornalacores9.net/radares-na-madeira-e-nos-acores-entre-objetivos-do-ipma-para-2018/
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Ao longo do dia de hoje tem havido muitos cumulus no GC.

De manhã houveram condições favoráveis à ocorrência de trovoada mas faltou CAPE e/ou lift.

Se calhar já apareceram nuvens-funil e ninguém viu :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e belem

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ainda relativamente ao evento de sexta-feira passada, hoje ouvi um relato de uma amiga minha que estava a passar o fim de semana no Sul do Pico, freguesia da Piedade se não estou em erro.
Portanto, passavam poucos minutos das 6 da manhã levantou-se um vento extremamente forte que arrancou várias telhas e derrubou algumas árvores, isto ao longo de aprox 100 metros em linha mais ou menos reta. Derrubou também alguns muros de pedra sobrepostas de menor espessura.
Segundo ela, o barulho foi ensurdecedor, similar ao barulho de um sismo, as portas, as janelas e o teto rangeram com o passar da tormenta. Abateu-se também um enorme dilúvio acompanhado de uma forte trovoada.

Perante este relato e, relacionando-o com o meu avistamento umas horas antes de uma funnel cloud sobre o canal, leva-me a concluir que este evento tem uma grande probabilidade de ter sido um tornado. provavelmente entre o F0 e o F1.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Ainda relativamente ao evento de sexta-feira passada, hoje ouvi um relato de uma amiga minha que estava a passar o fim de semana no Sul do Pico, freguesia da Piedade se não estou em erro.

Desconheço o local. Na estação mais próxima da rede regional há algum registo?

Como escrevi anteriormente, neste tipo de funis o radar não serve para nada. Tem que haver olhos humanos.

Como é que esse tipo de danos não deu no Telejornal?

Um EF1 começa nos 138 km/h. Acho um bocado puxado.

Um EF0 pode bem causar esse tipo de danos sendo o barulho ensurdecedor explicado pela proximidade ao eventual funil.

Trovoadas podem sempre trazer rajadas de vento anómalas mas em teoria não haviam condições para trovoadas severas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom, até pode ter sido um EF1. Não sou expert nessa matéria nem vi os danos :p

Está quase a fazer o aniversário deste tornado -> http://www.maisfutebol.iol.pt/portugal/mundo/acores-mini-tornado-danificou-cobertura-de-60-casas

Há muito que as fotos deixaram de estar disponíveis nos tópicos do fórum.

hfIhzcC.png


É mais um a acrescentar à lista. Ocasionalmente ocorrem.

Pois... apenas ouvi o relato e também não vi...
no entanto, o local é este.
05775d4fb04d5c47fe5db6a836634895.jpg

A alguns km de lá, tem uma estação da RHA, mas não vejo lá nada de significativo...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Orion
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Falei com um primo meu que é da Piedade. Perguntei se sabia algo sobre o evento, apesar de estar no continente, e realmente foi-lhe chegada a informação dessa ocorrência. Tentei saber de contactos de pessoas afetadas, mas ele não os tem. (Era ótimo ter fotos dos efeitos do suposto tornado.) Acrescentou ainda que já "estão habituados a ventos fortes", o que não deixa de ser curioso... O desconhecimento não nos deixa perceber mais sobre a intensidade do fenómeno além daquilo que o @lserpa nos disse..