Resumo das rajadas máximas no dia de ontem:

Boa tarde, tem toda a razão meu caro, também sempre verifiquei isso, nunca disse nada para "não molestar" mas que é uma realidade o que acabaca de comprovar disso não existem dúvidas.Alguém me explique por favor (como se eu fosse muito burro e ignorante) porque é que o IPMA não prevê frio para o Grupo Oriental quando os modelos apontam o contrário?
Em que modelos se baseia o IPMA para elaborar as suas previsões?
É porque para qualquer leigo que não perceba nada disto, ainda fica com a ideia que só faz frio nas Flores e Corvo, acabando por "morrer" assim a ISO 0 sempre no Grupo Central. Mas não é só em relação à temperatura. Em relação aos alertas de mau tempo o IPMA faz questão sempre de "penalizar" o Grupo oriental (por vezes o central também)
Segundo o que constatei, Domingo será um dia frio e com algum granizo nas zonas mais altas de todo o arquipélago.
Inclusivé aos 1500 m a Iso -1°C atinge o Grupo Oriental.
Sinceramente não percebo. Ou melhor, faço um esforço para entender as previsões do IPMA quando se referem ao Grupo Oriental...
Alguém me consiga explicar como é que esses tipos fazem meteorologia? Ou serei eu o ignorante?
Previsão Domingo segundo o GFS para o Pico da Vara a 1105 metros de altitude (ilha de São Miguel)
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Boa tarde, tem toda a razão meu caro, também sempre verifiquei isso, nunca disse nada para "não molestar" mas que é uma realidade o que acabaca de comprovar disso não existem dúvidas.
Em que modelos se baseia o IPMA para elaborar as suas previsões?
Alguém me explique por favor (como se eu fosse muito burro e ignorante) porque é que o IPMA não prevê frio para o Grupo Oriental quando os modelos apontam o contrário?
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 14 / 19ºC
Horta: 14 / 19ºC
Angra do Heroísmo: 13 / 18ºC
Ponta Delgada: 14 / 18ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 10 / 17ºC
Horta: 12 / 18ºC
Angra do Heroísmo: 12 / 17ºC
Ponta Delgada: 13 / 18ºC
E pelo que percebo o mesmo mal também acontece pelo continente. A Região Sul /Centro é muitas vezes penalizada ao nível dos critérios de alertas de mau tempo em relação ao Norte.
Penso que apesar de tudo, quando elaboramos previsões temos que ser honestos e não nos basearmis
Vai daí que deve ser que quando comparado com a AEMET o IPMA está a anos luz...
Claro que haverá 'frio' para todos os grupos.
![]()
Mas a mudança será tendencialmente menos pronunciada nas ilhas mais orientais.
![]()
Se haverá frio para todas as ilhas, não achas estranho não haver referência ao mesmo para o Grupo Oriental?
Não são apenas opiniões.São opiniões mas acho que há coisas bem piores do que a omissão de uma 'descida da temperatura' na previsão. Até porque, como já mencionei, tem havido diferenças relevantes nas temperaturas.
![]()
acho que há coisas bem piores do que a omissão de uma 'descida da temperatura' na previsão.
A questão é : Se haverá frio para todas as ilhas, não achas estranho não haver referência ao mesmo para o Grupo Oriental?
Os valores de temperatura previstas para o GOr, no caso PDL, são praticamente idênticas hoje e amanhã.
Para os outros grupos não há referência a 'frio', mas sim 'descida da temperatura'. Como já expliquei, não se aplica bem a 'nós'.
Vê lá as diferenças...
![]()
![]()
Está-se a meio de Dezembro e ainda não há boletins de Outubro e Novembro. Aí, IPMA muito mal. Já no que acabei de abordar... não deve haver grande polémica.