Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2017

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Não entendo as neves no continente europeu, mas sei que aqui o mês de dezembro parece estar a tornar-se cada vez menos fresco.
Se não fosse o vento, tomaria banho hoje. Amanhã como não prevê vento talvez tome banho de mar.

É incrível, mas é verdade...ora, se não dá para granizo ou neve, que dê para praia :confused:
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Não entendo as neves no continente europeu, mas sei que aqui o mês de dezembro parece estar a tornar-se cada vez menos fresco.
Se não fosse o vento, tomaria banho hoje. Amanhã como não prevê vento talvez tome banho de mar.

É incrível, mas é verdade...ora, se não dá para granizo ou neve, que dê para praia :confused:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Querem frio com vento de sul? Ora, eu também :D

jFgKcHM.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Querem frio com vento de sul? Ora, eu também :D

jFgKcHM.gif

Hot as hell!!
A circulação zonal está toda baralhada!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, mais um dia de anomalias térmicas positivas...
isto de estar em dezembro com temperaturas de setembro é deveras confuso.
Sigo com 22°c, humidade 88%, vento fraco.
O céu apresenta-se parcialmente nublado por nuvens baixas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bem, agora será o continente português a registar nevões a partir dos 800 m de altitude...
Pelos vistos, o aquecimento global é só para alguns... o resto da europa está debaixo de frio e neve!
Posso dizer que conheço um número razoável de pessoas do meu círculo de amizades sociais que estão neste momento a apanhar com neve na Alemanha, Polónia, Suiça, Bélgica, Eslovénia e agora Reino Unido.
Porquê a bolsa de ar quente aqui? Eu sei que é da circulação de sul, mas porquê essa circulação de sul que só ameniza o tempo aqui, ao contrário do resto da europa?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, agora será o continente português a registar nevões a partir dos 800 m de altitude...
Pelos vistos, o aquecimento global é só para alguns... o resto da europa está debaixo de frio e neve!
Posso dizer que conheço um número razoável de pessoas do meu círculo de amizades sociais que estão neste momento a apanhar com neve na Alemanha, Polónia, Suiça, Bélgica, Eslovénia e agora Reino Unido.
Porquê a bolsa de ar quente aqui? Eu sei que é da circulação de sul, mas porquê essa circulação de sul que só ameniza o tempo aqui, ao contrário do resto da europa?

Localização da jet stream anómala.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
O GOES-16 já chegou à sua posição final. Faltam só uns retoques.

https://weather.msfc.nasa.gov/GOES/ & http://rammb-slider.cira.colostate.edu/?sat=goes-16&sec=full_disk&x=17395&y=3572&z=4&im=12&ts=1&st=20171214163041&et=20171214204541&speed=130&motion=loop&map=1&lat=0&p[0]=16&opacity[0]=1&hidden[0]=0&pause=20171214180041&slider=-1&hide_controls=0&mouse_draw=0&s=rammb-slider

Para os Açores mantém a resolução de 0.5kms para todo o arquipélago (visível). O anterior só permitia 1km nos Grs. Ocidental e Central (no Oriental era 4kms de resolução mínima).

---

ha8DF47.jpg

3a2Rwwo.jpg


Quando houver nuvens de desenvolvimento vertical a diferença será mais visível.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
iconeu-12-120_mig2.png


tempresult_lzm3.gif


A frente responsável pela chuva está ligeiramente a este da Terra Nova canadiana.

KcDBAqd.jpg


A quantidade e localização dos acumulados depende do modelo. A frente deverá ficar relativamente estreita.

tempresult_yfg1.gif