Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2019

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,085
Local
Horta, Matriz, (90m)
Altas temperaturas colocam Costa Sul da Madeira sob aviso amarelo até segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para a Costa Sul da Madeira devido à previsão de tempo quente que se fará sentir a partir do meio-dia de hoje, 29 de Dezembro, até às 21 horas de amanhã, dia 30.

O aviso do IPMA prevê valores elevados da temperatura máxima a partir dos 27ºC.

Esta manhã, por volta das 11 horas, a temperatura máxima verificada na Costa Norte, mais concretamente no Porto Moniz, era de 26,4ºC, enquanto que o Lido registava 26,7ºC.
In dnoticias.pt
-----‐

Não sei se é a 1a vez que temos avisos por tempo quente em Dezembro, mas na semana entre Natal e fim-de-ano é de certeza.
OMG!! Isso é normal estar assim tão quente nesta altura do ano?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
OMG!! Isso é normal estar assim tão quente nesta altura do ano?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Correntes de leste/sudeste não são assim tão raras fora do Verão. Não costumam é ser tão marcadas nem demorar tanto tempo. Já estamos neste regime há alguns dias.

Uma série de estações acima dos 25°C por toda a ilha e humidade relativas muito baixas. Tenho a certeza que recordes para Dezembro foram batidos.

Screenshot-20191229-133001-Chrome.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
OMG!! Isso é normal estar assim tão quente nesta altura do ano?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não, de todo. A máxima absoluta em dezembro na Madeira é de 25,6°C, registada em 2000. Estamos a falar de um evento em que a temperatura subirá até aos 26/27°C, possivelmente quebrando o recorde para o mês de dezembro. :hehe:

Este evento está a ser causado por uma língua de ar quente subtropical, puxada para norte devido ao rio atmosférico que tem ocorrido nos Açores. :calor:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,085
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tal como tinha avançado ontem, a neve na montanha do Pico acumulou por volta dos 1800m.
Finalmente céu pouco nublado e sol
Pena a minha objetiva estar com fungos... hoje daria umas belas fotos.
9f0ab70793c2d6020dcf0694d1b197f3.jpg
c5522a5ee812947516b29ff0771c5dbc.jpg
afd610097b71c0b6c146cf1960cf00b9.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Não, de todo. A máxima absoluta em dezembro na Madeira é de 25,6°C, registada em 2000. Estamos a falar de um evento em que a temperatura subirá até aos 26/27°C, possivelmente quebrando o recorde para o mês de dezembro. :hehe:

Este evento está a ser causado por uma língua de ar quente subtropical, puxada para norte devido ao rio atmosférico que tem ocorrido nos Açores. :calor:

Pelo contrário, é bastante normal. Em 2018 por exemplo, durante o Inverno tivemos tempo de leste em Janeiro e em Dezembro. Em Dezembro do ano passado tivemos também 27ºC no Funchal (Observatório).

Há estações meteorológicas amadoras no Wunderground e mesmo duas do IPMA onde é raro o mês de inverno onde a temperatura não chegue aos 26-27ºC. E não são grandes anomalias, já que o normal seriam máximas de 21-22ºC.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Pelo contrário, é bastante normal. Em 2018 por exemplo, durante o Inverno tivemos tempo de leste em Janeiro e em Dezembro. Em Dezembro do ano passado tivemos também 27ºC no Funchal (Observatório).

Há estações meteorológicas amadoras no Wunderground e mesmo duas do IPMA onde é raro o mês de inverno onde a temperatura não chegue aos 26-27ºC. E não são grandes anomalias, já que o normal seriam máximas de 21-22ºC.

Mas não é normal, nem na extensão temporal do evento, nem na distribuição geográfica. Se bem me recordo (posso estar enganado) os 27°C do ano passado foram um evento único com origem em efeitos além da corrente de leste (como Fohen). Neste caso há várias estações da ilha, a norte e a sul, acima dos 26°C, noites tropicais em algumas estações, humidades relativas muito baixas até nas zonas altas, como se de um dia normal de Agosto/Setembro se tratasse.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Mas não é normal, nem na extensão temporal do evento, nem na distribuição geográfica. Se bem me recordo (posso estar enganado) os 27°C do ano passado foram um evento único com origem em efeitos além da corrente de leste (como Fohen). Neste caso há várias estações da ilha, a norte e a sul, acima dos 26°C, noites tropicais em algumas estações, humidades relativas muito baixas até nas zonas altas, como se de um dia normal de Agosto/Setembro se tratasse.

Não me referia tanto à questão temporal (realmente prolongado), mas sim às máximas absolutas.

No Dezembro passado tivemos várias estações a superar os 27ºC na semana de 4 a 10 de Dezembro, mas em qualquer uma das outras 3 semanas do mês tivemos também estações a chegar pelo menos aos 25ºC-26ºC (e noites tropicais). Daí que este tipo de temperaturas sejam normais, embora realmente não durante tantos dias seguidos.